Quando falamos de jogos mobile, já se pensa em mini games, ou jogos mais curtos e simplificados, como é o caso dos jogos da Nintendo na plataforma, que faz isso propositalmente. Mas existem casos como Dead by Daylight, GTA: Trilogy - The Definitive Edition, até o famigerado Minecraft: Bedrock Edition.
Existem certas diferenças entre os diversos tipos de jogos: Existem os ports completos, que são fiéis às versões originais, com todas as mecânicas, apenas com certas limitações gráficas e de performasse devido ao desempenho dos smartphones; Existem também os jogos que são adaptações mobiles, que acabam excluindo funcionalidades do original em prol de serem mais fáceis e intuitivos de jogar nos celulares.
Em alguns casos, existem também os ports inversos, em que originalmente um jogo mobile ganha um sucesso tão grande que são convertidos em versões para PC e outros consoles, com todas as funcionalidades originais, e até mais melhorias.
Todos os jogos citados estão disponíveis nas lojas da Google Play Store e App Store da Apple, com algumas exceções que serão comentadas sobre. É válido lembrar que os jogos podem também ser jogados por emulação em computadores, e que é uma forma que diversas pessoas preferem jogar vários desses jogos.
Versão mobile: Jogos adaptados para smartphones
Apesar de visualmente muito similares, existem grandes diferenças de jogabilidade entre ambas as versões do jogo!
Os casos de jogos como League of Legends : Wild Rift e Stardew Valley são exemplos de excelentes jogos que tentam adaptar o sucessos dos jogos originais para as versões mobile.
League of Legends: Wild Rift é uma versão adaptada do MOBA homônimo que é considerado por alguns como a versão melhor do jogo, já que o original sofre com diversos problemas de balanceamento e preocupação com o cenário competitivo de forma mandatória, devido a grande importância do lado e-Sports do jogo.
Em geral, Wild Rift mantém todas as funções básicas do jogo original, simplificando e acelerando a jogabilidade. Isso faz com que a duração média das partidas seja menor, mais fluida e que incentive mais os invocadores a serem mais agressivos. Em geral, não é um jogo tão competitivo, e leva um certo grau de frustração para quem espera exatamente o mesmo jogo que na versão de PC. Também, como é um jogo que exige mais pensamento rápido, pode ser fácil perder uma partida e não entender exatamente o que aconteceu.
Outro jogo popular e que é uma adaptação um pouco diferente é o Dead by Daylight Mobile que acabou por ser diferente, principalmente por que é gratuito e possui elementos de gacha e loot box, diferente do jogo original. Além disso, a versão mobile possui cosméticos diferentes e menos personagens que a versão original. Porém, o jogo ainda assim se mantém fiel na questão de jogabilidade.
Como existem muitas atualizações e com uma grande variedade de smartphones diferentes, o desempenho pode variar muito de pessoa para pessoa, e diferente da versão original, que é leve para a maioria dos computadores modernos, a versão mobile pode exigir bastante do celular. O review de Polygon foi bem positivo, e demonstra como foi uma boa influência para fazer pessoas experimentarem o gênero MOBA no celular.
No caso de Stardew Valley o jogo tenta recriar o mais fielmente o original, porém algumas alterações foram feitas, como controles adaptados para mobile de forma dinâmica, o que facilita vários aspectos do gameplay. Uma limitação, é que não existe diagonal no celular, e também sem opções cooperativas do jogo, porém, se você joga no computador também, você pode transferir seus dados para a outra versão e continuar jogando!
Crossplay e cross plataform: Os que funcionam em vários dispositivos
Esses são três exemplos de jogos gratuitos que também apresentam a possibilidade de jogar em uma grande gama de dispositivos sem perder seu progresso conquistado!
Uma coisa interessante é que existem jogos como Fortnite que atualmente se encontra removido da Play Store e da App Store devido a grandes diferenças entre as empresas, mas pode ser instalado a partir da loja da própria Epic.
Sendo assim, é possível não somente jogar entre qualquer plataforma que tenha o jogo ( Playstation, Xbox, Switch, PC, iOS e Android) como também jogar com amigos online e ter sua progressão compartilhada de uma plataforma para a outra.
Fortnite é um grande sucesso que dispensa introduções, que se consolidou devido a introdução do modo Battle Royale, que se popularizou devido ao PUBG : Battlegrounds. Originalmente contava com modos cooperativos, que agora se tornaram mais secundários.
As grandes diferenças entre Fortnite no mobile é relacionado aos gráficos e performance, pois como é o mesmo jogo em todas as versões, e é possível jogar entre elas, as únicas limitações tem a ver com o dispositivo.
Uma empresa que impressiona em jogos que tem progressão multi plataforma e também multiplayer entre as plataformas é a miHoYo. No caso dessa desenvolvedora, seus principais jogos como Honkai Impact 3rd, Genshin Impact, Honkai: Star Rail e o novo jogo Zenless Zone Zero são todos compatíveis com cross play. Em alguns casos, não existe multiplayer direto, mas todos são multi plataforma com a possibilidade de manter o mesmo save em todas as diferentes plataformas!
Ports para PC: Os jogos de vieram do mobile para as outras plataformas
Os três jogos foram inicialmente pensado em versões mobiles que eventualmente ganharam ports para consoles.
Em alguns casos menos comuns, diversos jogos estão se tornando disponíveis em outras plataformas, dos quais originalmente eram somente para celular. Um caso é o jogo que já foi comentado antes, o Honkai Impact 3rd que recebeu versão para PC e mac após alguns anos do seu lançamento para PC.
Uma outra empresa que costuma a fazer o caminho inverso, é a Square Enix, em que diversos jogos da séries Final Fantasy são ports de versões que foram primeiro para o mobile e depois convertidos para PC e outras plataformas. É interessante saber que a maioria desses jogos já são “versões novas de jogos antigos”, sendo todos remakes ou remasters.
Outro remaster que ganhou notoriedade foi o GTA: Trilogy- The Definitive Edition da Rockstar. O jogo que recebeu diversas críticas por problemas gráficos e bugs, tem uma origem curiosa: A versão base desses jogos é a mobile.
Originalmente os três GTA inclusos no pacote são para Playstation 2, Xbox e PC, mas tiveram ports para iOS e Android posteriormente, e essas foram usados para os remasters que causaram uma tremenda má impressão por diversos problemas, que levou a Rockstar pedir desculpas pelo jogo, segundo tecnoblog.
Um outro exemplo que o sucesso levou ao lançamento no PC, Playstation, Nintendo e Xbox foi o caso do jogo brasileiro Horizon Chase. Originalmente lançado em 2015, é um jogo inspirado nos antigos jogos de corrida, como Top Gear, que inclusive teve o compositor original participando do jogo brasileiro.
A versão Horizon Chase Turbo teve vários upgrades, como novos carros e mapas e melhores gráficos. O jogo se tornou um tremendo sucesso, ganhando uma continuação para Apple Arcade em 2022, que posteriormente chegou ao PC e Switch em 2023. Já jogou algum desses jogos ou queria que algum outro fosse crossplay ou então recebesse um port? Conte para nós!