Fábio Celestino
Borderlands 4: Bom jogo, mas performance inaceitável
O novo jogo da Gearbox, e apesar do nome, o quinto jogo principal da série, lançou com recepção mista por uma performance subpar para consoles e PC. Saiba mais!
Seguindo o mesmo padrão da maioria dos jogos de 2025, Borderlands 4 decepcionou com performance baixa e exigente até para máquinas potentes. Esse já é um problema que assombrou grandes lançamentos de 2025, como Monster Hunter Wilds, Metal Gear Solid: Delta, Wuchang: Fallen Feathers e Mafia: The Old Country.
Resposta mista, jogabilidade boa, mas decepção na performance
No SteamDB a porcentagem de análises positivas está em 63% diversos aprovando as novidades na jogabilidade do novo jogo, enquanto a maioria dos negativos reclamando da performance baixa mesmo usando placas de vídeo muito potentes.
A conversa sobre Borderlands 4 é simples: O jogo está mal otimizado mesmo para consoles. Apesar de não ser tão grave os problemas de performances para PS5 e Xbox Series X, já que pela natureza do desenvolvimento de jogos, os consoles apresentarem somente uma variação de hardware, sendo assim, mais fácil de otimizar o jogo. Porém, em cenas intensas, ainda é possível quedas de fps.
Grande parte do problema está relacionada a engine do jogo, a Unreal Engine 5 que é conhecida por graves problemas visuais e de performance devido a quantidade necessárias de customizações para manter uma otimização estável dos jogos, o que não tem ocorrido em vários dos jogos que usam a plataforma.
Na versão de PC, no entanto, a história se torna extremamente complicada; praticamente todos as análises negativas estão relacionadas a performance e em hardware que são mais do que o suficiente para rodar. As configurações mínimas, também são extremamente exigentes, sendo mais exigente do que jogos como Cyberpunk 2077, conhecido como um dos jogos mais exigentes até o dias de hoje, que no entanto, entrega gráficos muito mais impressionantes, apesar de ser um jogo mais antigo.
Em diversos testes de performance, mesmo com as placas e processadores recomendados, o jogo não consegue manter performance estável, com problemas de compilação de shadders causando micro travamentos em mudanças de áreas. Nas configurações recomendadas, o jogo segue o preset de baixa qualidade ao abrir o jogo e com upscaling ativado mesmo em 1080p.
Borderlands 4: A espera de atualizações
Novas atualizações prometem melhorar a performance e no console várias melhoras já foram apresentadas. Segundo Daniel Owen, em seu teste de performance, um Ryzen 5600x e uma RTX 3060 12GB só é capaz de rodar o jogo a 60fps no preset baixo com upscaling, ainda assim com diversos travamentos e quedas. Ao rodar nativamente em 1080p a situação se agrava para menos de 50 fps, e com os travamentos e quedas.
O que é insatisfatório é que os problemas não são resolvidos com placas mais potentes; proporcionalmente, o jogo continua com uma performance baixa e com diversos travamentos.
E você, gostou de Borderlands 4? Na expectativas de correções de performance? Continue ligado nas novidades aqui no Compare Games!
Avaliação da Comunidade
O que achou deste conteúdo?
Compartilhar:

Comentários (0)
Categorias: