Redação Compare Games
Microsoft fecha estúdio e cancela Everwild e Perfect Dark
A Microsoft está passando por um dos momentos mais críticos de sua história recente no setor de games. Clique e entenda os motivos.
A Microsoft está passando por um dos momentos mais críticos de sua história recente no setor de games. Em julho de 2025, a empresa anunciou oficialmente o fechamento de diversos estúdios ligados à divisão Xbox, incluindo o The Initiative, criado em 2018 com grandes promessas e que simbolizava a ambição da marca de revitalizar seu portfólio com projetos originais e impactantes.
O cancelamento do aguardado reboot de Perfect Dark, que estava em desenvolvimento pelo The Initiative em parceria com a Crystal Dynamics, marcou o fim melancólico de uma das apostas mais ousadas da Microsoft na última década.
O fim de uma promessa e reboot cancelado
O trailer que revelou o gameplay do ano passado de Perfect Dark é a única demonstração oficial
A decisão pegou muitos de surpresa, especialmente considerando o histórico do estúdio. Fundado com o objetivo de ser um “AAA super estúdio”, o The Initiative reuniu talentos experientes da indústria, vindos de empresas como Naughty Dog, Rockstar, Santa Monica Studio e Crystal Dynamics.
A promessa da empresa era entregar jogos ambiciosos e inovadores, começando com o reboot de Perfect Dark, franquia clássica dos tempos do Nintendo 64 e posteriormente relançada no Xbox 360. Apesar das altas expectativas, o projeto enfrentou inúmeras dificuldades ao longo dos anos, incluindo trocas de liderança, problemas de direção criativa e atrasos no desenvolvimento.
A chegada da Crystal Dynamics como co-desenvolvedora em 2022 foi vista por muitos como um esforço de resgate, uma tentativa de salvar um projeto que já mostrava sinais de crise interna, porém, mesmo com o reforço, o jogo nunca conseguiu atingir o nível de consistência esperado.
Relatórios apontam que o desenvolvimento passou por diversas reinicializações e mudanças de escopo, tornando inviável sua continuação. Quando o anúncio oficial do cancelamento veio, junto com a confirmação do fechamento definitivo do The Initiative, muitos na indústria já viam isso como inevitável.
Projetos grandes atingidos pela nova estratégia
Everwild era o novo título anunciado pelo Rare depois de muitos novos sem um
Perfect Dark não foi o único projeto afetado, outros títulos de peso também foram cancelados ou colocados em hiato indefinido, entre eles o Everwild, da Rare, que havia sido revelado com um trailer visualmente impressionante, mas cujo conceito nunca ficou totalmente claro.
O jogo passou anos em desenvolvimento sem grandes atualizações, e acabou sendo mais uma vítima da nova estratégia da Microsoft. Também foi encerrado o projeto de um MMORPG inédito, desenvolvido pela ZeniMax Online Studios, conhecido internamente pelo codinome Project Blackbird. Diversos outros projetos que sequer chegaram a ser anunciados publicamente foram cancelados nos bastidores e uma demissão em massa também foi anunciada.
O impacto das mudanças na divisão Xbox
Essas decisões fazem parte de uma reestruturação ampla dentro da Microsoft Gaming, que agora foca seus esforços em franquias estabelecidas e no ecossistema do Game Pass.
A nova orientação estratégica, liderada por Matt Booty e Phil Spencer, busca reduzir os riscos e otimizar os recursos, investindo em jogos que garantam retorno mais previsível, como Halo, Call of Duty, Forza e The Elder Scrolls, e apostando no crescimento da IA e na integração entre jogos e serviços em nuvem.
Em meio a tudo isso, cerca de 9 mil funcionários da Microsoft foram demitidos, atingindo diversas áreas da empresa, mas com impacto especialmente severo na divisão de jogos. Estúdios como Turn 10 (responsável por Forza Motorsport), Raven Software e partes da King (de Candy Crush) também sofreram cortes significativos.
O The Initiative, estúdio da Microsoft, foi encerrado por completo, deixando para trás um histórico de ambição, promessas não cumpridas e um exemplo claro dos desafios de se construir um novo estúdio de alto desempenho do zero.
Preocupações sobre o futuro da marca Xbox
The Initiative foi um dos estúdios afetados e que representam uma mudança grande nas prioridades da empresa no momento
As reações à onda de cancelamentos e cortes foram intensas, diversos desenvolvedores veteranos expressaram frustração nas redes sociais, enquanto parte da comunidade gamer criticou a falta de clareza e a aparente desconexão entre a visão criativa e as decisões de negócios da empresa.
A crítica mais comum é que a Microsoft está matando a própria identidade de criadora de jogos inovadores, em troca de um modelo mais corporativo, seguro e centralizado em assinaturas e algoritmos.
Outros apontam que, embora cortes e fechamentos sejam comuns em fases de transição tecnológica como agora, com a ascensão da IA, a forma abrupta como tudo aconteceu pode prejudicar a confiança de desenvolvedores independentes em se associar à marca Xbox.
Ainda assim, executivos da Microsoft reforçam que mais de 40 projetos continuam ativos dentro da divisão Xbox Game Studios, com promessas de novidades significativas até 2026. O desafio agora é cumprir essas promessas e recuperar a confiança de jogadores e criadores.
O fechamento do The Initiative, mesmo com todos os seus problemas internos, representa mais do que o fim de um estúdio: é um símbolo do fim de uma era em que a Microsoft buscava ser mais do que uma plataforma, ela queria ser referência criativa no desenvolvimento de jogos originais e marcantes.
Resta saber se, ao focar em segurança e escala, a empresa não estará abrindo mão do tipo de ousadia que alimenta a paixão da comunidade gamer.
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