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Como Edgerunners e Phantom Liberty salvaram Cyberpunk 2077

Saiba como o sucesso do anime Cyberpunk 2077: Edge Runners e da expansão Phantom Liberty, junto com atualizações do jogo base, restauraram a reputação do jogo!

Fábio Celestino

Fábio Celestino

Como Edgerunners e Phantom Liberty salvaram Cyberpunk 2077

Após 4 anos do lançamento do jogo, Cyberpunk 2077 nunca esteve em uma situação melhor. Originalmente anunciado originalmente em 2012, quase 12 anos atrás, o jogo teve um desenvolvimento turbulento. Inspirado pelo RPG de mesa Cyberpunk The Roleplaying Game of the Dark Future criado por Mike Pondsmith e lançado originalmente em 1988.

A CD Projekt Red possuía um grande estima pelo jogo original, e ao entrar em contato com Mike Pondsmith, logo entraram em parceria para a criação do jogo. O que aconteceu, porém, foi que o objetivo para a produção possuía dois problemas iniciais : escopo e tecnologia.

Originalmente, o jogo estava sendo desenvolvido no “motor” do The Witcher 3: Wild Hunt. O que ocorreu, foi que devido ao escopo, o uso de primeira pessoa, foi necessário reconstruir a REDEngine. 

Além de todos esses fatos, o jogo vendeu uma grande quantidade de cópias em pré-vendas, que segundo o blog gameindustry.biz 74% das compras foram da versão digital totalizando 8 milhões. Porém o problema já começava a surgir quando as primeiras análises do jogos começaram a sair:  Não conseguia comprir o prometido.

Cyber”falha” 2077: Sucesso de vendas, decepção do público

Quatro imagens de bugs, de personagens deformados ou mal renderizados e à direita a capa do Cyberpunk 2077 pegando fogo e com um X sobre o protagonista V

Bugs, glitches, texturas e veículos que somem, IA que não funciona, foi realmente catastrófico!

A campanha de marketing durante os 12 anos de anúncio até o lançamento gerou todo tipo de problema para CD Projekt Red, que acreditava que o desenvolvimento de Cyberpunk 2077 seria capaz de ser tão facilmente completado após a experiência que o estúdio desenvolveu com a série The Witcher. 

Porém a realidade mostrou o contrário; mesmo com o dobro de desenvolvedores trabalhando, devido a complexidade de ter tantos funcionários  em um só projeto, isso não facilitou nem diminuiu o tempo de produção, segundo o artigo de Schreier via Bloomerg.

A situação de “hype” do jogo começou com o trailer da antiga E3 de 2018, quando o jogo finalmente tomou forma na frente dos jogadores.  O artigo de gematsu mostra com detalhes como foi a situação e a aceitação do público na época, que não sabia até o momento se o jogo teria sido abandonado ou não.

Depois de quase um ano sem nenhum comentário, o extremo do “hype” se tomou com um novo trailer e gameplay através da apresentação da Xbox para Cyberpunk 2077. O jogo incluiu na sua história Keanu Reeves que foi responsável por anunciar sua participação ao vivo no E3 de 2019. Nesse momento com a icônica frase “No, you are breathtaking!” tornou-se uma grande sensação na internet, como explica o The Verge.

Ainda assim, enquanto a equipe de marketing declarava que o jogo seria lançado em 2020, os desenvolvedores não acreditavam que o jogo estaria pronto a tempo Isso tudo, gerou ainda mais confusão e angústia na equipe.

Após toda essa situação, a CD Projekt RED anunciou o atraso para o lançamento do jogo para abril, que mesmo assim acabou sendo atrasada mais três vezes até 10 de dezembro de 2020. Além disso, foram anunciadas novas versões para PlayStation 5 e Xbox Series S e X do jogo, para final de 2021, que só se concretizaram no começo de 2022.

Com isso, o jogo lançaria para plataformas antigas, em grande desastre a ponto da própria PlayStation remover o jogo do PS4 e oferecer reembolsos para os jogadores, segundo a notícia da BBC.

Na semana em que o jogo oficialmente foi lançado, os reviews saíram sendo positivos nas versões para PC, PS5 e Xbox Series S e X.  Porém, as versões de PS4 e Xbox Ones sofreram com muitos problemas - ainda mais intensos que a versão de computador - em glitches gráficos, bugs que corrompiam saves, bugs de físicas, iluminação, funcionamento da inteligência artificial e performance baixa.

O jogo se tornava uma grande decepção para o público nesse sentido. Muito do que era esperado na exploração e história acabava sofrendo devido aos graves problemas de performance, e conteúdo que era para estar incluso na primeira versão do jogo, não ficou pronta a tempo e foram adiados.

Em geral, a situação foi tão grave que o jogo recebeu uma quantidade enorme de patches de correção. Para a maioria dos jogadores, o jogo só se tornou realmente recomendável após a versão 2.0 em 2023, mas ocorreram alguns fatos que ajudaram o jogo a se restabelecer.

Edgerunners, Phantom Liberty e 2.0: O início do arco de redenção

Lucy,personagem da animação Cyberpunk:Edgerunners  à esquerda,  e capa da atualização 2.0 de Cyberpunk 277 à direita

Lucy, uma das protagonistas marcantes de Edgerunners e a atualização 2.0 que melhorou muito o jogo base

Depois de quase dois anos de atualizações constantes o jogo ainda possuía diversos glitches e ainda estava em uma situação em que os fãs não estavam satisfeitos.  Porém, a empresa durante a estratégia de marketing realizou em parceria com o estúdio Trigger, conhecido por diversos animes famosos como Kill la KillDarling in the Franxx Little Witch Academia

Essa anime se chama Cyberpunk: Edgerunners. Originalmente anunciado em 2020. No final de 2022 o anime foi lançado na plataforma Netflix e foi universalmente bem recebido. A história gira em torno de um jovem adolescente chamado David Martinez, que mora na periferia de Night City, um ano antes dos acontecimentos do jogo. 

Durante a história, David Martinez conhece Lucy, e passa por diversas problemáticas como crimes, desigualdade social, preconceito, vício, violência e problemas psicológicos. É uma história profunda, e com uma animação super detalhada e profunda que foi capaz de ressuscitar o jogo, em parceria com o uso de músicas do próprio jogo como “I Really Want to Stay at Your House” de Rosa Walton, sendo usada como tema principal do jogo, e que acabou se tornando viral.

Alerta de Spoilers! E também de muitas emoções!

Segundo gamespot, o jogo atingiu 20 milhões de unidades vendidas, além de um grande aumento de jogadores na steam. Todo esse sucesso atribuído ao anime também levou a atualizações temáticas subsequentes ao jogo, trazendo diversas referências do anime, o que animou ainda mais os fãs.

No final de 2023 foi quando grande parte do jogo finalmente atingiu seu ápice: a atualização 2.0 e a dlc Phantom Liberty. Ainda possuindo seus problemas, a versão 2.0 foi capaz de corrigir grande parte dos problemas e reclamações e o jogo assim finalmente atingia uma situação favorável de reputação.

Phantom Liberty foi muito bem avaliada pelos críticos e bem aceita pelo público, era uma expansão excelente do jogo base e trazia tudo de melhor que o jogo apresentava. Em janeiro de 2024, o jogo atingiu 5 milhões de vendas, além do jogo base ter superado 25 milhões em outubro de 2023, sendo um grande sucesso comercial, como descrito por gematsu.

Projeto Orion e o futuro de CD PROJEKT RED

Logos de Cima para baixo : CD PROJEKT RED, Cyberpunk 2077 e Orion

CD PROJEKT está preparando um novo futuro para Cyberpunk com Orion

Segundo entrevistas dadas a TheGamer os desenvolvedores assumiram que se o lançamento não tivesse sido tão problemático, eles não teriam sido capazes de salvar o jogo. Com isso, o aprendizado e experiência da equipe foi grande, mas a grande custos também: receberam diversos processos dos acionistas da empresa; a empresa revelou ter gastado mais de 120 milhões de dólares na produção do jogo continuamente, e também a vida de diversos desenvolvedores foram afetadas durante a produção.

Porém, a CD Projekt Red, segundo gamevicio, anunciou que a partir de 2024 o desenvolvimento da continuação de Cyberpunk 2077 estaria iniciando. O nome do projeto atualmente é intitulado Orion e não se tem grandes informações sobre, apenas que está sendo produzida por uma subsidiária em Boston, nos Estados Unidos, da empresa.

No final de uma viagem de 12 anos,Cyberpunk 2077 sofreu como um de seus protagonistas do próprio universo, desceu até o mais baixo dos pontos e superou diversos obstáculos para se tornar um dos jogos mais controversos dos últimos tempos, e que finalmente atingiu um patamar de qualidade prometido inicialmente. Se você gostou de ler sobre esse caso desastroso leia sobre outro caso: Fallout 76 clicando aqui!

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