Normalmente, embora recheados de jogos desde seu primeiro dia, quase todos os consoles já lançados pelo mundo possuem sua cota de jogos que foram cancelados durante o desenvolvimento. Os problemas que causam esta dura decisão podem variar: Desde falta de perspectivas de vendas, falta de orçamento, desinteresse dos estúdios, as razões são várias.
E no Xbox, linha de consoles da Microsoft, não foi diferente. Eles possuem alguns jogos que foram cancelados, com alguns deixando seus fãs cheios de questionamentos. O que temos para você são três dos mais marcantes projetos cancelados para o console, junto de uma breve explicação para a atitude tomada.
SAM & MAX PLUNGE THROUGH SPACE
Apesar do jogo ter sido cancelado, algumas artes conceituais chegaram na internet, o que dá um pouco da ideia da direção de arte do jogo
A franquia Sam & Max fez seu sucesso nos quadrinhos e posteriormente em uma famosa franquia de jogos para computador. O jogo de 1993, distribuído pela LucasArts, é considerado um dos melhores jogos do gênero point-and-click da indústria. Nos próximos anos, entretanto, houve tentativas frustradas de criar uma sequência para este clássico, resultando em algumas frustrações.
Uma destas frustrações foi o desenvolvimento de Sam & Max Plunge Through Space, jogo que seria lançado em 2002 e um dos primeiros exclusivos para o Xbox clássico. O jogo foi encomendado pela distribuidora LucasArts para o pequeno estúdio Infinite Machine, sob supervisão do criador da franquia, Steve Purcell. O problema não consistia, entretanto, em fatores como inexperiência, intromissão excessiva da distribuidora ou nem mesmo falhas de comunicação. A razão do cancelamento deste jogo foi meramente financeira.
O pequeno estúdio anunciou o jogo sem nem ao mesmo ter terminado de desenvolver seu primeiro jogo autoral: New Legends. Publicado pela THQ, exclusivamente para Xbox, o estúdio contava com o possível sucesso do jogo para financiar o desenvolvimento de Sam & Max. Contando com contatos de seus funcionários, muitos dos quais vindos da própria LucasArts, eles puderam garantir para si os direitos de desenvolvimento do novo jogo.
Resultado: New Legends não foi bem recebido pela crítica, que considerou o jogo mediano, na melhor das hipóteses. Também não foi bem recebido pelo público, vendendo mal o bastante para não cobrir as despesas do estúdio. Sem dinheiro, nem para si, muito menos para Sam & Max, o projeto foi cancelado e o estúdio fechou as portas.
Em entrevista dada para a Telltale Games, preservada em trechos pela Lost Media Wiki, o criador dos personagens Steve Purcell comentou:
“Esperávamos ter um jogo de plataforma sem personagens superficiais ou quebra-cabeças de pulos irritantes, e um jogo de aventura sem a sensação de que nada acontece quando você fica preso. A melhor parte de ter um pitch não publicado é que posso dizer que resolvemos todos os problemas, e teria funcionado perfeitamente, se ao menos tivesse sido feito.”
Há poucas informações sobre como eram os bastidores do jogo, mas é possível encontrar algumas ilustrações que ajudam a entender melhor o conceito do jogo.
FABLE LEGENDS
Fable Legends era a tão sonhada continuação da franquia no ambiente multiplayer online
Mais um jogo cotado para ser exclusivo, desta vez para Xbox One e que foi cancelado, sendo ainda mais doloroso, principalmente para os fãs de Fable e do estúdio Lionhead Studios, também popular por Black & White e The Movies.
Fable Legends seguiria a famosa mecânica da franquia, onde o jogador pode escolher entre uma jornada como o herói ou como o vilão da história. A ideia era trazer o conceito para um ambiente multiplayer online, através do console ou do PC.
Ao longo de 2013 e 2014, diversos trailers e trechos de gameplays foram divulgados, criando assim grandes expectativas acerca do projeto. Em 2016 um beta fechado foi lançado, com um pequeno número de jogadores tendo acesso. Até que repentinamente o jogo foi cancelado. E o estúdio, Lionhead Studios, foi fechado.
Há especulações sobre o que aconteceu durante o desenvolvimento, mas segundo muitos relatos de quem trabalhou no projeto, nem a Lionhead, nem a Microsoft estavam contentes com o desenvolvimento. A Microsoft desembolsou 75 milhões de dólares em um jogo que o próprio estúdio dizia “não ser incrivelmente divertido, sem funções que você espera encontrar em jogos free-to-play”.
A previsão era de que o jogo tivesse uma vida útil de 5 a 10 anos, dependendo da recepção pelo público. A decisão de cancelar o jogo e fechar o estúdio foi tida como inesperada, uma vez que a Lionhead tinha a esperança de que pudessem logo em seguida trabalhar em um possível Fable 4.
PHANTOM DUST REMAKE
Um dos jogos pouco populares que porém conquistou um grande status cult quase recebeu um remake
Phantom Dust é considerado um dos melhores jogos para o Xbox clássico. Mesclando ação e estratégia, o jogo foi lançado com a missão de buscar cativar o público japonês, cético de um console vindo dos Estados Unidos. O jogo foi bem recebido pela crítica, mas vendeu muito mal, tornando-se um dos jogos mais raros do Xbox. Isto não o impediu de se tornar um clássico cult, justificando assim o anúncio de um reboot do jogo.
E desta forma, a Microsoft encomendou um reboot do jogo para Xbox One, com o estúdio Dakside Game Studios sendo incumbido de desenvolver uma nova versão do jogo de 2005. A novidade foi revelada durante a E3 2014, mas logo depois, pouco se ouviu falar.
Em 2015, surgiram os primeiros rumores de que o desenvolvimento não ia nada bem. O estúdio foi fechado em 2016, após sua versão do jogo ser cancelada pela Microsoft. A Dakside Game Studios pediu por mais dinheiro para a Microsoft, buscando continuar com o projeto após uma suposta recepção positiva dos executivos, porém o pedido foi prontamente recusado. A parceria entre as duas empresas fora abruptamente cortada pela Microsoft sem cerimônias.
Mesmo diante deste climão, a Microsoft permaneceu otimista sobre o desenvolvimento de um novo Phantom Dust. Phil Spencer chegou a declarar para o portal Polygon:
“Então... começamos a trilhar um caminho com um desenvolvedor, e não deu certo. Não há — da minha parte, pelo menos — nada negativo nisso: simplesmente nem sempre dá certo. [A chefe de publicação do Microsoft Studios] Shannon Loftis e eu conversamos frequentemente sobre o que queremos fazer com Phantom Dust, então é algo das conversas. Ela tem ideias nas quais está trabalhando e que ainda não me mostrou.”
A Microsoft não conseguiu um substituto para prosseguir com o desenvolvimento e então partiu para um plano B.
Na E3 de 2016, a Microsoft anunciou que o Phantom Dust original seria oficialmente relançado para Xbox One em uma parceria da Microsoft com o estúdio canadense Code Mystics. O lançamento, apesar de tido como um prêmio de consolação para quem se frustrou com o cancelamento do reboot, foi um relativo sucesso, angariando mais de 1 milhão de downloads, muito mais do que o jogo original ousou sonhar. Os usuários do serviço Xbox Play Anywhere também tiveram a oportunidade de receber gratuitamente o jogo para Windows.
Estes são alguns dos jogos cancelados para os consoles Xbox, sendo todos eles exclusivos para o console. Isto é, caso fossem lançados ao público. Nos dias atuais, tudo que restam deles são entrevistas de quem fez parte da equipe de desenvolvimento, além de imagens, vídeos e gameplays do que foi possível ser produzido enquanto pode, restando ao público a pergunta: e se tivessem sido lançados?