Afinal, qual foi a dessa porta no Demon’s Souls Remake, e o que realmente aconteceu?
Nos dias de hoje, quando se fala de Demon’s Souls, inevitavelmente se fala do jogo de PS5, que vendeu 1.4 milhão de cópias em um ano, mas a história de como o original, também exclusivo de PS3, nasceu.
Originalmente o Demon’s Souls era um jogo nascido de uma tentativa fracassada da Sony criar seu próprio “The Elder Scrolls V: Skyrim”, o gigantesco sucesso da Bethesda que continua até os dias de hoje como um dos mais marcantes RPGs. Porém, nessa tentativa, Hidetaka Miyazaki que na época era apenas um programador da FromSoftware, tomou frente para o jogo e realizou em sua própria visão.
Até a criação de Demon’s Souls, Miyazaki era um programador que participou de jogos como Armored Core que tinham um nicho forte mas nunca conseguiu se expandir além disso. Ele entrou na indústria com 40 anos de idade e com sua paixão por jogos eletrônicos resolveu trabalhar criando o seu próprio em cima do projeto “clone de Skyrim” que não estava dando certo.
O milagre da FromSoftware
O objetivo não foi atingido de conseguir recriar Skyrim, pois o orçamento e tempo de desenvolvimento eram menores, e era um projeto que ninguém na empresa queria tocar. Miyazaki tomou frente, e inspirado pelos jogos de RPG de mesa americanos, e também na dificuldade que tinha de entender o idioma quando lia os livros, formulou o universo de seu videogame.
Diversas entrevistas, como a entrevista de Edge Online, contam como foi o processo e o resultado inesperado: Vendas tão grandes que simplesmente acabavam os discos físicos que tinham sidos programados para vendas, como diz o artigo de PSX Extreme.
O jogo original possuía diversos recursos limitados que deram origem a diversas características para os seguintes jogos, como por exemplo, o multiplayer que permite invadir o mundo de outros jogadores para matá-los ou ser invocado para ajudá-los.
Além disso, a forma que a narrativa era contada, com poucos diálogos de NPCs, descrições de itens e curtas cutscenes, era de certa forma um choque para o que se havia tornado popular naquela época. A história, apesar de complexa e profunda, dependia do interesse do jogador de explorar.
Apesar de nunca ter sido o objetivo de Miyazaki realizar um jogo difícil, acabou que isso se tornou a característica principal dos jogos da FromSoftware sob sua direção, com isso conquistando os jogadores que não esperavam essa experiência.
A porta secreta
Devido ao fato do jogo se tornar um cult-following, famoso por ter sido um grande destaque, a Sony decidiu reviver o jogo em um Remake em 2020, com o lançamento do PS5. O jogo em si foi um bom sucesso, mesmo durante o período de dificuldade de vendas do console, que foi algo que perdurou durante os primeiros três anos do console, como é explicado no artigo da BBC.
Sendo um sucesso, no mesmo dia que o jogo lançou a comunidade notou algo de estranho: em uma área do começo do jogo, no mapa de Boletaria, existia uma porta que possuía uma opção de abrir, mas que não existia na versão original de Demon's Souls.
Além disso, uma área próxima a essa porta era mostrada com um item, em um lugar inacessível no jogo original, durante os créditos finais do jogo. Esses fatos curiosos levaram, a diversos posts no Reddit, e diversos artigos comentando sobre o assunto.
Foi descoberto também, que se você interagisse com a estátua em frente ao seu personagem quando você surge no “The Nexus” pela primeira vez, essa estátua pediria um pagamento de 25 mil almas, e após isso você pode entrar e sair do modo “fractured” quando quisesse. O modo basicamente funciona como uma versão ‘espelhada’ do mundo, deixando os jogadores desorientados e criando uma nova forma de experienciar o Demon’s Souls.
Com isso, chegaram à conclusão de que ambos estavam interligados; dessa forma, ao explorarem o novo modo, surgiu um item que não existia no original: moedas de cerâmicas. Existiam ao todo 13 moedas, que ninguém ao certo sabia para o que servia. Chegaram a conclusão que deveriam ser trocadas com um NPC que tem essa função para troca de itens: Sparkly.
Porém ainda assim, ninguém conseguiu resultado com isso, demorou cerca de uma semana até que alguém juntasse 26 moedas através de rejogar toda a campanha do jogo múltiplas vezes no modo New Game Plus, que aumenta a dificuldade dos inimigos, e ao tentar entregar novamente as moedas uma surpresa: uma chave era entregue. Essa chave era usada na porta, que abria para uma sacada na qual se encontrava a armadura completa que não existia no jogo original: O conjunto do Penetrator.
Segundo o artigo da IGN que explica resumidamente a saga, o primeiro a descobrir foi o conhecido speedrunner de jogos da FromSoftware, Distortion2. Ele estava ao vivo enquanto fazia isso e após o acontecimento subiu uma imagem no twitter explicando o que deveria ser feito.
Originalmente ele tentou com 30 moedas, e eventualmente descobriu que era necessário só 26, sendo que são dispostas 13 moedas escondidas pelos mapas do modo “Fractured” por ciclo de New Game Plus, sendo necessário então, completar o jogo duas vezes nesse modo.
E como vai a FromSoftware atualmente?
Esse foi um evento que levou a um grande movimento da comunidade, que ainda estava à espera do Elden Ring, que não decepcionou. A DLC de foi lançada no dia 21 de junho de 2024, e até o momento tem sido a mais desafiadora da empresa.
O sucesso tem sido grande, e a comunidade agora espera por boas novidades, como a matéria de Game Rant demonstra. Miyazaki busca trazer coisas novas à fórmula de sucesso da empresa, e também comentou a pouco tempo que ele não tem nada contra um nova versão do Bloodborne, um dos jogos favoritos dos fãs.