• Home
  • Blog
  • Jogos que deixaram o Game Pass e fazem muita falta

Jogos que deixaram o Game Pass e fazem muita falta

Confira alguns dos excelentes jogos que você talvez não saiba que já fizeram parte do Game Pass! Saiba o por que eles fazem tanta falta assim!

Redação Compare Games

Redação Compare Games

Jogos que deixaram o Game Pass e fazem muita falta

O Game Pass é um serviço de assinatura de jogos da Microsoft que oferece aos usuários acesso a um catálogo de títulos para Xbox, com alguns disponíveis para PC, de diversas categorias e gêneros. Com mais de 450 jogos disponíveis no momento, o serviço é uma das opções mais atrativas para os gamers do console que buscam variedade e custo-benefício.

A plataforma tem se destacado por trazer lançamentos de peso, jogos de estúdios independentes e grandes clássicos, permitindo que os assinantes tenham as melhores experiências sem a necessidade de comprar o game.

Muitos dos títulos disponíveis acabam deixando o catálogo após algum tempo, gerando frustração para quem ainda não teve a chance de jogá-los ou deseja continuar explorando esses games, é importante lembrar que mesmo fora do Game Pass, muitos desses jogos ainda podem ser adquiridos em outras plataformas, seja em lojas digitais ou em edições físicas.

Se você não terminou algum deles ou que tinha curiosidade de jogar mas o game acabou saindo do catálogo, a Compare Games vai te ensinar como adquiri-lo, além de apresentar outros games que saíram do Game Pass que valem a pena investir o seu dinheiro.

Por que os jogos saem do Game Pass?

Imagem mostrando a capa de diversos jogos que sairam do Game Pass em preto e branco

Infelizmente não é possivel jogar para sempre os queridinhos no Game Pass...

O principal motivo pelo qual os games precisam sair do Game Pass é que a Microsoft, em parceria com os estúdios e desenvolvedores, firma contratos de tempo limitado para disponibilizar esses títulos no serviço. Assim como em plataformas de streaming de filmes e séries, o tempo de permanência de um jogo no catálogo depende de negociações e acordos que podem variar de alguns meses a mais de um ano.

Quando esse período expira, a Microsoft pode decidir remover o jogo do catálogo ou negociar a renovação do contrato, dependendo do interesse do público e das condições comerciais.

Outro ponto que influencia é a atualização do catálogo. Para manter a plataforma atrativa e sempre renovada, a Microsoft adiciona novos títulos mensalmente, o que implica também em rotatividade de jogos para que o espaço e a curadoria continuem equilibrados e interessantes, é comum que jogos saiam do serviço para abrir espaço para novos lançamentos ou para dar lugar a outros títulos de interesse.

Alguns estúdios podem optar por retirar seus jogos do Game Pass para focar nas vendas diretas, especialmente quando o jogo alcança popularidade e potencial de vendas fora da plataforma de assinatura.

Onde encontrar games fora do Game Pass?

A boa notícia para os jogadores que desejam continuar a experiência com esses títulos ou que não tiveram a oportunidade de jogá-los é que, na maioria dos casos, esses jogos estão disponíveis para compra em lojas digitais da própria Microsoft (Microsoft Store) para Xbox e PC, também na Steam, na PlayStation Store e na Nintendo eShop (para títulos disponíveis no Switch).

Muitos desses games entram em promoção, o mais recomendado é procurá-los no período da Black Friday ou em promoções de meio de ano, por preços mais acessíveis, tanto físicos como digitais.

Jogos que deixaram o Game Pass e fazem falta

Muitos jogos memoráveis já passaram pelo catálogo do Game Pass e deixaram saudades entre os assinantes. Quando um jogo sai, os fãs que não tiveram a chance de jogá-lo podem se sentir decepcionados, especialmente se forem títulos com forte apelo crítico e popular.

A boa notícia é que muitos desses jogos ainda estão disponíveis para compra em outras plataformas, mas é sempre importante destacar por que fizeram falta no catálogo do Game Pass.

Abaixo, destacamos alguns títulos que não estão mais disponíveis, mas que continuam sendo recomendados investir fora da plataforma da Microsoft:

Red Dead Redemption 2

Capa de Red Dead Redemption 2 à esquerda e imagem do jogo ao fundo

Nota no Metacritic: 97

Lançado em outubro de 2018, Red Dead Redemption 2 é um dos games mais aclamados da Rockstar, desenvolvedora de Grand Theft Auto VVI. O jogo esteve disponível no Game Pass em maio de 2020 e deixou a plataforma em setembro do mesmo ano. Com uma narrativa envolvente, gráficos realistas e um mundo aberto dinâmico, Red Dead Redemption 2 é considerado um dos melhores jogos da última geração.

A campanha principal leva em torno de 50 a 60 horas, mas para quem deseja explorar e completar todas as missões secundárias e atividades, o jogo pode passar de 170 horas.

A vida selvagem e os detalhes do mundo aberto apresentado em RDR2, que aparecem de forma realista às ações do jogador, são destaques que fizeram muitos jogadores se apaixonarem pelo game. Sua saída foi lamentada por muitos jogadores, mas ele ainda pode ser adquirido em lojas digitais como Xbox Store e Steam.

The Witcher 3: Wild Hunt

Capa de The Witcher 3: Wild Hunt à esquerda e imagem do jogo ao fundo

Nota no Metacritic: 91

Esse épico RPG é outro jogo do estúdio CD Projekt Red, donos de títulos como Cyberpunk 2077, que marcou presença no Game Pass em dezembro de 2019, mas foi removido em março de 2021. Assim como o RDR2, a história principal desse game leva cerca de 50 a 70 horas, mas com as expansões Hearts of Stone e Blood and Wine, o tempo total pode ultrapassar 150 horas.

The Witcher 3 oferece uma experiência inimaginável de mundo aberto, com uma narrativa profunda e decisões impactantes. A narrativa ramificada com decisões morais, os diálogos ricos e as expansões que acrescentam conteúdos extras são pontos que o game oferece a quem procura por um título que vale a pena investir um bom tempo jogando. O mundo aberto é incrivelmente detalhado e cheio de histórias menores que aumentam a imersão.

Mesmo fora da plataforma, o jogo costuma entrar em promoção em diversas lojas digitais, como Steam, PS Store e Xbox Store, sendo uma compra indispensável para quem ainda não o jogou.

Opus: Echo of Starsong - Full Bloom Edition

Capa de Opus: Echo of Starsong à esquerda e imagem do jogo ao fundo

Nota no Metacritic: 90

Lançado em agosto de 2021, este título indie foi bem recebido por sua narrativa emocional e visual incrível. O game pode ser concluído entre 10 horas, um tempo muito curto para um RPG narrativo.

Mesmo sendo pouco conhecido, Opus é parte de uma série de jogos focados em histórias emocionais e exploração espacial. A confusão geralmente vem da falta de familiaridade com o universo compartilhado pelos outros títulos da série do estúdio SIGONO, que também criou Opus: Rocket of WhispersOpus: The Day We Found Earth.

O game esteve disponível entre agosto de 2022 a fevereiro de 2024, e sua saída deixou uma lacuna no catálogo para aqueles que buscam histórias imersivas e poéticas. Mesmo após a remoção, é possível adquiri-lo em lojas digitais.

Grand Theft Auto V

Capa de GTA V à esquerda e imagem do jogo ao fundo

Nota no Metacritic: 97

Setembro de 2013 foi um marco na história dos games com o lançamento de GTA V, um dos maiores sucessos da Rockstar Games. O jogo foi lançado para três gerações diferentes tanto do Xbox (Xbox 360, One e Series), como do PlayStation (PS3, PS4 e PS5), algo inédito entre os lançamentos de videogames.

A cidade de Los Santos que apresenta a história é rica em detalhes, com muitas atividades paralelas, além de uma narrativa única que alterna entre os três protagonistas do jogo. O game possui um modo online que continua sendo um fenômeno até hoje, ainda sendo atualizado.

Apesar de ter sido removido do Game Pass em janeiro, continua sendo um dos jogos mais vendidos de todos os tempos. Muito aclamado pela crítica e pelos jogadores, ele é um dos principais da nossa lista que vale a pena investir. O game está disponível em várias plataformas digitais e também pode ser encontrado em versões físicas.

Persona 4: Golden

Capa do Jogo Persona 4 Golden à esquerda e imagem do jogo ao fundo

Nota no Metacritic: 90

Os títulos do estúdio Atlus, como Shin Megami Tensei III: NocturneCatherine e a série Persona são amados por suas histórias profundas e mecânicas de JRPG. Em Persona 4: Golden, o estúdio traz uma mistura entre RPG e simulação de vida, onde o jogador precisa equilibrar a vida escolar com a exploração de masmorras, com personagens cativantes e uma trama cheia de mistérios envolventes.

Os fãs ficaram tristes por terem saído do catálogo, onde esteve disponível entre o início de 2023 até o início de 2024, especialmente com o crescente interesse pela franquia no Ocidente. Se você é um dos que gostam de games longos, a história principal leva em torno de 60 a 80 horas para concluir, com muitas atividades secundárias e elementos de simulação social que podem estender o tempo de jogo para 100 horas ou mais.

Dragon Quest XI S: Echoes of an Elusive Age - Definitive Edition

Capa de Dragon Quest XI S: Echoes of an Elusive Age - Definitive Edition à esquerda e imagem do jogo ao fundo

Nota no Metacritic: 92

Um dos melhores RPGs da última década, Dragon Quest XI foi lançado em julho de 2017 e esteve disponível no Game Pass entre dezembro de 2020 até dezembro de 2022, trazendo uma experiência clássica com gráficos modernos e uma história épica.

A arte e design de personagens de Akira Toriyama (criador de Dragon Ball), o estilo clássico de JRPG com combate por turnos e um mundo extenso para explorar fazem do game estar em nossa lista de jogos indispensáveis que não estão mais na plataforma. A versão S Definitive Edition inclui conteúdos adicionais, como novas missões e trilha sonora orquestrada.

Esse game da Square Enix, também desenvolvedora de Final Fantasy XVNieR: AutomataOctopath Traveler, pode ser encontrado na Nintendo eShop e outras plataformas digitais.

Hades

Capa de Hades à esquerda e imagem do jogo ao fundo

Nota no Metacritic: 93

Hades, do estúdio Supergiant Games que trouxe BastionTransistorPyre para os consoles, é um dos games indispensáveis para jogar no seu Xbox ou PC. Lançado em dezembro de 2018, o título traz uma jogabilidade roguelike com combates fluidos, narrativa que evolui de acordo com as mortes e recomeços do jogador, além de um design artístico vibrante. A profundidade dos diálogos e relações entre os deuses gregos são elementos fascinantes do game.

Hades é muito aclamado pela crítica e pelos jogadores, elogiado por sua narrativa rica, combate dinâmico e estética impressionante. Sua saída foi muito sentida, o game durou apenas um ano (entre os meses de agosto de 2021 e 2022) mas é possível encontrá-lo em outras plataformas de jogos agora.

Mesmo que essa rotatividade no Game Pass possa ser frustrante para alguns, ela é parte do modelo de negócios da plataforma e permite que os assinantes aproveitem novos títulos no serviço.

Mesmo que esses games tenham deixado o serviço, eles continuam acessíveis e valem a recomendação para qualquer fã de videogames que procuram por experiências imersivas.

Categorias:

Xbox
Fale conosco