Abril foi um excelente mês para os fãs de RPG: Dois grandes lançamentos que estão sendo grandes sucessos fecharam o mês! primeiro com The Elder Scrolls: Oblivion Remastered no dia 22/04 de forma inesperada para quem não estava acompanhando as notícias de vazamentos; enquanto isso o RPG em turnos Clair Obscur: Expedition 33 dois dias depois, no dia 24/04.
Conheça mais sobre esses dois novos jogos que agradaram a crítica e o público de forma inesperada!
A surpresa inesperada: The Elder Scrolls IV Oblivion Remastered
O novo remaster da franquia The Elder Scrolls tem sido muito bem aceita!
Desde dois anos atrás rumores que o estúdio Virtuos estaria trabalhando em um remaster/remake do jogo The Elder Scrolls IV: Oblivion e desde o começo do ano de 2025 vários rumores foram tomando conhecimento público de que o jogo seria revelado em eventos da Xbox e Bethesda que foram acontecendo ao longo do começo do ano.
No final, um dos rumores era que o jogo lançaria na calada da noite durante o mês de abril. O fato de concretizou em uma live da Bethesda durante o dia 22/04 no qual anunciava o jogo e disponibilizava para compra nas plataformas Xbox, PlayStation e Steam, além de ser adicionado ao Xbox Game Pass.
O evento foi uma grande comoção já que Oblivion foi responsável por uma grande evolução da franquia, que já havia conquistado muito mais espaço com o jogo anterior, Morrowind.
A nova versão de Oblivion trouxe uma grande mudança nos gráficos usando a Unreal Engine 5, porém por diversas escolhas estéticas foram mantidos diversas "estranhezas" do jogo original, como resposta de manter a essência do jogo, que era muito conhecido por cenas engraçadas e curiosas devido as interações estranhas dos NPCs.
Muitas melhorias de qualidade de vida, inventário, sistema de evolução do personagem e combate foram adicionadas, tornando o jogo muito mais modernizado e próximo de Skyrim, a entrada mais recente da franquia de RPGs em primeira pessoa da Bethesda.
Atualmente, no Metacritic está com a nota 82 da crítica e 7.3 dos jogadores. Boa parte das críticas se voltam a quantidade de bugs do jogo, que vieram não só da versão original como novos exclusivos dessa versão. Devido a ambição do projeto e o uso de uma engine conhecida por exigir muito desempenho, a performance do jogo também deixa a desejar, principalmente na versão de PC.
Para os fãs da franquia, se torna um bom presente até a chegada do tão esperado The Elder Scrolls VI que ainda não teve seu nome revelado. Porém ainda mantém uma preocupação de o que será a o futuro da desenvolvedora Bethesda devido ao seus últimos jogos não terem sido tão bem aceitos.
Clair Obscur: Expedition 33, a novidade que prometeu e cumpriu para os fãs de jogos em turnos
O novo jogo que impressionou crítica e público da mesma forma, com a pequena desenvolvedora Sandfall como responsável
Para todos que buscam um novo RPG em turnos Clair Obscur é provavelmente o mais bem avaliado jogo do gênero feito no ocidente nos últimos anos. Com a impressionante nova de 92 e 9.7 de usuários no Metacritic, ocupando a 13ª posição dos jogos mais bem avaliados para PlayStation 5. O jogo também ganhou altas notas nas versões de PC e Xbox Series S|X.
Sendo um RPG de turnos e trazendo eventos de ação rápida, exigindo engajamento constante com as batalhas, o jogo se inspira nas lendárias franquias Final Fantasy e Persona, conhecidas por grandes aventuras orientais, para trazer uma versão francesa do gênero. O sucesso foi imbatível, para um jogo produzido por apenas 30 desenvolvedores fixos, foi capaz de atingir 1 milhão de cópias vendidas no espaço de tempo de apenas 3 dias, batendo recordes de jogadores ativos na Steam e também provando o ponto que mais pessoas querem jogos de RPG em turnos.
O jogo é mais curto que as grandes franquias, tendo cerca de 24 horas para o jogo base, 31 horas para o jogo com os extras e próximo de 50 horas para completar tudo do jogo, segundo HowLongToBeat.
Porém até o momento, não é um jogo que sofreu de grandes problemas, já que com a sua jogabilidade mais concentrado em turnos, não necessariamente exige grande performance, que pode ser um ponto fraco devido ao uso da Unreal Engine 5. A escolha da engine foi feita devido as novas ferramentas de desenvolvimento com o objetivo de poder criar um jogo com gráficos mais atuais de forma mais barata e eficiente.
Abril foi marcado com grandes RPGs, mas Maio promete intenso tiros em alta velocidade com Doom: The Dark Ages e também ação em soulslike no universo de Elden Ring com o novo jogo inspirado em Battle Royales (porém sem o aspecto competitivo) em Elden Ring: Nightreign.
Confira todas as novidades aqui no Blog do Compare Games! Não perca!