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Linha do tempo Nintendo parte 1: Nascimento (1899 - 1996)

Originalmente a Nintendo era uma empresa de cartas que ao longo dos anos se diversificou até atingir o mercado de videogames no qual se estabeleceu. Sabia mais!

Fábio Celestino

Fábio Celestino

Imagem de fundo do produto Linha do tempo Nintendo parte 1: Nascimento (1899 - 1996)Imagem de fundo do produto Linha do tempo Nintendo parte 1: Nascimento (1899 - 1996)

A Nintendo é original da cidade de Kyoto, conhecida por ser uma das mais antigas e importantes cidades do Japão, sendo até a capital por mais de mil anos. Nessa terra importante para o país, também nasceu uma das mais importantes empresas do ramo de entretenimento do mundo.

Em 1889, Nintendo Koppai e Nintendo Yamauchi foram nomes dados originalmente a empresa, que apesar de supostos significados traduzidos livremente para “deixar a sorte para o céu”; ou “A empresa que pode vender (cartas) Hanafuda” nunca se foi confirmado, como é discutido no livro “The History of Nintendo 1889- 1980”.

Fusajiro Yamauchi, fundou a Nintendo após ter uma empresa vendedora de cal, decidiu ingressar no mercado de cartas para jogos, no caso as cartas hanafuda que significam, “cartas de flores”, traduzido livremente. 

Os baralhos de cartas ficaram conhecidos pela ilustração de Napoleão (nomeados President Hanafuda) em suas caixas, e se tornaram reconhecidas depois de alguns anos de mercado, apesar de um início lento.

Fase 1 : Cartas e os primeiros brinquedos eletrônicos

Imagem mostrando a coleção de cartas hanafuda da Nintendo à esquerda e uma imagem mostrando o Beam Gun à direita

O kit de cartas hanafuda com o Napoleão Bonaparte na caixa foi icônico da empresa. Nos anos seguintes uma das suas criações de maior destaque foi a Beam Gun.

Antes da “Big N” se tornar poderosa na indústria de videogames, seu foco era em diversos tipos de cartas. Durante o período de crescimento original da empresa, existia uma lei anti-jogos de azar que criminalizou as cartas numéricas no Japão. 

Com isso, outros tipos de cartas foram desenvolvidas, com temas não relacionados, para jogos de sentido geral. Porém o que ocorreu foi o envolvimento da Yakuza com o uso de cartas Hanafuda para jogos de apostas ilegais, segundo o artigo do CBR.

Devido a esse fator, diversas empresas que produziam tais cartas decidiram mudar de produtos. Porém a Nintendo persistiu, usando essa queda de produção como uma oportunidade, que levou a duras críticas da imprensa japonesa à empresa.

Em 1949, a Nintendo atingiu outros patamares, com uma parceria com a Walt Disney para criação de jogos de cartas, o que levou a listagem da Nintendo nas bolsas de valores em 1962. Porém, a grande mudança começa com a variação de produtos após o mercado de cartas entrar em declínio nos anos seguintes devido às sanções por conta da segunda guerra mundial. Portanto, em busca de outras opções, Hiroshi Yamauchi, terceiro presidente e carregando o nome de seu avô, investiu em pesquisa para novos produtos, com foco em jogos e brinquedos.

No começo dos anos de 1970, o primeiro brinquedo eletrônico a atingir sucesso surgiu, com Beam Gun.  Esse brinquedo era composto por uma imitação de uma carabina, com alvos que soltavam uma iluminação, que quando detectado pela arma era contado como um acerto, segundo a página do brinquedo no site WE Computers Museum.

Imagem: uma beam gun, seria legal construir um mosaico de vários modelos falando nome e data de lançamento

FASE 2 : Color TV-Game e Game & Watch

Imagem de um Game & Watch à direita e dois modelos diferentes do Color TV-Game à esquerda

Color TV-Game e o Game & Watch foram consoles dedicados que popularizaram a cultura de jogar. TV-Game possuiu várias versões e o Game & Watch dezenas de versões, cada um com seu próprio mini-game.

Até metade dos anos de 1970 as diversas linhas do Beam Gun foram um sucesso para a Nintendo, porém o presidente da época, gostaria de um simulador mais preciso, o que levou ao desenvolvimento em 1973, um sistema de simulação que fez sucesso como uma alternativa ao boliche. No ano seguinte, devido à crise do petróleo, o sistema foi adaptado para os arcades que começaram a ser exportados para a américa e europa.

Segundo o artigo da “Old School Gamer Magazine” de janeiro de 2018, a Nintendo produziu uma versão das suas Beam Guns compatíveis para o Magnavox Odyssey. Segundo a pesquisa do artigo, devido a relação positiva com a empresa americana, nos anos seguintes acabaram por adquirir os direitos de distribuição do console no Japão, somente em 1975. 

Porém, não se sabe se foi somente uma importação dos consoles americanos que já existiam ou se foi criado uma versão japonesa, como outra concorrente fez no final do mesmo ano, fechando contrato e produzindo sua própria versão do Magnavox no japão.

A Nintendo finalmente entra no mercado produzindo seus próprios produtos de videogames com a série de consoles para casa Color TV-game, em 1977; um console produzido em parceria com a Mitsubishi Electronics. Após os primeiros anos de parceria, a Nintendo desenvolveu e produziu independentemente os últimos dois modelos, baseados em jogos arcades da empresa, como explicado no WE Computers Museum

Nessa mesma  época, chega na empresa Shigeru Miyamoto, que se tornaria uma das figuras mais importantes na área de desenvolvimento de videogames na Nintendo. Com o sucesso dos Color TV-game, a Nintendo continuou a desenvolver jogos de Arcade e criou o primeiro videogame portátil da empresa, o Mr Game & Watch, em 1980, juntamente com o lançamento da última versão do Color TV-game.

O sucesso de Game & Watch foi enorme, com 43.4 milhões de vendas, segundo a BBC news. Como cada videogame vinha com a funcionalidade de relógio e um jogo, diversos eram comprados pelas mesmas pessoas. Porém, o maior sucesso, que levou as próximas gerações de videogames da Nintendo, surgiu em 1981: O jogo de arcade Donkey Kong.

Além de ter sido um dos jogos que mais vendeu na década de 1980, também foi onde nasceu o mascote atual e constante da Nintendo: O Mario, que inclusive sua História já foi contada por aqui. Nos anos de 1980, a Nintendo se expandiu no mercado de videogames, incluindo agora um dos consoles que mudou a história: O Famicom (ou NES).

Fase 3: Famicom e Game Boy 

Enquanto na América, devido ao grande fracasso da Atari, pela venda excessiva de jogos de baixa qualidade, o mercado de videogames estava passando por uma recessão que aparentava o fim da febre. Esse marco ficou conhecido como o “Video Game Crash de 1983” dos videogames, que por esse motivo, foi o ano em que os videogames chegaram ao Brasil oficialmente, na tentativa desesperada da Atari de crescer para outros mercados ainda não explorados

O Family Computer (Famicon) ou Nintendo Entertainment System (NES) foi o segundo console da Nintendo. Lançado em 1983, chegava apostando em um video game que lia cartuchos, assim possibilitando uma diversidade que ainda não existia com os video games anteriores da nintendo.

 O Famicon foi um sucesso no japão, porém devido a situação nos Estados Unidos, a Nintendo tentou uma parceria com a Atari para o lançamento do console no território norte-americano. Porém, com a sua oferta rejeitada, a Nintendo tentou a sorte por conta própria. Em 1985, com um visual modificado, aparentando um videocassete, e com o novo nome NES, o console foi lançado. 

Imagem mostrando a capa de diversos jogos à esquerda e o console NES ou Famicom

O NES ou Famicom foi um do mais importantes videogames durante uma época em que os consoles ocidentais estavam em declínio

Para a surpresa dos empresários que acreditavam no fim do mercado, a Nintendo foi capaz de reverter o cenário e popularizar novamente os videogames, com jogos de qualidade e abrindo portas para a concorrência. O NES bateu 61,9 milhões de consoles mundialmente, sendo um sucesso comercial. Sucessos como The Legend of ZeldaSuper Mario Bros. abriram as portas do mercado e prometeram um futuro promissor.

O sucesso para a Nintendo estava longe de acabar. Em 1989 a Nintendo lançou seu último console da década, o Game Boy. Com o nome já estabelecido no mercado, o lançamento foi um sucesso vendendo cerca de 118,6 milhões de consoles ao redor do mundo, em suas diferentes versões, segundo o documento oficial da própria Nintendo. O Game Boy conquistou o mundo com o seu Tetris e as diversas versões dos jogos de Pokémon que posteriormente se tornaria uma febre internacional como uma franquia gigantesca. 

Fase 4 : Super Famicom (Super NES) e Virtual Boy

Capa de diversos jogos de  Super NES à esquerda e um console Super NES modelo americano à direita

Um dos videogames mais icônicos que trouxe jogos lendários como The Legend of Zelda: A Link to the Past, Super Mario World e Donkey Kong Country

Na década de 1990, o mercado se tornava cada vez mais dinâmico e rápido. A competição começou a se acirrar, e a SEGA apresentou o Mega Drive, se mostrando um forte concorrente. A Nintendo, não querendo ficar para trás, desenvolveu o Super Family Computer, ou Super Nintendo Entertainment System, e entrou na era 16-bits, com diversos acessórios e jogos que foram sucessos mundialmente.Lançado em 1990 no Japão, e 1991 nos EUA, o SNES se tornou instantaneamente um sucesso vendendo 49,10 miilhões de unidades ao redor do mundo

O interessante é o segredo que o SNES possuía: Ele não tinha um processador muito potente. Porém, sua arquitetura foi projetada para suportar chips e processadores adicionais, e foi o que a Nintendo fez. Os seus cartuchos de diversos jogos não possuíam apenas os jogos, mas chips adicionais que aumentavam consideravelmente o potencial do console. Era dessa forma que conseguiram reproduzir gráficos em 3D como em Star FoxMario Kart com o famoso “mode 7”, como explica em detalhes o site de Fabian Anglard, mestre em Ciências da Computação, que escreveu quatro livros sobre diferentes jogos e hardware para arcades.

Porém com o sucesso do SNES, a Nintendo também teve um grande fracasso: O Virtual Boy. Conhecido como a primeira tentativa de um videogame portátil com projeção estereoscópica 3D para gráficos em realidade virtual. Porém, devido a diversas limitações, e a dificuldade de jogar com o aparelho em si, o console foi descontinuado com apenas 770 mil unidades vendidas, tendo apenas um ano de vida, de 1995 à 1996. Um dos jogos mais conhecidos foi o Virtual Boy Wario Land, considerado um dos melhores jogos do portátil.

Imgem de vários jogos de Virtual Boy à esquerda e o videogame à direita

O pior fracasso da Nintendo foi o Virtual Boy, porém ele foi a fundamentação de tecnologia 3D que foi aperfeiçoada ao longo dos anos

Outro problema do Virtual Boy era que só existem pouco mais de 20 jogos, e que segundo a IGN, não foram os melhores já feitos. Com isso, controle estranho com dois direcionais e o seu óculos que apenas reproduzia a cor vermelha com fundo preto, que também era acusado de causar dores de cabeças e náuseas, não foi capaz de conquistar o público apesar do seu valor histórico.

Nos anos seguintes, a Nintendo tentou conquistar o espaço dos consoles 3D, competindo com seu antigo projeto frustrado com a Sony, o Playstation. Além disso, o Game Boy Color foi lançado no final da década, sendo a continuação do sucesso de seu antecessor. 

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