No dia 18 de julho de 2024 lançou o novo jogo no estilo “live-service” ou seja, com conteúdo constantes e repleto de microtransações o primeiro e último jogo do recém fechado Firewalk Studios (fundado por ex-desenvolvedores do Destiny) : Concord.
O beta teve uma recepção morna, e com o lançamento do jogo, algo inesperado aconteceu: Apenas 700 pessoas jogaram o jogo no lançamento. Enquanto no mesmo momento, jogos como Overwatch 2, o beta do Deadlock e outras opções gratuitas batem milhares de jogadores, um recém lançado está tendo dificuldades de bater um milhar de jogadores.
Com preço base de 200 reais (ou 40 dólares) não era um jogo barato para o que oferece, no caso um jogo competitivo em times de 5 contra 5, sem muito conteúdo, mapas ou modos de jogo. Diversos canais no Youtube, e artigos como este da PC Gamer, especulam o que aconteceu, falando das críticas a inclusão de minoria ou “cultura woke” como são vistas, e também o design e preço foram fatores para a falta de interesse geral do público com o jogo.
Mas, além desse jogo, dois outros estão fazendo sucesso e gerando muito engajamento atualmente: Marvel Rivals e Deadlock, que possuem esse mesmo estilo em comum: Hero Shooter.
Marvel Rivals: Beta bem aceito, pronto para ação em dezembro!
Com a data de lançamento para o dia 6 de dezembro, o jogo promete um sonho para quem gosta de Overwatch e Marvel: Um jogo em terceira pessoa, em times de 6 contra 6, gratuíto para jogar. Trazendo diversos personagens populares, como Loki, Magneto, Venom, Iron Man, e Doctor Strange, entre outros, somando 25 heróis jogáveis até o momento, com mais em produção.
O jogo conta com design inspirado nos quadrinhos, com traços fortes e estilizados, contrapondo o universo cinematográfico que tem passado por diversos declínios nos últimos anos.
O jogo é dividido em classes de heróis, como tanques, duelistas e suportes. Além disso, diferentes heróis possuem sinergia com outros, podendo ter diversos efeitos para o seu time.
O jogo contará com microtransações, ou seja compras dentro do jogo. Não se sabe ainda como será os detalhes de como o jogo será monetizado pela empresa NetEase, a mesma desenvolvedora de Naraka: Blade Point e Diablo Immortal. Com um bom currículo de lançamentos que tiveram bom desempenho dentro do modelo free-to-play, pode ser que eles sejam o que a Marvel esteja precisando para um bom jogo de sucesso.
Na Steam, o jogo chegou a cerca de 50 mil jogadores em seu pico, mostrando uma grande discrepância quando comparado com Concord. O jogo já possui uma base de fãs, devido ao fato de carregar o nome Marvel. Também está sendo bem esperado, como uma outra opção de jogo gratuito para jogar com os amigos.
Deadlock: O segredinho da Valve
Rumores que acabaram sendo confirmados com o artigo de The Verge, Deadlock é um jogo que está em um beta test que funciona a partir de convite entre os jogadores. Também é um hero shooter, ou seja foco grande em personagens estilizados, cada um com sua função e habilidades diferenciadas, mas existe uma diferença: Ele trás diversos fatores inspirados diretamente de MOBAs como DotA2 e League of Legends.
O jogo funciona com quatro caminhos, que funcionam como lanes dos jogos citados; cada um com seus próprios minions que precisam de jogadores para dar força em suas empreitadas para derrotar os inimigos de grande porte que impedem o progresso para a área dos inimigos.
Existe uma mecânica de movimento em que se usa uma tirolesa para se movimentar rapidamente entre as diferentes rotas e a base, mas somente dentro do seu território. O jogo funciona usando pontos que você acumula e gasta na loja em sua base.
O jogo conta com 20 personagens diferentes, cada um com suas próprias habilidades dentro de alguns arquétipos como atiradores francos, espadachins, ou tanques. Como é um jogo original, os personagens são novos e seus designs podem passar por reformulação, mas para um beta, o jogo já se mostra muito maduro e com uma boa imagem do que espera ser para o futuro.
Ainda não se sabe se o jogo seguirá em modelos de gratuitos para jogar ou se será pago, e nem como funcionará as mecânicas dentro do jogo, mas por ser um produto da própria Valve e integrado na Steam, possivelmente dará suporte a diversas funcionalidades da plataforma. Atualmente o jogo ainda em beta conta com cerca de 90 mil jogadores simultâneos, demonstrando o alto interesse do público.
Mas existem outras opções para jogar agora?
Fora esses dois que são grandes Overwatch 2 segue em desenvolvimento, mesmo não atendendo os desejos dos público como foi prometido; outros jogos The Finals lançado no final de 2023 continuam com um número aceitável de jogadores, em torno de 13 mil, na Steam.
Existem jogos mais tradicionais no quesito de tiro em primeira pessoa, como o Valorant da Riot Games, que tem se provado um ótimo sucesso. Além disso, Tom Clancy’s Rainbow Six Siege apesar de seus diversos momentos de altos e baixos e alta dificuldade em gameplay, continua com uma sólida base de jogadores ao longo dos anos, com o número de jogadores próximo até de Overwatch 2; com cerca de 50 mil jogadores.
Ainda assim, o mercado de hero shooters ainda possui diversos outros jogos menos populares e o sistema de jogos em formato de serviço não são de fácil desenvolvimento e podem levar a mortes prematuras no mercado. Ainda não se sabe o que será de Marvel Rivals e Deadlock mas o sucesso e fracasso nos próximo ano serão cruciais para a manutenção do gênero em questão.