Redação Compare Games
Candy Crush Saga: A História por trás do game mobile
Candy Crush Saga é um dos maiores fenômenos entre os jogos mobile. Saiba como o estúdio King desenvolveu este jogo e como ele mudou ao longo dos anos.
A história de Candy Crush Saga não começa necessariamente nos smartphones, mas nas redes sociais. O jogo foi lançado em 2012 pela King Digital para o Facebook. Era um entre os diversos jogos criados para a rede social naquele período, de forma similar a Farmville, Cityville e Mafia Wars.
A grande sacada desses jogos era sua integração com as redes sociais. Engajar os amigos para jogar junto ou enviar itens era o ponto-chave para continuar jogando. Já na semana de lançamento, Candy Crush Saga se tornou um dos jogos mais jogados do Facebook. Rapidamente, o jogo foi lançado também para smartphones e tomou a indústria como um tsunami.
A razão da popularidade e da longevidade de Candy Crush Saga, sendo que ele continua sendo um dos jogos mais jogados do mundo ainda em 2024, deve-se a um conjunto de fatores que fazem deste jogo um dos mais viciantes que existem.
POR QUE “SAGA”?
O Candy Crush evoluiu muito ao longo dos anos
Candy Crush Saga é mais um exemplo do típico puzzle “Combine 3 peças”, onde peças são eliminadas do jogo ao serem combinadas com 3 ou mais. Bejeweled foi, talvez, o jogo mais popular a seguir essa dinâmica até a chegada de Candy Crush Saga, que usava basicamente a mesma mecânica, popular em puzzles dos anos 2000.
O grande diferencial de Candy Crush Saga é como ele permite que o jogador tenha um jogo sem fim, sem limite de tempo, continuando a jogar nas mesmas fases, desde que consiga novas vidas, seja tentando novamente após certo tempo ou convencendo amigos a darem vidas extras. Quem joga bem chega longe e é capaz de bater novos recordes. Esta é a “Saga” que King Digital vende, não só em Candy Crush Saga, mas também em outros títulos do estúdio.
Além disso, o jogo oferece meios de avançar pelas fases por meio de microtransações, que desvendam para o jogador os caminhos mais curtos para completar cada fase. Esta função é a verdadeira galinha dos ovos de ouro para a King, que, segundo a Revista Época, chegou a ganhar 1 milhão de dólares por dia em seu auge.
SOB NOVA DIREÇÃO
Activision Blizzard adquiriu o Candy Crush e trouxe muitas novidades em conjunto com a King Digital
O sucesso de Candy Crush Saga foi tamanho que chamou a atenção dos grandes distribuidores de jogos. Logo, a King Digital foi comprada pela Activision Blizzard em 2015, por quase 6 bilhões de dólares. Sobre a aquisição, o CEO da Activision Blizzard disse:
"Vemos grandes oportunidades de criar novas maneiras para o público experimentar suas franquias favoritas, de Candy Crush a World of Warcraft, Call of Duty e muito mais, em dispositivos móveis, consoles e computadores pessoais."
Sob nova direção, a King Digital pôde expandir seu domínio, ainda utilizando Candy Crush para manter seu caminho lucrativo. Além de Candy Crush, a King investiu em novos jogos, incluindo nomes de sucesso como Bubble Witch Saga, Pet Rescue Saga, Farm Heroes Saga e até versões mobile de franquias da Activision Blizzard, como Crash Bandicoot.
PRÊMIO MILIONÁRIO: OS MELHORES DISPUTAM UM CAMPEONATO
Candy Crush diversos eventos incluindo vários campeonatos mundiais que tiveram participação de brasileiros!
Nos últimos anos, a Activision Blizzard e a King Digital promoveram o Candy Crush All Stars, um verdadeiro campeonato dedicado aos jogadores mais ávidos de Candy Crush Saga. O caso chamou atenção no Brasil em 2023, quando, em uma série de tweets e uma reportagem para o Gizmodo, diversas pessoas relataram que suas irmãs, amigos e parentes foram chamados para participar do campeonato mundial, realizado no Reino Unido. O prêmio final prometido ao vencedor era 1 milhão de dólares.
A competição, contudo, recebeu reclamações. Como todos foram pegos de surpresa, poucos puderam comparecer, já que a King Digital não forneceu meios de transporte ou estadia em Londres, onde o campeonato foi disputado. A filha de uma das participantes relatou em suas redes e ao portal: “Minha mãe é tão gamer que está em primeiro lugar no campeonato de Candy Crush. Mandaram até um link para ela preencher um formulário. A final disso é em Londres, mano. Nem temos passaporte.”
Houve um brasileiro que conseguiu participar. Em entrevista ao portal F5, Marcos Souza, de Sergipe, comentou sobre o torneio: "O próprio jogo informou na plataforma e no fórum online. Durou 88h a classificatória e 88h a semifinal. Tive que reduzir meu sono em 3h por dia para conseguir jogar e aproveitar qualquer intervalo de tempo. Normalmente acelerava o ritmo durante a madrugada."
NOS TEMPOS ATUAIS
Soda, Jelly e Friends são alguns Spin-offs
Desde o lançamento da franquia, a King Digital lançou novos títulos, mas nunca se esqueceu da obra original. Candy Crush Soda, Candy Crush Jelly e Candy Crush Friends mantêm acesa a chama da franquia, com todos contando com uma bela quantia de jogadores, dedicados à nobre arte de eliminar doces da tela, 3 peças por vez. Ainda assim, na opinião de fãs e até mesmo da própria King Digital, que diz estar “aberta a fracassos”, nada supera a obra original.
No ano passado, Candy Crush atingiu a impressionante marca de 20 bilhões de dólares em rendimentos, incluindo microtransações dentro do jogo, parcerias, merchandising e outros elementos que fizeram de Candy Crush um dos maiores casos de sucesso do mercado mobile de jogos digitais.
Hoje, é mais difícil emplacar um jogo na Play Store ou App Store, mas Candy Crush deixa claro que, para conquistar o público, o jogo precisa ser simples, intuitivo, atrativo e, acima de tudo, viciante.
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