Fábio Celestino
Confira a Cobertura BGS 2025 do Compare Games!
Confira o que rolou no maior evento de games do Brasil que aconteceu entre os dias 09 e 12 de outubro em São Paulo! Leia mais!
No Distrito Anhembi ocorreu a 16ª edição da Brasil Game Show (BGS)! Nessa edição o evento contou com a participação de duas orquestras, convidados internacionais, a participação de marcas de videogames, jogos mobile, periféricos e artigos geeks!
Abertura do evento, stands e atrações internacionais
Durante os quatro dias de evento, entre as 11:30 e 13:00 ocorria um pré-show na arena Monster que trazia um pouco do que ia acontecer no evento e também a participação de representantes das marcas além dos convidados internacionais!
Todo dia durante o início do evento, a BGS Conference trazia um pouco de como seria o evento; a apresentação dos jogos disponíveis, a introdução dos convidados internacionais (na qual o Hideo Kojima chamou a atenção e recebeu dois bolos inspirados em si e no Death Stranding) e também as marcas que participaram do evento.
Após a abertura oficial do evento, algumas lojas de artigos licenciados estavam abertas; em especial as lojas da BGS, Final Fantasy e Sonic. Na arena monster era possível comprar o energético e trocar por prêmios como pins, bonés e outros!
Haviam diversos stands no evento; a Nintendo marcou o evento com um dos maiores trazendo uma ativação com uma Ecobag e o resgate de cartões com códigos para os Pokémon Myraidon e Koraidon para os jogos Scarlet and Viiolet. Qual você recebia dependia da versão do jogo que você usava o código. Na Nintendo existiam diversos jogos disponíveis, desde os principais jogos da própria marca como Donkey Kong Bananza, Mario Party Jamboree, Mario Kart World, outros jogos de outras empresas marcaram o stand como Hollow Knight Silksong, Street Fighter VI e Hades II. Infelizmente nenhum jogo ainda não lançado foi disponibilizado, então sem grandes novidades para Switch 2.
Também havia uma loja exclusiva dos 40 anos de Super Mario Bros. que incluia diversas roupas, acessórios e pelúcias exclusivos da marca.
A Pokémon veio também com um stand exclusivo com uma experiência Mega Evolução, divulgando o Pokémon Z-A e o novo booster do TCG Megaevoluções. O stand trazia uma grande ativação que entregava uma cartinha exclusiva de megaevolução para quem participasse, customizada com o Pokémon e o seu nome. A experiência garantia também um cupom para ser usado nos jogos Pokémon TCG Pocket, Pokemon Unity e Pokemon TCG live.
Os brindes finais incluiam também uma tiara de Pikachu e uma pulseira para megaevolução!
O Stand da Nintendo e do Pokémon eram grandes hubs para todos os Nintendistas que visitavam o evento!
Outros stands de diversas marcas também estavam presentes como o da Sega trazendo Sonic Racing CrossWorlds, o último jogo de corrida da franquia. O Stand contou com a presença de mascotes Sonic e diversas áreas para fotos temáticas!
Outro grande destaque foi o stand do Path of Exile 2 que teve 45 computadores à disposição para jogar um desafio: Derrote o máximo dos chefões que puder! O total eram 15 e caso conseguisse você levaria o kit completo
brindes, além de um ranking com os que tivessem mais pontos! No mesmo stand também teve um palco com diversos eventos como Meets & Greets, duelos de jogadores e interações com o público!
Outros stands de jogos estavam presentes: Konami com o Efootbal e uma carta exclusiva de Yu-Gi-Oh do Neyamar durante o evento; Resident Evil Suvivor Unit que é um novo jogo mobile da marca estava disponível para jogar; PUBG estava com seu stand para o público jogar e Hoyoverse com Genshin e seus outros jogos, com ativação e loja de produtos exclusivos, e League of Legends Wild Rift também marcou presença, apesar de não trazer novidades do 2XKO o jogo de luta recém lançado para PC da marca. Esses stands marcaram em grande parte o grande foco para jogos mobile durante o evento, em conjunto com a Supercell.
Outro ponto importante foi o palco TLC onde ocorreram diversas conversas e meet & greets do evento, em especial com os membros da Arc System Works, que tem seu mais novo jogo pronto para lançar esse mês Double Dragon Revive Com a participação de Hiroshi Nagaki (produtor do jogo) e Hideyuki Ambe (diretor de tecnologia).
Outros convidades internacionais foram Naoki Hamaguchi, o diretor da série Final Fantasy VII Remake, Takashi Iizuka que é chefe da Sonic Team. Yoko Shimomura, compositora popular das trilhas de Final Fantasy XV, Kingdom Hearts e Street Fighter II não só esteve presente como participou dos concertos da orquestra que tocou clássicos do Final Fantasy.
Por último o mais aguardado foi Hideo Kojima, idealizador da série Metal Gear e também de Death Stranding. Porém suas participação foi conturbada: O Meet & Greet que para os outros convidados ocorreu através de uma fila, foi diferente; era necessário o resgate de pulseiras numeradas com seu documento em um horário anterior, em um setor externo ao evento das 5 da manhã até enquanto durasse as pulseiras, que ao todo contabilizavam 200.
Ao conversar com um participante anônimo deixou claro que não houve intenção da organização de divulgar amplamente sobre isso, causando apenas com que algumas pessoas que foram informadas previamente ou por algum motivo chegaram no evento antes do horário de abertura fossem capazes de participar. Isso levou a uma grande revolta durante o evento com discussões e reclamações do público sobre o evento na internet.
Essa situação foi parecida com outros Meets & Greets populares de outros eventos em que poucas informações são divulgadas antes de ocorrerem exigindo uma insistência e permanência no local do evento por horas na esperança de conseguir alguma informação que não é divulgada.
Brawl stars, independentes, shows e mais!
O Grande stand do Brawl Stars arena incluía diversas ativações e um campeonato que rolou durante os dias do evento
Além de tudo o que rolou, a equipe do Supercell trouxe dois stands, um do Clash Royale e um enorme palco para o Campeonato LCQ que aconteceu durante o evento.
Samsung trouxe também um grande stand mostrando diversos dos seus produtos voltados ao público gamer, com diversos jogos disponíveis para jogar, inclusive o lançamento de Battlefield 6 que teve até mesmo um evento exclusivo no dia anterior do lançamento do jogo. Havit, Warrior, Cougar foram marcas de periféricos que marcaram o evento, além de diversas lojas de produtos geeks que estavam disponíveis em uma área de lojas.
Também o evento foi marcado em peso pelos jogos independentes: a Devolver Digital trouxe Ball X Pit, Skate Story, Forestrike e Quarantine Zone em um pequeno stand super criativo de "feira de rua".
Outros destaques de jogos independentes foi a participação do Senac, que trouxe novamente projetos de alunos dos diversos cursos e unidades para o evento.
A área de jogos independentes contou com diversos jogos brasileiros e alguns internacionais como Capy e o recém lançado Baki Hanma: Blood Arena. JETRO também trouxe diversos jogos japoneses durante o evento como Frit Mountain Party.
O clássico Incidente em Varginha também participou através da Bitnamic que sempre traz jogos brasileiros em um novo remaster.
A lista completa dos jogos independentes podem ser conferida aqui!
Para finalizar todos os dias, o evento contou com Shows de concertos incríveis de Final Fantasy durante a quinta e sexta feira, e no final de semana com a PlayStation orquestra tocando musicas dos principais jogos da plataforma.
A BGS 2025 marcou o Brasil como um grande evento para os gamers e geeks, com campeonatos de Cosplay, participações internacionais e muitos games, apesar de algumas dificuldades de organização.
Acompanhe o Compare Games para ficar por dentro de todos os eventos!
Avaliação da Comunidade
O que achou deste conteúdo?
Compartilhar:

Comentários (0)
Categorias: