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Jogos do Xbox que nunca viram a luz do dia!

Alguns jogos tiveram produções conturbadas e no fim, tiveram o plug tirado da tomada. Conheça alguns exemplos e os porquês de não terem dado certo.

Redação Compare Games

Redação Compare Games

Imagem de fundo do produto Jogos do Xbox que nunca viram a luz do dia!Imagem de fundo do produto Jogos do Xbox que nunca viram a luz do dia!

Normalmente, embora recheados de jogos desde seu primeiro dia, quase todos os consoles já lançados pelo mundo possuem sua cota de jogos que foram cancelados durante o desenvolvimento. Os problemas que causam esta dura decisão podem variar: Desde falta de perspectivas de vendas, falta de orçamento, desinteresse dos estúdios, as razões são várias.

E no Xbox, linha de consoles da Microsoft, não foi diferente. Eles possuem alguns jogos que foram cancelados, com alguns deixando seus fãs cheios de questionamentos. O que temos para você são três dos mais marcantes projetos cancelados para o console, junto de uma breve explicação para a atitude tomada.

 

SAM & MAX PLUNGE THROUGH SPACE

Artes conceituais do jogo Sam & Max Plunge Through the Space

Apesar do jogo ter sido cancelado, algumas artes conceituais chegaram na internet, o que dá um pouco da ideia da direção de arte do jogo

A franquia Sam & Max fez seu sucesso nos quadrinhos e posteriormente em uma famosa franquia de jogos para computador. O jogo de 1993, distribuído pela LucasArts, é considerado um dos melhores jogos do gênero point-and-click da indústria. Nos próximos anos, entretanto, houve tentativas frustradas de criar uma sequência para este clássico, resultando em algumas frustrações.

Uma destas frustrações foi o desenvolvimento de Sam & Max Plunge Through Space, jogo que seria lançado em 2002 e um dos primeiros exclusivos para o Xbox clássico. O jogo foi encomendado pela distribuidora LucasArts para o pequeno estúdio Infinite Machine, sob supervisão do criador da franquia, Steve Purcell. O problema não consistia, entretanto, em fatores como inexperiência, intromissão excessiva da distribuidora ou nem mesmo falhas de comunicação. A razão do cancelamento deste jogo foi meramente financeira.

O pequeno estúdio anunciou o jogo sem nem ao mesmo ter terminado de desenvolver seu primeiro jogo autoral:  New Legends. Publicado pela THQ, exclusivamente para Xbox, o estúdio contava com o possível sucesso do jogo para financiar o desenvolvimento de Sam & Max. Contando com contatos de seus funcionários, muitos dos quais vindos da própria LucasArts, eles puderam garantir para si os direitos de desenvolvimento do novo jogo.

Resultado: New Legends não foi bem recebido pela crítica, que considerou o jogo mediano, na melhor das hipóteses. Também não foi bem recebido pelo público, vendendo mal o bastante para não cobrir as despesas do estúdio. Sem dinheiro, nem para si, muito menos para Sam & Max, o projeto foi cancelado e o estúdio fechou as portas.

Em entrevista dada para a Telltale Games, preservada em trechos pela Lost Media Wiki, o criador dos personagens Steve Purcell comentou: 

“Esperávamos ter um jogo de plataforma sem personagens superficiais ou quebra-cabeças de pulos irritantes, e um jogo de aventura sem a sensação de que nada acontece quando você fica preso. A melhor parte de ter um pitch não publicado é que posso dizer que resolvemos todos os problemas, e teria funcionado perfeitamente, se ao menos tivesse sido feito.”

Há poucas informações sobre como eram os bastidores do jogo, mas é possível encontrar algumas ilustrações que ajudam a entender melhor o conceito do jogo.

 

FABLE LEGENDS

Imagem de capa de Fable Legends e imagens do jogo durante o período de desenvolvimento

Fable Legends era a tão sonhada continuação da franquia no ambiente multiplayer online

Mais um jogo cotado para ser exclusivo, desta vez para Xbox One e que foi cancelado, sendo ainda mais doloroso, principalmente para os fãs de Fable e do estúdio Lionhead Studios, também popular por Black & WhiteThe Movies.

Fable Legends seguiria a famosa mecânica da franquia, onde o jogador pode escolher entre uma jornada como o herói ou como o vilão da história. A ideia era trazer o conceito para um ambiente multiplayer online, através do console ou do PC.

Ao longo de 2013 e 2014, diversos trailers e trechos de gameplays foram divulgados, criando assim grandes expectativas acerca do projeto. Em 2016 um beta fechado foi lançado, com um pequeno número de jogadores tendo acesso. Até que repentinamente o jogo foi cancelado. E o estúdio, Lionhead Studios, foi fechado.

Há especulações sobre o que aconteceu durante o desenvolvimento, mas segundo muitos relatos de quem trabalhou no projeto, nem a Lionhead, nem a Microsoft estavam contentes com o desenvolvimento. A Microsoft desembolsou 75 milhões de dólares em um jogo que o próprio estúdio dizia “não ser incrivelmente divertido, sem funções que você espera encontrar em jogos free-to-play”.

A previsão era de que o jogo tivesse uma vida útil de 5 a 10 anos, dependendo da recepção pelo público. A decisão de cancelar o jogo e fechar o estúdio foi tida como inesperada, uma vez que a Lionhead tinha a esperança de que pudessem logo em seguida trabalhar em um possível Fable 4.

 

PHANTOM DUST REMAKE

Capa de Phantom Dust e imagem de CGI do jogo

Um dos jogos pouco populares que porém conquistou um grande status cult quase recebeu um remake

Phantom Dust é considerado um dos melhores jogos para o Xbox clássico. Mesclando ação e estratégia, o jogo foi lançado com a missão de buscar cativar o público japonês, cético de um console vindo dos Estados Unidos. O jogo foi bem recebido pela crítica, mas vendeu muito mal, tornando-se um dos jogos mais raros do Xbox. Isto não o impediu de se tornar um clássico cult, justificando assim o anúncio de um reboot do jogo.

E desta forma, a Microsoft encomendou um reboot do jogo para Xbox One, com o estúdio Dakside Game Studios sendo incumbido de desenvolver uma nova versão do jogo de 2005. A novidade foi revelada durante a E3 2014, mas logo depois, pouco se ouviu falar.

Em 2015, surgiram os primeiros rumores de que o desenvolvimento não ia nada bem. O estúdio foi fechado em 2016, após sua versão do jogo ser cancelada pela Microsoft. A Dakside Game Studios pediu por mais dinheiro para a Microsoft, buscando continuar com o projeto após uma suposta recepção positiva dos executivos, porém o pedido foi prontamente recusado. A parceria entre as duas empresas fora abruptamente cortada pela Microsoft sem cerimônias.

Mesmo diante deste climão, a Microsoft permaneceu otimista sobre o desenvolvimento de um novo Phantom Dust. Phil Spencer chegou a declarar para o portal Polygon

“Então... começamos a trilhar um caminho com um desenvolvedor, e não deu certo. Não há — da minha parte, pelo menos — nada negativo nisso: simplesmente nem sempre dá certo. [A chefe de publicação do Microsoft Studios] Shannon Loftis e eu conversamos frequentemente sobre o que queremos fazer com Phantom Dust, então é algo das conversas. Ela tem ideias nas quais está trabalhando e que ainda não me mostrou.”

A Microsoft não conseguiu um substituto para prosseguir com o desenvolvimento e então partiu para um plano B.

Na E3 de 2016, a Microsoft anunciou que o Phantom Dust original seria oficialmente relançado para Xbox One em uma parceria da Microsoft com o estúdio canadense Code Mystics. O lançamento, apesar de tido como um prêmio de consolação para quem se frustrou com o cancelamento do reboot, foi um relativo sucesso, angariando mais de 1 milhão de downloads, muito mais do que o jogo original ousou sonhar. Os usuários do serviço Xbox Play Anywhere também tiveram a oportunidade de receber gratuitamente o jogo para Windows.

Estes são alguns dos jogos cancelados para os consoles Xbox, sendo todos eles exclusivos para o console. Isto é, caso fossem lançados ao público. Nos dias atuais, tudo que restam deles são entrevistas de quem fez parte da equipe de desenvolvimento, além de imagens, vídeos e gameplays do que foi possível ser produzido enquanto pode, restando ao público a pergunta: e se tivessem sido lançados?

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