• Home
  • Blog
  • Jogos digitais aumentam de preço na PSN

Jogos digitais aumentam de preço na PSN

Depois da promoção Days of Play, a empresa faz declaração de "condições desafiadoras" do mercado e aumenta os preços do jogos digitais na região brasileira.

Fábio Celestino

Fábio Celestino

Imagem de fundo do produto Jogos digitais aumentam de preço na PSNImagem de fundo do produto Jogos digitais aumentam de preço na PSN

Ontem dia 29 de junho uma nova surpresa desagradável chegou para os gamers da plataforma da sony: Diversos jogos digitais receberam reajustes nos preços, subindo significativamente.

Imagem da notícia PlayStation Plus Abril: Rejustes de preços e novidades

PlayStation Plus Abril: Rejustes de preços e novidades

Imagem da notícia Days of Play: Descontos de até 65%!

Days of Play: Descontos de até 65%!

Após os reajustes da PlayStation Network Plus, e a promoção Days of Play, devido a declaração completa da empresa:

"A Sony Interactive Entertainment atualizou os preços do conteúdo da PlayStation Store devido a condições desafiadoras de mercado, incluindo taxas de câmbio flutuantes. Como resultado, o Brasil viu um aumento nos jogos e conteúdos adicionais da PS Store. As decisões de preços variam por região e são baseadas no ambiente econômico atual"

Os reajustes de preços para lançamentos era para 399,90 para outubro, mas foi adiantado e agora inclui diversos jogos além dos da PlayStation Studios que seriam os principais afetados. Com isso lançamentos como Death Stranding 2: on the Beach, e outros jogos em pré-venda tiveram aumento de 50 reais. Além disso, diversos jogos subiram os preços, desde jogos antigos como The Las of Us e Bloodborne até independentes como Hollow Kinght.

Contexto: Sony, videogames e Brasil

Diversas manifestações dos brasileiros sobre a situação, em especial no X (Twitter) levam a diversas especulações do porquê do aumento dos preços. Normalmente, preços locais foram introduzidos como uma forma de diminuir os preços na região e garantir que seja possível entregar os produtos com volumes mais satisfatórios e portanto gerar vendas que não ocorreriam se não encaixarem dentro da realidade daquele país.

Devido as condições financeiras da população média brasileira, o consumo tem se reduzido, e com os aumentos nos preços, a tendência é diminuir ainda mais. A estratégia empregada por Sony leva à um questionamento: Se a demanda e o consumo está baixo, a queda do preço de jogos não seria a alternativa?

O aumentar os preços só significa que segundo aos estudos da empresa sobre padrão de comportamento dos compradores no Brasil devem sustentar os fatos de que o aumento não vai impedir que a maior parcela pare de comprar. Ainda, prova que a Sony possui um domínio tão grande sobre seu público, que seus aumentos não afetaram de forma significativa a reputação da empresa.

Assim como a Sony sabe que abaixar os preços e entregar produtos dentro da realidade de uma região (como foi aplicado na época em que a pirataria era exacerbada no Brasil, resultando no sucesso de vendas do PS3 e PS4), o fato de receber em real, uma moeda que sofre com a sua queda, quando a empresa declara seus números aos seus investidores em dólar, significa que uma região que vende em preços menores está não somente lucrando menos mas também proporcionalmente "custando" mais à empresa.

Essa tendências de aumento do mercado é algo que está sendo praticado pelas maiores empresas, como Xbox e Nintendo, mostrando que não há para onde o consumidor correr. A alternativa para jogos mais em conta continua sendo PC, porém depender de uma plataforma como a Steam, sem jogos físicos, significa que se a plataforma parar de funcionar, todas as suas licenças de jogos serão revogadas.

Categorias:

PlayStation
PS5
PS4
PlayStation Network

Fique por dentro:
novidades direto no seu e-mail.