Fábio Celestino
FSR4: Vazamento permite funcionamento em GPUs antigas!
Uma nova versão do FSR4 (INT 8) que funciona mesmo sem aceleradores de IA(ML) vazou no github oficial da AMD e se aplicado como substituição do FSR3.1 Saiba mais!
Essa semana foi importante para os PC Gamers: FSR4, a tecnologia de upscaling que bate de frente com o DLSS da Nvidia, vazou no github oficial da AMD. Nesse momento, os arquivos já foram retirado de utilização pública, mas ainda podem serem encontrados na internet.
O que esse vazamento significa?
O aplicativo Optiscaler é uma opção para substituir o algoritmo de upscaling em qualquer jogo, desde que ele possua uma opção de upscaling nativa, por outra alternativa, como o FSR, XeSS ou mesmo DLSS.
Mesmo que não seja oficialmente implementado, a chegada de uma alternativa do algoritmo do FSR4 para uma versão que é capaz de ser reproduzido em placas de vídeos antigas (série RX 7000 e RX6000) significa uma melhora considerável e equiparável as implementações do DLSS (algoritmo de upscaling da nvidia), e significa uma grande possibilidade de chegar uma forma oficial para essas placa de vídeos, e possivelmente dar suporte a outras placas.
Originalmente o FSR4 necessariamente precisava das placas mais modernas por conta de utilizarem um modelo dependente de machine learning (IA) usando núcleos de processamentos específicos para essa tarefa. Com essa utilização de um algoritmo mas lento e menos eficiente, é possível usar o processamento mais comum para placas de videos antigas, com um custo de performance maior, porém com uma qualidade de imagem muito superior à tecnologia antiga, FSR3 e FSR3.1.
A situação é muito promissora, já que com o vazamento, certos desenvolvedores utilizaram os códigos em alguns jogos para resultados extremamente positivos; apesar de não ser tão rápido quanto o FSR3.1 o algoritmo é capaz de entregar uma qualidade tão superior que mesmo em casos de resoluções baixas nos jogos, visualmente, o resultado ainda é superior visualmente.
Com isso, muitas portas se abrem para as placas mais antigas, com a possibilidade de implementação até para placas de video da nvidia que também não possuem aceleração com uso de IA.
Para o funcionamento é necessário substituir as DLL, os arquivos dos jogos que tem suporte para FSR3.1 usando o programa Optiscaler. Com isso, é possível forçar o uso do FSR4 no lugar do FSR3.1. Dessa forma, ainda há uma grande limitação dos jogos em que pode ser utilizados e a implementação por não ser oficial não é recomendada e pode causar glitches e bugs, além da possibilidade de banimento em jogos que usam anti-cheat e que podem identificar os arquivos como maliciosos.
O futuro do upscaling pode criar uma sobrevida para placas antigas e ser uma forma eficiente de melhorar a performance sem grandes perdas gráficas. Gostou da novidade? Siga o Compare Games para mais novidades sobre o mundo gamer!
Avaliação da Comunidade
O que achou deste conteúdo?
Compartilhar:

Comentários (0)
Categorias: