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MindsEye: Jogo não atinge as expectativas

Apesar das promessas de Leslie Benzies (ex-Rockstar Games) o jogo entrega vários problemas de desempenho, e tem apenas 42% de aprovação na Steam

Fábio Celestino

Fábio Celestino

Imagem de fundo do produto MindsEye: Jogo não atinge as expectativasImagem de fundo do produto MindsEye: Jogo não atinge as expectativas

O novo jogo lançado ontem, no dia 10/06 que prometia entregar uma experiência comparável com GTA, em especial focando em sua história cinemática focada em inteligência artificial, tecnologia e corrupção. Porém, até o momento, o jogo não recebeu boas criticas, em especial na Steam.

Aceitação baixa, diversas reclamações e decepção

Imagem mostrando algumas análises positivas e negativas sobre o jogo, em especial as negativas que são maioria na plataforma Steam

Na Steam o jogo atingiu baixa aprovação, e pouco total de jogadores mesmo no lançamento, com apenas 3 mil e 800 jogadores simultâneos

A promessa pelo ex-Rockstar, Leslie Benzies, era que o jogo entregaria uma grande ação em terceira pessoa, assim como seus trabalhos anteriores, com um mundo aberto explorável e uma história envolvente e cinemática. Porém a realidade do jogo não é exatamente essa:

MindsEye na verdade é um jogo linear que se passa em um mapa aberto, portanto você segue entre diversas missões preestabelecidas. A grande diferença é que a cidade não é viva e reativa como os GTAs, conhecidos pela variedade de interatividade, mini-games, variedade de roupas e conteúdo secundário, como coletar itens.

A inteligência artificial e falta de reação dos NPCs também mostra uma situação bem cômica, que ao assassinar alguma pessoa convencional, não há reação da polícia, ou consequência dos seus atos. Alguns dos NPCs nem fogem da situação, tornado um mundo estéril, ao invés de vivo.

Outro problema notado pelas críticas é a jogabilidade, que apesar de funcionar, não é exemplar. Poucas armas, falta de variedade, falta de melhorias, não existe outras formas de abordar inimigos além de combate direto e até o conteúdo secundário é aleatoriamente apresentado pelo mapa sem uma introdução ou narrativa. O jogo acaba se tornando um simples linear em terceira pessoa com jogabilidade subpar do que normalmente um jogo desse porte apresenta.

Crashes, bugs, e suspenção de campanha com criadores de conteúdo

Imagem mostrando uma batida de carros desproporcional e surreal à esquerda, e uma imagem de um rosto humano deformado devido a um problema na renderização do personagem à direita, no jogo MindsEye

Diversos glitches como deformação de rostos e engavetamento de carros que funcionam de forma errada e acabam levando a explosões e arremessos de carros como se fossem de brinquedos são ocorrências comuns

Além dos problemas citados o jogo possui grave problema de performance, sendo que no PC é difícil de conseguir atingir 60fps. Já nos consoles, PS5 e Xbox S|X, o jogo roda somente a 30 fps, ainda com dificuldades. O jogo apresenta diversos travamentos, algo comum para jogos da Unreal Engine 5 que não foram bem otimizados.

Além disso, o jogo possui um roadmap de lançamento, que inclui futuramente a implementação de multijogador e mais conteúdo, porém com o lançamento conturbado o questionamento é se o jogo estará disponível até todo o conteúdo prometido será devidamente entregue.

Uma das melhores funções é que como MindsEye foi desenvolvido em uma ferramenta customizável, a Everywhere, o jogo também inclui um modo de criação de suas próprias missões, o que pode dar uma sobrevida para os que estiverem mais interessados em jogar.

Além disso, foi relatado que o jogo tem vários problemas de fechar sozinho e parar de funcionar no PC e mesmo nos consoles. Isso é um problema que pode tornar bem difícil conseguir jogar até concluir toda a sua campanha.

Outro acontecimento é que foi reportado que alguns criadores de conteúdos tiveram suas campanhas de lançamento para divulgação do jogo canceladas, devido a diversos problemas ao vivo na demonstração do jogo. Isso acabou gerando constrangimento e situações estranhas para os criadores, que haviam se programado para esse lançamento.

Apesar da decepção, o jogo ainda é uma plataforma que pode ser aprimorada, e com as devidas melhorias, e adição de conteúdo para explorar a linda cidade de Redrock, que é fielmente inspirada em Las Vegas, o jogo possui um potencial de entregar uma experiência melhor. As cenas cinematográficas também mostram qualidade e tentativa de manter uma narrativa coesa, apesar do roteiro do jogo não ajudar, com personagens estranhos e com falas curiosas.

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