O universo pós-apocalíptico conquistou milhões de fãs ao longo de décadas e passou por diferentes mãos, se tornando uma das franquias de RPG mais fantásticas do mundo dos games.
Neste artigo, vamos contar tudo sobre o surgimento de Fallout, sua transição para a Bethesda e os sucessos e desafios enfrentados pelos desenvolvedores
A origem de Fallout
Fallout é uma franquia que começou como um RPG de turnos e se tornou um FPS que mistura elementos de RPG, sobrevivência e exploração!
Fallout surgiu em 1997, como uma sequência espiritual de Wasteland, um RPG pós-apocalíptico lançado em 1988 pela Interplay Productions. Após o sucesso do game, a Interplay buscava criar um novo RPG baseado no mesmo conceito de um mundo destruído por uma guerra nuclear.
Desenvolvido pela divisão interna da Interplay, conhecida como Black Isle Studios, o jogo foi muito aclamado pela crítica por sua narrativa envolvente, ambientação única e mecânicas de RPG isométrico.
O primeiro game da franquia se destacou por sua liberdade de escolha, com múltiplos finais, e um mundo aberto não-linear que permitia aos jogadores explorarem como desejassem aquele universo.
O estilo gráfico, o humor ácido e o sistema de combate tático baseado em turnos também eram marcantes, criando uma identidade forte para a franquia que ainda hoje é lembrada com carinho pelos fãs mais antigos.
Apesar do sucesso crítico de Fallout e sua sequência, Fallout 2 de 1998, a Interplay enfrentou problemas financeiros no início dos anos 2000, o que levou a uma decisão difícil: vender a franquia para a Bethesda.
A aquisição da Bethesda
Fallout se tornou uma grande franquia com a compra da Bethesda e se consolidou com Fallout 3 e New Vegas marcando o espaço de jogos em primeira pessoa.
Em 2004, a Bethesda Softworks, já conhecida por seu sucesso com a série The Elder Scrolls, adquiriu os direitos sobre Fallout, trazendo uma mudança significativa para os games.
A Bethesda reformulou a franquia para um estilo mais moderno, adotando a perspectiva em primeira pessoa e um mundo aberto tridimensional, mantendo os elementos de RPG que faziam parte do DNA da série.
Fallout 3, lançado em 2008, foi um marco do estúdio. O game trouxe uma visão completamente nova ao universo de Fallout, mas preservou a essência de um mundo devastado por uma guerra nuclear e os dilemas morais presentes em cada escolha do jogador. O sistema de combate V.A.T.S. (Vault-Tec Assisted Targeting System) permitiu uma mistura interessante de ação em tempo real com a estratégia dos jogos anteriores.
Fallout 3 quase foi um jogo isométrico, antes de a Bethesda adquirir os direitos da franquia, a Black Isle Studios estava trabalhando em uma versão de Fallout 3, chamada internamente de Van Buren. O projeto foi cancelado, mas muitos de seus elementos foram reaproveitados em New Vegas.
Em 2010, a franquia deu um passo importante com o lançamento de Fallout: New Vegas, desenvolvido pela Obsidian Entertainment, estúdio formado por ex-membros da Black Isle Studios. Mesmo baseado na estrutura de Fallout 3, New Vegas trouxe uma narrativa ainda mais rica e complexa, com escolhas que impactavam profundamente o final da história. Para muitos fãs, este último é considerado o ápice da franquia em termos de construção de mundo e diálogos.
Fallout 4 e spin-offs: anos de sucesso e turbulência
Fallout 4 e Fallout 76 apesar do sucesso, não foi tão bem aceito, sendo que o jogo multiplayer levou anos para atingir um estado saudável.
Com o sucesso de Fallout 3 e New Vegas, as expectativas para Fallout 4, lançado em 2015, eram altíssimas. O jogo trouxe gráficos aprimorados, um sistema de crafting completo e maior ênfase na construção de assentamentos, permitindo que os jogadores criassem suas próprias bases.
Mesmo sendo um sucesso comercial e bem recebido por muitos, o game também enfrentou críticas por simplificar alguns aspectos de RPG que eram tão importantes nos títulos anteriores, como o sistema de diálogos e a profundidade das escolhas.
Ao longo desses anos, a franquia também ganhou spin-offs interessantes, como Fallout Shelter, um jogo mobile de simulação de gerenciamento de abrigo nuclear que foi um sucesso instantâneo, Fallout: Brotherhood of Steel, um game de ação com nome e designs de Fallout, baseado em turnos, onde jogadores e inimigos lutam entre si em tempo real, Fallout Tactics: Brotherhood of Steel, um jogo não canônico, com personagens jogáveis em equipe para progredir em seus objetivos, e Fallout 76, uma aposta ambiciosa em um mundo multiplayer online.
Fallout 76 foi um spin-off que enfrentou uma série de problemas no lançamento, com críticas severas por bugs, falta de conteúdo e ausência de NPCs, algo que foi gradualmente corrigido com o tempo por meio de atualizações e expansões.
Todos os jogos e spin-offs
Deixando um pouco de lado os fatos e curiosidades sobre a franquia, vamos conhecer a história dos jogos principais e seus spin-offs, começando pelo game que deu origem à série:
Fallout (1997)
Fallout, o primeiro jogo é isométrico e tem combate em turnos, bem diferente de como a série se tornou ao longo dos anos
O primeiro jogo da série é um RPG isométrico com um forte foco na narrativa e nas decisões do jogador. O enredo se passa em 2161, onde o protagonista, o “Morador do Vault”, é enviado de seu abrigo subterrâneo para encontrar um chip de controle de água para seu Vault. O jogo introduziu muitos dos elementos que definiriam a série, como o sistema de estatísticas S.P.E.C.I.A.L. e o combate baseado em turnos.
Fallout 2 (1998)
Fallout 2 continua o estilo do original explorando mais o universo do primeiro jogo
Lançado um ano após o primeiro jogo, Fallout 2 expandiu o universo do jogo original, oferecendo um mapa maior, mais quests e uma história ainda mais complexa. O jogador assume o papel de um descendente do Morador do Vault, conhecido como o Escolhido, em uma missão para salvar sua tribo.
Fallout 3 (2008)
Fallout 3 foi quando a Bethesda entrou na jogada, trazendo com a sua engine em 3D um jogo com gráficos tridimensionais, aprofundando a experiência e expandindo para outros horizontes a franquia
Após a Bethesda adquirir os direitos da franquia, a série foi reinventada com Fallout 3. O jogo migrou para uma perspectiva em primeira e terceira pessoa, adotando uma jogabilidade de mundo aberto em 3D, semelhante à série The Elder Scrolls, do novo estúdio.
Situado em 2277, o jogador controla o “Sole Survivor”, que sai de seu Vault para procurar seu pai desaparecido. Fallout 3 foi um grande sucesso comercial e crítico, elogiado por sua narrativa envolvente, liberdade de exploração e a integração do sistema V.A.T.S. para combate estratégico.
Fallout: New Vegas (2010)
O spin off foi desenvolvido com parte da equipe original dos jogos antigos, e conseguiu trazer uma narrativa ainda mais profunda, se aproveitando de tudo que foi criado do Fallout 3
New Vegas foi um spin-off que se destacou por sua história complexa e suas escolhas impactantes. Ambientado no deserto de Mojave, em 2281, o jogador assume o papel de um Courier que é deixado para morrer após ser baleado, e embarca em uma missão de vingança. New Vegas é considerado um dos melhores jogos da série, devido à sua profundidade narrativa e ao sistema de facções, que permitia múltiplos finais.
Fallout 4 (2015)
O novo jogo tentou se aproximar mais do público casual e acabou não sendo tão bem aceito. Ainda assim, é um dos favoritos dos fãs
Este game introduziu novos sistemas dentro da franquia, como a construção de assentamentos e um sistema de crafting mais completo. O jogo se passa em 2287, dez anos após os eventos do terceiro game, e o jogador assume o papel do “Sole Survivor”, um morador do Vault 111 que acorda 210 anos após o início da guerra nuclear. As críticas do jogo foram um pouco negativas por simplificar alguns elementos de RPG e reduzir a profundidade das escolhas do jogador.
Fallout 76 (2018)
Fallout 76 é um jogo multiplayer que teve grandes problemas por falta de conteúdo e frustração dos jogadores. Ao longo dos anos o jogo foi se consolidando e reconquistando o público
Ambientado em 2102, ele se passa antes dos eventos de todos os outros jogos da franquia. Fallout 76 foi o primeiro título da série a introduzir um modo multiplayer online, permitindo que os jogadores explorassem o mundo pós-apocalíptico de Appalachia com amigos e outros jogadores online.
Além dos jogos principais, Fallout também teve vários spin-offs que exploraram o universo da série em diferentes formatos:
Fallout Tactics: Brotherhood of Steel
Fallout Tactics: Brotherhood of Steel se inspirou em franquias como XCOM como uma nova tentativa de abordar a série. Lançado em 2001, não foi um grande sucesso, apesar de ser bem recebido criticamente
Este jogo foi um desvio dos RPGs tradicionais da série, focando mais no combate tático por turnos. O jogador comanda um esquadrão da Brotherhood of Steel em missões estratégicas, com menos ênfase em exploração e diálogos.
Fallout: Brotherhood of Steel
O jogo de ação de 2004 foi uma mudança grande no estilo e infelizmente é considerado o pior jogo da história da franquia
Lançado para consoles, Brotherhood of Steel foi um RPG de ação que não foi bem recebido pelos fãs ou pela crítica, devido à sua jogabilidade simplificada e narrativa fraca. Foi um dos últimos jogos produzidos pela Interplay antes de vender a franquia para a Bethesda.
Fallout Shelter
O jogo mais vendido e popular da franquia é o mobile, que é focado na manutenção de um abrigo, com gerenciamento de recursos.
Um spin-off mobile de grande sucesso, esse game coloca o jogador no papel de um supervisor de um Vault, onde ele deve gerenciar recursos, construir salas e proteger os moradores de ameaças externas. O jogo foi bem recebido por sua simplicidade e mecânicas divertidas, além de introduzir novos fãs ao universo da franquia.
A série de TV da Amazon
A série de Fallout foi um bom sucesso, conseguindo garantir prêmios e boa recepção do público
A série de TV Fallout, da Amazon Studios, trouxe um novo jeito de explorar o universo da franquia, levando para a tela os elementos mais incríveis da série, como os Vaults, figurinos, o sistema de S.P.E.C.I.A.L. e o humor ácido característico.
Grandes nomes da indústria cinematográfica, como Jonathan Nolan e Lisa Joy fazem parte da adaptação para a TV. A série foi aclamada pela crítica e pelos fãs da franquia, que esperavam que a série fosse fiel à atmosfera dos jogos.
A série da Amazon foi indicada a 16 prêmios Emmy em 2024, se tornando a segunda adaptação com mais indicações ao Emmy.
O que esperar deste futuro distópico?
Com a compra da Bethesda pela Microsoft em 2021, surgiram muitas especulações sobre o futuro de Fallout 5. O estúdio confirmou que o game será lançado, mas ainda está longe de ser produzido, já que a Bethesda está focada em outros projetos, como Starfield e The Elder Scrolls VI.
A expectativa dos fãs é de que Fallout 5 combine o melhor dos elementos clássicos da franquia com as inovações modernas, aprendendo com os erros de Fallout 76 e trazendo uma narrativa imersiva, escolhas impactantes e uma jogabilidade mais polida.
Fallout é uma franquia que transcende gerações, marcada por reinvenções ousadas, momentos de glória e desafios. A série ainda se mantém relevante nos seus 27 anos, e as expectativas para o futuro são altas, seja com o aguardado Fallout 5, seja com a segunda temporada da adaptação para a TV.
Fallout continua a oferecer aos jogadores um mundo envolvente e inesquecível, onde a sobrevivência em um futuro distópico está sempre a um passo de distância.