• Home
  • Blog
  • Assassin’s Creed Shadows: O que esperar do novo jogo da Ubisoft

Assassin’s Creed Shadows: O que esperar do novo jogo da Ubisoft

Assassin's Creed Shadows recebeu seus primeiro comentários da crítica, Saiba detalhes do que disseram e histórico conturbado desse novo lançamento!

Fábio Celestino

Fábio Celestino

Assassin’s Creed Shadows: O que esperar do novo jogo da Ubisoft

A franquia Assassin 's Creed, da Ubisoft, conquistou milhões de jogadores ao redor do mundo com suas narrativas históricas envolventes e gameplay viciante.

Ao longo dos anos, a série explorou diversos períodos e culturas, permitindo que os jogadores vivenciem momentos icônicos da história em uma releitura fantástica e interativa.

Nesse cenário, a série Assassin's Creed já se envolveu em diversas polêmicas relacionadas à representação histórica e cultural, devido a natureza derivativa do projeto, ou seja, tomando diversas liberdades artísticas de como a história acontecem no universo do videogame e muitas vezes levando a discussões

Saiba um pouco mais sobre o próximo jogo da franquia! O jogo está em pré-venda e terá lançamento para o dia 20 de março, confira: 

Novidades em Assassin’s Creed Shadows 

Imagem mostrando a jogabilidade de Naoe

Naoe possui um foco mais em jogabilidade mais tradicionais aos jogos antigos da série

O novo jogo da franquia Assassin’s Creed traz uma novidade marcante: A inclusão não somente de uma protagonista Naoe, que o seu foco é o assassitado dos inimigos sem ser descoberta, enquanto Yasuke é focado mais no combate corpo à corpo

Curiosamente, enquanto Naoe segue os passos dos assassinos mais tradicionais a série, contando com uma movimentação mais rápida e uma certa limitação no combate, Yasuke é brutal, decapitando e cortando membros dos seus inimigos, que levou a censura do jogo mesmo sendo considerado apenas para adultos no Japão, segundo Eurogamer.

Outro fato interessante é que Yasuke não é considerado um assassino; ele possui uma limitação de movimento, sendo lento ao escalar, possui dificuldade para se esconder, e faz mais barulho ao se movimentar. No entanto, no combate ele brilha: Com sua espada Katana, lança Naginata  e bastão de metal Kanabo, ele é letal em curta distância. Além disso possui um arco e um rifle que servem para controlar inimigos a longa distância.

Imagem de Yasuke do jogo Assassin's Creed: Shadows empunhalando uma katana

Yasuke, no entendo, foca mais em combate e possui mais dificuldades para se espreitar pelos inimigos e assassinatos

Em comparação, Naoe possui uma certa limitação no combate, possuindo apenas uma Katana, uma faca Tanto, e uma corrente com foice conhecida como Kusarigama, tendo um foco maior em usar artifícios como shurikens, bombas de fumaças e assassinatos rápidos do que um combate direto. Outro detalhe de jogabilidade que dá maior variedade ao jogo é a inclusão de um sistema de esquiva perfeita para Naoe  e deflexão perfeita para Yasuke que deixa os inimigos atordoados por um momento. 

A última adição interessante são os golpes fatais: a partir de segurar o botão de ataque, se você acertar o tempo o suficiente para conseguir usá-lo, o inimigo será morto instantaneamente em uma cena em preto e branco com o sangue jorrando em vermelho. Mas cuidado! Existem tipos de inimigos diferentes que obrigarão você a escolher a arma certa para cada situação.

Além disso, um fato interessante na jogabilidade é a existência de estações. No novo Assassin’s Creed o tempo vai mudando durante o avanço do jogo, ocasionando na mudança dinâmica do cenário do jogo.

Outro ponto chamativo para o novo jogo é a adição de um modo de construção da base que permitirá adicionar diversos prédios e detalhes a gosto do jogador.

A situação delicada da Ubisoft em 2024: polêmicas, atrasos e expectativas para o novo jogo

Imagem de Naoe à esquerda, imagem de uma noticia em inglês ao centro, e imagem do tweet anunciando um dos atrasos do lançamento do jogo à direita

Petição para cancelamento do jogo, dois atrasos e uma constante crítica do público são algumas coisas que o novo assassin's creed tem enfrentado

O primeiro trailer de Assassin's Creed Shadows foi divulgado em 15 de maio de 2024 e gerou diversas controvérsias, principalmente pela escolha de Yasuke como o protagonista jogável.

Yasuke, o guerreiro negro, gerou polêmicas entre o público, com muitas críticas apontando falhas nos protagonistas e, especialmente, no próprio personagem. Pela história japonesa, o Yasuke não é considerado um Samurai, já que esses eram cargos de elite. Ainda assim, é muito esparsa a literatura sobre a história do guerreiro, e o que se sabe é que foi um dos homens de confiança de Nobunaga Oda até sua morte.

Essa escolha provocou discussões intensas nas redes sociais, onde os fãs expressaram suas opiniões sobre a representação e a adequação do personagem ao contexto do jogo,pois por um tempo, a Ubisoft se referênciou ao personagem como um Samurai. Atualmente alteraram a descrição para “Ikki Tousen” que significa algo “guerreiro que vale por mil”, tentando retificar a situação.

Muitos críticos apontaram que a Ubisoft errou ao optar por Yasuke, em vez de um personagem nativo japonês, especialmente considerando que o jogo se passa no Japão.

 É de fato importante lembrar que apesar da inspiração na vida real, os jogos da franquia sempre tiveram grandes liberdades e alterações de fatos reais da história, incluindo seres mitológicos e diversos fatos de ficção científica, dando espaço para certas mudanças naturais ao se adequarem a narrativa do jogo.

Além disso, problemas técnicos e falhas de design foram rapidamente notados pela comunidade, resultando em uma série de críticas à empresa.

Em resposta a elas, a Ubisoft anunciou um segundo atraso no lançamento do jogo, com o objetivo de corrigir os problemas apontados e aprimorar a qualidade do título.

Para agravar ainda mais a situação, o jogo foi removido da programação do Tokyo Game Show de 2024, um evento importante para a promoção de novos lançamentos.

Isso gerou uma onda de especulações sobre os bastidores do desenvolvimento e levantou questionamentos sobre o estado atual do projeto.

Apesar dos contratempos, o novo título da Ubisoft ainda tem potencial para recuperar a confiança do público, mas isso dependerá de como a desenvolvedora lidará com os ajustes e melhorias prometidos nas atualizações futuras.

Vazamentos de DLC de Assassin's Creed

Imagem mostrando arte do jogo ao fundo, e capa da DLC à direita

A Ubisoft foi obrigada a anunciar oficialmente a DLC devido aos vazamentos

Os vazamentos de DLC (Conteúdo Downloadável) de Assassin's Creed têm gerado um enorme debate entre os fãs da franquia.

De acordo com informações da Insider Gaming, a página do jogo no Steam foi brevemente atualizada com detalhes sobre um novo conteúdo para download chamado Claws of Awaji.

Esse DLC, com cerca de 10 horas de jogo, inclui um mapa totalmente inédito para o título de mundo aberto. A página do Steam do jogo exibia a seguinte mensagem: "Pré-compre agora para ganhar uma missão bônus e a expansão Claws of Awaji".

Ela destacava que os jogadores teriam acesso a uma nova região, mais de 10 horas de conteúdo adicional e a possibilidade de desbloquear novas armas, habilidades e equipamentos.

Para tanto, essa mensagem gerou confusão, pois sugeria que Claws of Awaji só estaria disponível para quem pré-comprasse o jogo, similar à missão bônus "Thrown to the Dogs". Isso seria algo incomum, já que expansões grandes geralmente fazem parte de pacotes como o Season Pass.

Diante disso, a empresa decidiu abandonar o modelo de Season Pass para Assassin's Creed Shadows. Em vez de cobrar um valor adicional de US$ 30 ou mais para acessar expansões maiores, a Ubisoft também cancelou planos de cobrar para liberar o jogo no lançamento.

Além disso, o próximo jogo da franquia já foi revelado: Assassin’s Creed Hexe em 2022, porém não há muitos detalhes sobre o jogo. Gostou das novidades da Ubisoft? Saiba mais sobre essa desenvolvedora e muito mais aqui no blog do Compare Games!

Categorias:

PlayStation
Xbox
PC
Notícias
Fale conosco