Fábio Celestino
Color TV Game: O primogênito da Nintendo
Quer conhecer mais sobre o Color TV Game da Nintendo? Leia este artigo que conta todos os detalhes da história do primeiro console da Nintendo lançado em 1977!
O Color TV Game é um dos consoles mais desconhecidos da Nintendo, primeiro por sua idade - possui 47 anos de idade - e segundo por ter sido exclusivamente lançado no Japão. Esse foi o primeiro console para casas da Nintendo, que até então só tinha trabalhado com brinquedos eletrônicos e a sua linha de arcades, iniciando com a Beam Gun que deu origem a um sistema de tiro a alvo.
Sendo o primeiro console da Nintendo, era basicamente uma cópia licenciada do Magnavox Odyssey, um simples console dedicado, ou seja, apenas com um ou alguns jogos incluídos, sem outras opções.
É interessante comentar que enquanto a Color TV Game no Japão era criado a partir de patente licenciada no Brasil era criado o primeiro videogame 100% nacional: o Telejogo, pela Philco-Ford. Embora o projeto seja um clone, ele não possuia as patentes do console original da Magnavox, portanto sendo uma réplica não oficial.
Devido a condição do Brasil durante o ano de 1977, isso permitia que diversos clones não licenciados vendessem livremente, sendo que o primeiro console oficial no Brasil foi o Atari 2600 e o Magnavox Odyssey² em 1983 (no Brasil só conhecido como Odyssey, já que o original nunca foi lançado oficialmente).
Color TV Game 6 e 15: Os primeiros modelos
TV-Game 6 possuía controles fixos e menos jogos comparado ao TV-Game 15. Fonte
Mas de volta ao Japão, o Color TV Game era uma novidade para a população local, e era uma alternativa que a Nintendo apostou quando ocorreram as crises no setor Petrolífero, que caso queira saber mais sobre a História da Nintendo, pode ser lida nesse nosso artigo clicando aqui!
A Nintendo criou o Color TV Game em dois modelos, o 6 e o 15, que a principal diferença era a variedade de modos de jogos, basicamente sendo versões de Table Tennis ou Pong. No caso do 6, ele tinha os dois controles grudados no próprio aparelho, que originalmente, segundo o artigo do blog de Nicole Express existiam algumas variações.
O Color 6 original, não possui entrada para energia como o Color TV 15, sendo necessário o uso de pilha. Um fato muito curioso é que as versões originais não usavam controles com potenciômetro, o que comprometia muito a qualidade do controle dos jogos, sendo lento e difícil de jogar as versões CTG-6S.
Com uma versão nova, CTG-6V e 15V, ambos agora eram capazes de serem jogados com fonte de energia externa, e agora finalmente possuíam potenciômetros que eram muito mais rápidos e precisos para jogar.
Color TV Game 112 Racing e Block Kuzushi
Essa versão do Color TV era um clone de Breakou da Atari. Fonte
As duas próximas versões do consoles foram lançadas no ano de 1978 e 1979. O primeiro foi o Game Racing 112, que contava com volante e dois controles, e recebia o nome por ter 112 variações de jogos. Na verdade, existiam apenas 7 modos de jogos, sendo que 3 eram para multiplayers, e o resto dos modos eram variações de velocidade e dificuldade, que ao total somava 112 possibilidades.
Segundo o blog especializado em consoles antigos da Nintendo chamado Before Mario, é descrito como funcionava o console na época, usando um conector que necessitava remover a antena da TV, já que na época as televisões não eram preparadas para uso de equipamentos como um videogame.
Com o sucesso do Arcade Block Fever em 1978, um clone do jogo Breakout da Atari, a Nintendo resolveu lançar uma versão para casa, com o Color TV Game Block Kuzushi. Esse jogo possui 6 variações do Breakout e como forma de promoção realizou até eventos de quem ganhasse as competições recebiam medalhas.
O mais interessante sobre o Block Kuzushi, é que foi o primeiro projeto oficial do Shigeru Miyamoto participou, segundo National Video Game Museum, considerando a notoriedade com Donkey Kong, Super Mario Bros., The Legend of Zelda e diversos outros projetos que ele desenvolveu posteriormente.
O último da série : Computer TV Game
Para quem já ouviu falar de Reversi, era basicamente esse jogo versão eletrônica. Fonte
Em 1980 o último console da série que é basicamente uma versão virtual do jogo de tabuleiro Reversi ou Othello. O console era pesado, caro e só possuía 4 modos de jogo: dois modos de jogador contra jogador e dois modos de jogador contra computador.
Esse console era uma versão muito fiel para casa de outro jogo de arcade da Nintendo chamado de Computer Othello com as mesmas funções. Segundo o Before Mario é um dos mais raros consoles de achar.
No final, a série Color TV Game foi um sucesso comercial, sendo que os dois primeiros modelos venderam 1 milhão de unidades cada um, e o resto dos consoles venderam mais 1 milhão totalizando 3 milhões, segundo o livro Game Over de David Sheff (1999).
No mesmo ano, graças a Yokoi Gunpei, a Nintendo criou o Game & Watch, que temos um artigo aqui, o primeiro console portátil, e que definiu os lançamentos até 1983, com o Family Computer, que era muito mais versátil por aceitar jogos em cartuchos, diferentes desses antecessores.
Categorias: