Fábio Celestino
Memória Ram mais cara? Entenda sobre
Com a disparada da IA, o aumento de consumo de RAM levou a escassez. Agora os preços de RAM estão subindo rapidamente e afeta os gamers. Saiba mais:
Nos últimos meses o aumento gradativo dos preços das memórias RAM já impactaram o consumidor no mundo todo, e a situação não parece que vai melhorar. Os preços também vão ficar mais caro devido a um novo acordo entre OpenAI e Samsung e SK Hynix, que são os principais produtores globais de RAM, reservando 40% de todos os chips sendo produzido para expansão de data centers e mais, em um investimento de meio trilhão de dólares para os próximos 4 anos.
Dobro do preço, metade da performance
Segundo Dexetro, Jensen Huang, CEO da empresa declarou que "Nvidia evoluiu nos últimos 25 anos de uma empresa de GPU para jogos em uma empresa que agora faz infra estrutura para data centers de IA"
Com esse aumento, até mesmo memórias de gerações anteriores (DDR4) estão subindo em preço. No momento, certos kits de RAM podem ser mais caros que um PS5 nos EUA e o preço de outros dobraram.
O problema de uso de memória RAM em IA tem sido um fator limitante para o mercado de games nos últimos anos, em especial para a Nvidia, que é um grande "player" nesse mercado, e com isso resolveu diminuir o uso de RAM em suas placas de videos e ainda declararam publicamente que a produção de placas de vídeo são secundárias: Seu verdadeiro mercado é o de "infra estrutura para IA".
Essa situação levou a uma última geração de placa de vídeo considerada por muitos como "agridoce" entregando poucas melhoras de performance com altos preços, algo contrário o que normalmente ocorre, devido ao barateamento de tecnologias ao longo do tempo.
Com isso a AMD acabou aproveitando o cenário para melhorar suas tecnologias e se aproximar, ainda com certa dificuldade, da performance e recursos para se equiparar as placas de vídeo da marca.
O efeito no mercado de consoles
Até o momento, a Xbox não confirmou mas é possível que o preço de seus consoles subam novamente pelo aumento dos preços das RAM em até 10%. Isso tornaria ainda mais insalubre a compra de um console da marca, já que sua produção e distribuição já está reduzida e a comercialização de jogos físicos já foram reduzidas globalmente, embora sem confirmação oficial.
a PlayStation e agora a Steam com seu Steam Machine, e Nintendo com o Switch 2, não declararam nenhuma atualização de preço e não é algo que é um rumor no momento; Mas é importante considerar que o preço do Steam Machine já estará em um mercado que a RAM é mais cara, e tanto a Nintendo e PlayStation podem ter contratos renovados de produção que protejam os valores das suas RAMs pelos próximos anos.
Confira as últimas notícias da indústria dos games aqui no Compare Games!
Avaliação da Comunidade
O que achou deste conteúdo?
Compartilhar:
Comentários (0)
Categorias: