Fábio Celestino
Mojang remove ofuscação de código do Minecraft Java
Em uma declaração feita ontem, a empresa deixou o código fonte do jogo disponível, facilitando a criação de mods para o jogo. Leia mais!
Ontem uma entrada no blog oficial do Minecraft pela equipe da Mojang foi anunciado que será removido a ofuscação do código fonte do jogo. Isso significa que agora será mais fácil entender como funciona o Minecraft e vai simplificar a vida para os modders!
Decisão da Mojang e história da ofuscação
O mês passado foi marcado por mais uma atualização chamada a "era do bronze" nas quais várias novidades foram implementadas.
O artigo escrito pela equipe diz que desde um longo período a versão Java do jogo teve seu código ofuscado por que era uma prática comum de desenvolvimento de jogos. Ofuscar o código significa que o real código por trás do jogo- o chamado código-fonte- não era possível de ver em sua totalidade. Isso significava que para modificar o jogo, os modders tinham que juntar forças para tentar entender pedaços de códigos e tentativas e erros até conseguir fazer uma engenharia reversa de como funcionava as coisas dentro do jogo.
Com essa mudança, significa que qualquer pessoa que tem o jogo em seu PC pode ler na totalidade como o jogo foi escrito, isso significa que além de tornar mais simples a manutenção e atualizações do jogo, também ficará simples para qualquer um modificar o jogo e até mesmo criar suas próprias versões.
Em 2019 a própria mojang criou "mapas de ofuscação" que ajudava os criadores de conteúdos modificados a conseguirem "navegar" o código do jogo, ganhando acesso mais completo e mudando as coisas com maior facilidade.
A nova declaração também se preocupa com os mods atuais e anuncia que o jogo vai lançar uma versão experimental para os modders poderem testar os seus projetos e ajustar para a nova versão. Além disso, após a próxima grande atualização, o jogo não terá mais ofuscação de código.
Eles também anunciaram que isso foi feito justamente para facilitar a vida dos modders e para criar logs de crashes e facilitar o debugging do jogo.
Durante o início do projeto como Minecraft era importante ter seu código protegido devido ao grande sucesso, o que poderia levar a espionagem de outros desenvolvedores na hora de criar seus próprios jogos, algo que aconteceu com o jogo mesmo com essas decisões.
Com o tempo e estabelecimento do jogo como algo em que não se há mais a preocupação, o objetivo é tornar a comunidade mais forte para manter o jogo ativo o quanto tempo por possível, e essas decisões mostram boa fé do estúdio. Agora correções de bugs e novos mods incríveis podem ser criados com maior facilidade!
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