Em meio à infinidade de jogos mobile que podem ser encontrados na Play Store, em aparelhos Android, ou na App Store, em aparelhos Apple, ainda é possível descobrir alguns dos mais inovadores, criativos e viciantes jogos que você nunca pensou que encontraria entre puzzles e microtransações.
E se engana quem pensa que viemos com Clash of Clans ou Genshin Impact. Nós juntamos para você jogos verdadeiramente independentes, bem avaliados tanto pelo público, quanto pelo portal agregador de reviews Metacritic, para você também desfrutar destas verdadeiras obras primas mobile.
SPIDER: THE SECRET OF BRYCE MANOR
Lançado no ano de 2009 e disponível para iOS e Android, o jogo conseguiu impressionantes 93% no portal Metacritic.
O jogo de plataforma possui um personagem incomum: uma aranha, que sai em uma aventura para desvendar os mistérios acerca da mansão onde se abriga. Contendo elementos de puzzle, você pode utilizar-se das teias de aranha para capturar inimigos ou acessar locais antes inacessíveis, usando e abusando da tela de toque para lhe permitir um desenho da rede de teia na tela.
O site especializado em aplicativos AppSpy deu 100% para o jogo e escreveu: “The Secret of Bryce Manor é um jogo sofisticado o suficiente para agradar até os jogadores mais experientes, mas ainda assim é amigável aos jogadores mais casuais.”
BASTION
O jogo de RPG da Supergiant Games foi inicialmente lançado para o Xbox Live Arcade, mas posteriormente recebeu uma adaptação para iOS e Android, sendo um dos jogos mobile mais bem recebidos do gênero.
No jogo, você é “The Kid”, em uma aventura para reviver o Bastião: uma estrutura rochosa que pode salvar seu mundo do apocalipse. O jogo, produzido por 7 pessoas, conseguiu 86% no Metacritic, contando todas as plataformas onde o jogo está disponível.
Em um de seus reviews 100%, o portal Digital Spy escreveu sobre o jogo:
“Bastion não só tem bastante ambiente e uma abordagem narrativa interessante, mas, no fundo, é uma experiência excelente para jogar - graças a um combate profundo e flexível - e também para jogar novamente, graças a alguns meios inteligentes de estender a rejogabilidade, tornando-o mais amplamente recomendável em relação aos jogos de arte para download Limbo e Braid, que são injustamente ignorados por alguns por serem ‘um pouco pretensiosos demais’.”
VVVVVV
Um dos jogos indie mais populares de todos os tempos aterrissou nas plataformas mobile no ano de 2014, tendo sucesso em adaptar a jogabilidade para telas de toque dos smartphones. No Metacritic, atingiu 83% entre a crítica especializada.
O jogo de plataforma possui uma mecânica incomum: Ao invés de saltar de plataforma em plataforma, o jogador deve alterar a gravidade do cenário para avançar, seja correndo pelo chão, seja correndo pelo teto. São 400 fases cheias de desafios.
E o portal AppSpy, que deu 100% para a versão de iOS, comentou que “Embora alguns jogadores prefiram jogar VVVVVV com controles físicos, esta versão para iOS é uma versão portátil brilhante de um jogo de plataforma indie verdadeiramente excelente”.
ALTO’S ADVENTURE
Lançado em 2015, inicialmente para iOS e Android, posteriormente para diversos consoles devido o seu sucesso, o jogo possui 92% no Metacritic.
O jogo possui uma premissa que lembra muito os antigos arcades, onde você deve controlar um snowboarder por diversos obstáculos gerados de forma procedural, ou seja, cenários aleatórios, não pré-determinados. E assim, quantos mais saltos e manobrar conseguir dar, maior será sua pontuação. Simples e direto.
O portal Gamezebo deu 100% para o jogo e escreveu:
“Depois de passar um tempo com Alto’s Adventure, fiquei, indelevelmente, com um desejo de rastejar para dentro do meu iPad e escapar para as encostas cobertas de neve na minha tela. Para vagar pelas florestas austeras do jogo banhadas pelo mesmo luar que silhueta meu robusto snowboarder enquanto ele desce a montanha em busca de suas lhamas perdidas. Muitas vezes, relutantemente, terminei uma sessão e larguei meu dispositivo para retornar à cacofonia do meu dia. Em nenhum momento, porém, Alto’s Adventure me deixou ir.”
SKY: CHILDREN OF THE LIGHT
Seguindo caminho similar de jogos que surgiram no mobile e com o sucesso foi lançado em diversas plataformas, Sky: Children Of The Light, com 82% no Metacritic, foi lançado em 2019, inicialmente para iOS, posteriormente para Android e também para consoles.
A aventura permite que os jogadores explorem um reino caído, em busca de novos itens e interações com outros jogadores, devido ao foco na jogabilidade multiplayer, incomum para este tipo de jogo, ainda mais em um ambiente mobile.
Sobre o jogo, o portal Gamezebo, que deu 100% comentou sobre Sky: Children Of The Light:
“No final das contas, é um jogo que é melhor experimentado por você mesmo, e nós o recomendamos para literalmente todas as pessoas que possuem um dispositivo iOS. Sky é uma experiência de tirar o fôlego, emocionante e incrivelmente recompensadora.”
BADLAND 2
O jogo de 2016, produzido pela Frogmind Games, inicialmente para iOS, mas depois também para Android, é um jogo puzzle cativante e incomum, com 91% de aprovação no Metacritic.
Com elementos de plataforma e visual que remete a LIMBO, o jogo sequência de Badland, de 2013, tem o jogador controlando uma criatura, o Clonie, que precisa atravessa uma floresta, enquanto enfrenta obstáculos de acordo com os elementos da natureza presentes nos cenários.
Bem recebido pela crítica, o portal AppAdvice deu 100% ao jogo e disse: “Os controles parecem naturais e a responsividade é sempre bem-vinda, especialmente porque você tem que ser bem preciso neste jogo para começar. A Frogmind fez isso de novo com esta sequência surpresa.”
JOGO BÔNUS: BADLAND
Para que possa desfrutar de Badland 2, nada mais justo que também recomendarmos o primeiro jogo, lançado em 2013.
Sendo o jogo que estabeleceu a mecânica, o jogo conta a história de origem dos personagens principais, os Clonies, atravessando uma floresta para combater máquinas misteriosas que ameaçam seu habitat.
Sobre o jogo, que recebeu 85% no Metacritic, o portal AppSpy esclareceu em sua review: “Badland não é apenas bonito, é um verdadeiro deleite de jogar, pois você guia bandos de criaturas perturbadoras por um labirinto de perigos na tentativa de descobrir o segredo por trás de seu estranho mundo pseudomecanizado.”
Estes jogos possuem premissas muito diferentes de jogos que comumente são encontrados nos celulares da população. É um momento perfeito para dar uma pausa nos Candy Crush, no Free Fire ou em Genshin Impact e experimentar algo novo.
E estes não são os únicos! Vale explorar os jogos da App Store e da Play Store para descobrir mais algumas pérolas indies, na palma de sua mão.