A acessibilidade nos games é algo que vem sendo pensado pelos grandes desenvolvedores apenas nos últimos anos, entretanto, com grandes esforços para que os consoles e os computadores se tornem mais acessíveis por quem possui qualquer tipo de dificuldade motora com um controle comum, ou com elementos gráficos dos videogames.
Mas, o que vem sendo feito de concreto pelas empresas? Na Nintendo, por exemplo, podemos identificar algumas funções de acessibilidade em certos jogos da companhia, como trouxe o site Nintendo Life, porém este pensamento ainda está muito atrás de outras empresas da indústria, que buscam melhores opções de acessibilidade para seus jogos. Trouxemos alguns exemplos destes jogos para você conferir as funções:
SUPER MARIO ODYSSEY
Apesar de muitas funções de Super Mario Odyssey dependerem do movimento dos Joycons, o jogo também oferece a opção de usar botões para as habilidades de Cappy, o chapéu que permite ao Mario controlar outros personagens. Embora o uso dos botões seja menos preciso, é uma alternativa útil para quem tem dificuldades com os controles de movimento.
Além disso, o jogo inclui o "Assist Mode", ou modo assistência, ideal para jogadores que têm dificuldade em progredir. Esse modo oferece até 9 pontos de saúde para Mario e permite que ele se recupere apenas ficando parado, facilitando o avanço em áreas mais difíceis. Sendo a captura de Power Moons um elemento principal do jogo, com alguns destes em locais difíceis de acessar, auxílios como este serão necessários para certos públicos.
ANIMAL CROSSING: NEW HORIZONS
Animal Crossing: New Horizons é naturalmente acessível para a maioria dos jogadores. O simulador de vida, onde o jogador vive em uma ilha cheia de animais simpáticos, é ótimo para pessoas com dificuldades sociais. Isso foi uma das razões pelas quais o jogo foi um dos mais vendidos em 2020, durante a pandemia de COVID-19.
Para pessoas com histórico de ansiedade, o jogo permite modos de comunicação entre jogadores de maneira mais acessível, permitindo, por exemplo, a expressão por meio de gestos do personagem dentro do jogo, ou por pequenas mensagens de texto.
Entretanto, ainda há alguns elementos do jogo que necessitam de dicas audiovisuais. A pescaria, por exemplo, é realizada com o ouvir da boia e com a vibração do controle, o que pode tornar as coisas mais difíceis para quem possui deficiência auditiva, ou dificuldades na área sensorial.
ACESSÓRIOS PARA NINTENDO SWITCH: MAIS PESSOAS JOGANDO!
Videogames devem ser para todos, sem exceção! E as funções de acessibilidade não se restringem a modos que certos jogos possuem para facilitar a vida dos jogadores. Dependendo da situação, também podem ser utilizados controles especiais, que colocam pessoas com deficiências no mesmo nível de jogadores sem deficiência alguma.
É o caso da famosa fabricante de controles Hori, que desenvolveu para Switch um controle especial, para que todos os jogadores, não importa sua dificuldade, possam desfrutar do melhor que o Nintendo Switch (e o computador, uma vez que o controle é compatível com PC) tem a oferecer.
O Hori Flex, além de possuir botões próprios, também pode se conectar a kits, com analógicos e botões especiais para cada necessidade especial do jogador. Além disso, o controle é completamente reprogramável, permitindo que você ajuste o esquema de botões da forma que mais julgar melhor para a jogatina.
Isto é um grande avanço para que todos possam desfrutar os jogos de Switch, com o bônus de também aproveitar inúmeros jogos de computador, como os disponíveis na Steam. Além disso, coloca a Nintendo em uma posição de igual para igual com a Sony e a Microsoft, que disponibilizam controles acessíveis para o Playstation e o Xbox.
OVERJOYED: ACESSIBILIDADE COM O TOQUE DE UM BOTÃO
Diante das dificuldades que pessoas com deficiência encontravam ao tentarem jogar os jogos de Nintendo Switch, Anthony DeVergillo, um expert de comunicações, no comando da ONG Our Odyssey, elaborou uma solução acessível: o controle virtual OverJoyed.
A solução busca melhorar a condição daqueles com condições especiais ou raras, permitindo que possam desfrutar de seus jogos favoritos com uma interface programável, onde o jogador mapeia os comandos para uma interface circular, com diversos botões posicionados para que você possa programá-lo da forma que mais julgar adequado. Esta interface permite que o jogador seja capaz de jogar com poucos, com um ou até mesmo com nenhum botão, por meio de captura facial e ocular.
Em entrevista para a Nintendo Life, Anthony declarou:
"O nome do controle é OverJoyed porque é um joystick sobreposto (overlayed joystick), mas também é uma sensação que você tem quando consegue jogar um jogo novamente". Anthony sofre de Distrofia Muscular de Duchenne, e notou ter dificuldades com as Joycons ao jogar Super Mario Odyssey.
As dificuldades em poder realizar atos como salvar o jogo (o que requer apontar o controle para a televisão), foi o estopim para Anthony buscar uma possível solução, não somente para ele, mas para todos com problemas similares. E embora a solução tenha surgido inicialmente para Switch, felizmente o Overjoyed também está disponível para PC, Xbox e PlayStation.
OVERJOYED E 8BITDO
Na mesma entrevista para a Nintendo Life, ficou a recomendação de uso da interface Overjoyed com o controle bluetooth 8BitDo Micro. O próprio Anthony ressaltou o apoio que a marca dá para a interface:
"Na verdade, tudo começou comigo entrando em contato com eles e dizendo: 'Quero poder jogar o Switch, vocês podem ajudar? Estou muito feliz, quero que [ele] funcione com o Switch.' Eles responderam, acho que em cinco horas, e disseram: 'Gostaríamos muito de ajudar. Vamos [ver] o que podemos fazer.'"
A acessibilidade, enfim, chegou aos videogames, ainda que empresas como a Nintendo ainda esteja e engatinhando nesta empreitada. O importante é que, como já ressaltado, os videogames são para todos, e assim, acessórios que melhores a acessibilidade sempre serão bem-vindos pela indústria.