O Xbox tem recebido jogos de diversos estúdios e gêneros desde seu lançamento, e com isso, diferentes níveis de dificuldade. De títulos renomados da FromSoftware até joias escondidas da Ubisoft, todo proprietário de um Xbox certamente tem sua opinião sobre qual é o jogo mais desafiador de cada geração do console.
Para satisfazer sua curiosidade, fomos atrás de alguns dos jogos que são considerados os mais difíceis pelos jogadores, desde o Xbox Original até a atual geração Series S e X.
XBOX ORIGINAL
O Xbox Original foi a primeira investida da Microsoft no mercado de consoles domésticos, após anos experimentando com jogos para computador nos anos 90. O console surgiu como um produto direto do sucesso do DirectX, uma coleção de APIs que padroniza a comunicação entre software e hardware em sistemas Windows, facilitando o desenvolvimento de jogos.
Quando se fala em jogos difíceis para o Xbox Original, Ninja Gaiden (2004) é o título que se destaca. A série da Tecmo já tinha a fama de ser desafiadora desde a trilogia original lançada para o NES nos anos 80. No reboot para o Xbox, o jogo adotou o estilo Hack-n-Slash, competindo diretamente com a série Devil May Cry do PlayStation 2.
O jogo é conhecido por seu sistema de combate extremamente preciso, técnico e implacável, onde um pequeno erro pode custar caro. Além do modo história, Ninja Gaiden também utilizou a Xbox Live para promover torneios entre jogadores. Um desses torneios, promovido oficialmente pela Microsoft, gerou controvérsias, devido a desorganização durante a seleção dos competidores.
As maiores críticas, porém, estavam relacionadas à dificuldade acentuada do jogo. As queixas foram tantas que a Tecmo relançou o jogo como Ninja Gaiden Black, incluindo conteúdos extras e algumas das missões do torneio, agora disponíveis para o público geral. Além disso, foi introduzido um novo nível de dificuldade, "Extra Fácil", mas também um modo ainda mais difícil.
Como uma provocação, o modo Extra Fácil foi chamado de “Ninja Dog”. Alguns personagens tratam o protagonista Ryu Hayabusa de forma inferior durante o jogo, e os itens recebidos refletem a menor dificuldade, como lacinhos desbloqueáveis para o personagem.
Já o modo “Ninja Master”, o extra difícil, era promovido como a forma ideal de se jogar o game. Nada mais saudável do que convencer seus jogadores a jogar os modos mais difíceis através de indiretas.
XBOX 360
O Xbox 360 foi o primeiro contato de muitos brasileiros com a marca Xbox. Lançado em 2005, o console se tornou lar para uma vasta comunidade de jogadores, muitos dos quais permanecem fiéis até hoje. Embora conhecido principalmente por sua forte biblioteca de jogos de tiro em primeira pessoa, o console também conta com uma boa dose de jogos desafiadores, e o mais difícil deles pode surpreender:
Engana-se quem pensa que são Dark Souls ou Dark Souls 2. Cloudberry Kingdom (2013), lançado pela Ubisoft no Xbox Live Arcade, permanece no topo da lista de jogos mais difíceis do Xbox 360.
O singelo e aparentemente inofensivo jogo de plataforma começa de maneira simples, com desafios acentuados, mas não impossíveis. Contudo, conforme você avança, a dificuldade aumenta de forma vertiginosa.
O modo história do jogo termina na inacreditável fase 240. Porém, este não é o fim. De acordo com relatos, a verdadeira última fase é a 320ª, tricentésima vigésima! 80 fases além do fim da história!
Para os poucos que chegaram até essa etapa, a jornada foi quase impossível. O portal The Gamer afirma que, até o início deste ano, apenas sete pessoas conseguiram alcançar e superar essa fase, com suas conquistas registradas no site TrueAchievements.
Talvez, com muito esforço e dedicação, possamos também chegar à última fase. Nos deem um Xbox 360 e todo o tempo do mundo, e um dia completaremos Cloudberry Kingdom.
XBOX ONE
O Xbox One teve um início turbulento, mas conseguiu se manter firme durante a renascença da Sony com o PS4. O console continuou a ser a casa de muitos jogos icônicos, e também desafiadores.
Entre os mesmos criadores de Dark Souls, Sekiro: Shadows Die Twice (2019) manteve a tradição da FromSoftware de fazer seus jogadores suarem pelos olhos e jogarem seus controles pela janela.
A grande diferença de Sekiro comparado ao seu irmão mais velho, Dark Souls, é que o jogo exige que você se adapte a uma mecânica específica, ao invés de permitir diversas abordagens para resolver os problemas, como em Dark Souls.
E para quem espera por um modo fácil em Sekiro, é melhor sentar e esperar. O jogo já começa no modo fácil, e mesmo assim, segundo alguns fãs, já é difícil o suficiente.
Assim como a última sensação do PlayStation 5, Stellar Blade, Sekiro exige muito do uso de parries, forçando o jogador a adotar uma postura mais defensiva, refletindo muitos dos ataques do inimigo antes de partir para o ataque.
É muito diferente do “Rola, rola, ataca!” de Dark Souls. É melhor praticar mais se você, fã de jogos soulslike, quiser ter uma chance com Sekiro.
XBOX SERIES S e X
Para representar os consoles Xbox Series X e Series S, atuais referências da franquia, temos mais um jogo da FromSoftware, a conhecida inimiga dos jogadores casuais.
Seu último sucesso: Elden Ring (2022), segue a mesma fórmula implacável de Dark Souls, com um gigantesco mundo aberto, cheio de segredos e de inimigos que atacam sem dó nem piedade.
Porém, se o jogo base já era considerado difícil, a DLC Shadow of the Erdtree foi chocante para muitos jogadores. A DLC conta com um método separado de escalar a defesa e ataque do jogador, o que torna todas as lutas ainda mais difíceis por natureza.
Para evitar spoilers, só podemos dizer que muitos jogadores sofreram bastante, levando a vários portais de notícias, como the verge, reportar como todos estavam sofrendo - e o melhor gostando, e muito!
Aqui, pelo menos, o “Rola, rola, ataca!” tem chances de funcionar. Apesar de situações que beiram o sadismo, nada impediu que Elden Ring se tornasse um dos jogos mais vendidos e mais amados pelos fãs, ganhando o Golden Joystick e o The Game Awards de Melhor Jogo em 2022.
E engana-se quem pensa que o Xbox vive apenas de Halo e Call of Duty. Esses jogos mostram que a série de consoles pode oferecer muito mais, com verdadeiros desafios espartanos esperando por você, independentemente da geração que escolher jogar.
Seja Hack-n-Slash, plataforma ou RPG de ação, não há dono de Xbox que saia descontente após encarar esses desafios. E você, qual foi o jogo mais difícil que conseguiu fechar no seu Xbox?