E.T. the Extraterrestrial no Atari é amplamente lembrado como um dos maiores fiascos da indústria dos games. Lançado apressadamente em 1982 para coincidir com o sucesso do filme de Steven Spielberg, o jogo foi criticado por sua jogabilidade confusa e gráficos rudimentares.
Desenvolvido em apenas seis semanas, suas falhas técnicas e de design levaram ao seu título não oficial de "Pior Jogo do Mundo". O fracasso comercial de E.T. contribuiu significativamente para a crise dos videogames de 1983, tornando-se um verdadeiro mito no universo dos jogos da Atari.
A produção apressada do jogo E.T. the Extraterrestrial para o Atari
Nos dias de hoje, já se sabe muito sobre a história do jogo, e como o seu o criador Howard Scott Warshaw teve apenas 5 semanas para a produção do jogo, o que era impossível, considerando o tamanho da produção e o investimento, tudo no caso, para conseguir lançar o jogo em conjunto com o filme.
Segundo a entrevista do site Time Extension, o Howard Warshaw, tinha uma opinião não muito esperada sobre videogames: “ Eu não ligava muito para videogames [...] mas sabia que a Atari fazia jogos, e eu estava interessado no que eles faziam lá”. Quanto mais ele conhecia a empresa, descobriu como ela era e acabou conseguindo entrevistas entrando assim na empresa.
Na visão de Warshaw, o objetivo com E.T. the Extraterrestrial era criar uma nova experiência única para o videogame em contrapartida com o filme, devido ao período de tempo curto para o desenvolvimento.
O jogo contou com a participação de Steven Spielberg, diretor do filme homônimo, que inclusive participou de um jogo anterior, que foi outro bom sucesso da empresa, o Raiders of Lost Ark (adaptação do filme Indiana Jones e os Caçadores da arca Perdida de 1981).
Era uma honra, mas também ampliava a pressão sobre ele, apesar de seus jogos anteriores terem atingido um bom sucesso, devido ao curto período de tempo e a tentativa de ser criativo com esse projeto, levou a grandes dificuldades de desenvolvimento. No final o jogo foi entregue como proposto, e inicialmente não foi tão mal recebido.
O grande problema era que devido a situação do mercado, e a total aversão do público aos jogos de qualidade inferior ao esperado levou a um estopim contra a indústria. No final das contas, o jogo era ruim, mas foi uma certa vítima das circunstâncias do que necessariamente o real catalisador da situação inteira.
Uma jornada intergaláctica falha: por que 'E.T. the Extraterrestrial' é considerado o pior jogo do mundo
Após a produção apressada do jogo E.T. the Extraterrestrial, muitas questões surgiram sobre os motivos que levaram seu lançamento a ser um grande fracasso. Neste segmento, detalharemos por que ele é frequentemente considerado o pior jogo do mundo.
Expectativa x Realidade
O lançamento de E.T. no Atari foi rodeado por grandes expectativas, alavancadas pelo sucesso em bilheteria do filme homônimo, dirigido por Steven Spielberg, o que complica ainda mais a situação do jogo. A realidade do produto final não correspondeu ao hype gerado. Problemas técnicos, gráficos limitados e uma mecânica de jogo confusa distanciaram os consumidores.
Desenvolvimento Apressado
A produção do jogo foi realizada em um prazo extremamente curto de apenas seis semanas, o que resultou em falta de tempo para testes de qualidade e refinamento do design. Essa pressa prejudicou seriamente o resultado final, levando a uma experiência de jogo frustrante.
Experiência do Jogador
De acordo com a análise do GameHall, o jogo foi amplamente criticado pela sua jogabilidade. Mecanismos ilógicos, dificuldade exagerada e objetivos pouco claros tornaram a experiência do jogador insatisfatória.
Essas falhas foram evidentes desde o seu lançamento e continuam a ser discutidas como exemplos do que evitar em desenvolvimento de jogos.
Lições Aprendidas
Apesar do fiasco, a experiência de E.T. the Extraterrestrial, conforme o CanalTec, ofereceu valiosas lições à indústria de jogos, destacando a importância de prazos realistas, testes rigorosos e a atenção aos detalhes em cada etapa do desenvolvimento.
A jornada intergalática de 'E.T.' no mundo dos videogames serve como um estudo de caso crucial em erros a serem evitados, solidificando seu lugar como um dos maiores fracassos da história dos jogos.
O papel de E.T. the Extraterrestrial na crise dos videogames de 1983
Vamos explorar mais a fundo o papel do jogo da Atari na crise dos videogames de 1983, conferindo alguns dos motivos para o acontecimento. Caso queira se aprofundar mais no assunto leia com mais detalhes o nosso artigo sobre o Videogame Crash de 1983!
Baixas Vendas e Excesso de Inventário
O jogo enfrentou baixas vendas, motivando a Atari a estocar grandes quantidades de inventário não vendido. Esse excesso contribuiu para prejuízos financeiros significativos para a empresa.Perda de Confiança dos Consumidores
Em meio a uma gama de jogos de baixa qualidade no mercado, E.T. destacou-se negativamente, contribuindo para uma perda de confiança dos consumidores na marca Atari e na indústria de videogames em geral.Reputação e Consequências para a Atari
A recepção crítica e comercial afetou gravemente a reputação da Atari, culminando em reestruturações internas e a venda da empresa como parte da crise mais ampla de 1983.Catalisador para a Crise de 1983
Embora não fosse a única causa, o fracasso de E.T. simbolizou e acelerou os problemas estruturais e de qualidade que já existiam, catalisando a crise.
A lenda do descarte massivo dos cartuchos de E.T. the Extraterrestrial no Novo México
A lenda do descarte massivo dos cartuchos de E.T. the extraterrestrial no Novo México é um exemplo icônico das consequências do lançamento apressado e do fracasso comercial na indústria de videogames.
Segundo a fonte Meio Bit, por 30 anos, as pessoas acreditavam que a história do descarte era apenas uma lenda, mas em 2014, a lenda foi encerrada quando os cartuchos foram encontrados.
Este evento, muitas vezes mencionado como um marco na história dos jogos Atari, ilustra vividamente os desafios enfrentados pelos desenvolvedores e as repercussões de não atender às expectativas dos jogadores.
O criador do jogo, Howard Scott Warshaw, revela as sensações da descoberta do cemitério de cartuchos de Atari. Ele fala que se tivesse mais tempo, teria feito um jogo diferente, mas infelizmente ele não conseguiu.
Esse episódio não apenas revela os desafios enfrentados na criação de jogos na era inicial dos videogames, mas também ressalta a importância do tempo e da qualidade na indústria.A história dos cartuchos de E.T. continua a ser um lembrete poderoso sobre a necessidade de cuidado e dedicação no desenvolvimento de jogos, influenciando diretamente a evolução dos padrões de qualidade na indústria de jogos eletrônicos até os dias de hoje.