Fábio Celestino
Jogos digitais aumentam de preço na PSN
Depois da promoção Days of Play, a empresa faz declaração de "condições desafiadoras" do mercado e aumenta os preços do jogos digitais na região brasileira.
Ontem dia 29 de junho uma nova surpresa desagradável chegou para os gamers da plataforma da sony: Diversos jogos digitais receberam reajustes nos preços, subindo significativamente.
PlayStation Plus Abril: Rejustes de preços e novidades
Days of Play: Descontos de até 65%!
Após os reajustes da PlayStation Network Plus, e a promoção Days of Play, devido a declaração completa da empresa:
"A Sony Interactive Entertainment atualizou os preços do conteúdo da PlayStation Store devido a condições desafiadoras de mercado, incluindo taxas de câmbio flutuantes. Como resultado, o Brasil viu um aumento nos jogos e conteúdos adicionais da PS Store. As decisões de preços variam por região e são baseadas no ambiente econômico atual"
Os reajustes de preços para lançamentos era para 399,90 para outubro, mas foi adiantado e agora inclui diversos jogos além dos da PlayStation Studios que seriam os principais afetados. Com isso lançamentos como Death Stranding 2: on the Beach, e outros jogos em pré-venda tiveram aumento de 50 reais. Além disso, diversos jogos subiram os preços, desde jogos antigos como The Las of Us e Bloodborne até independentes como Hollow Kinght.
Contexto: Sony, videogames e Brasil
Diversas manifestações dos brasileiros sobre a situação, em especial no X (Twitter) levam a diversas especulações do porquê do aumento dos preços. Normalmente, preços locais foram introduzidos como uma forma de diminuir os preços na região e garantir que seja possível entregar os produtos com volumes mais satisfatórios e portanto gerar vendas que não ocorreriam se não encaixarem dentro da realidade daquele país.
Devido as condições financeiras da população média brasileira, o consumo tem se reduzido, e com os aumentos nos preços, a tendência é diminuir ainda mais. A estratégia empregada por Sony leva à um questionamento: Se a demanda e o consumo está baixo, a queda do preço de jogos não seria a alternativa?
O aumentar os preços só significa que segundo aos estudos da empresa sobre padrão de comportamento dos compradores no Brasil devem sustentar os fatos de que o aumento não vai impedir que a maior parcela pare de comprar. Ainda, prova que a Sony possui um domínio tão grande sobre seu público, que seus aumentos não afetaram de forma significativa a reputação da empresa.
Assim como a Sony sabe que abaixar os preços e entregar produtos dentro da realidade de uma região (como foi aplicado na época em que a pirataria era exacerbada no Brasil, resultando no sucesso de vendas do PS3 e PS4), o fato de receber em real, uma moeda que sofre com a sua queda, quando a empresa declara seus números aos seus investidores em dólar, significa que uma região que vende em preços menores está não somente lucrando menos mas também proporcionalmente "custando" mais à empresa.
Essa tendências de aumento do mercado é algo que está sendo praticado pelas maiores empresas, como Xbox e Nintendo, mostrando que não há para onde o consumidor correr. A alternativa para jogos mais em conta continua sendo PC, porém depender de uma plataforma como a Steam, sem jogos físicos, significa que se a plataforma parar de funcionar, todas as suas licenças de jogos serão revogadas.
Categorias: