A 15ª temporada de Overwatch 2, que chegou no dia 18 de fevereiro, trouxe muitas novidades que agradaram os fãs antigos da franquia e atraíram novos jogadores. Entre elas, está o retorno das loot boxes, que estavam ausentes desde o lançamento do título.
As mudanças do jogo trouxe também novas habilidades dos heróis, mas como os jogadores têm reagido a essas alterações? E será que isso é o suficiente para reverter a queda de popularidade que o jogo enfrenta frente ao concorrente Marvel Rivals?
Nova reputação para os heróis
O jogo conseguiu recuperar sua reputação na Steam com a última temporada!
As avaliações mais recentes de Overwatch 2 na Steam apresentam resultados positivos para a Blizzard. Até o dia em que este texto foi produzido, 43% das 5.325 avaliações de usuários deixadas nos últimos 30 dias foram positivas, um bom resultado se compararmos com o histórico de críticas negativas que o jogo recebeu desde o seu lançamento.
A nova atualização está atraindo novamente a base de jogadores, e o retorno das loot boxes gratuitas e as melhorias no balanceamento das habilidades dos heróis parecem ser os principais responsáveis por essa mudança de clima.
As novidades de Overwatch 2 na temporada 15
Confira o trailer da última temporada de Overwatch 2!
O lançamento da 15ª temporada de Overwatch 2 chega alterando completamente a maneira como o game é jogado. Essas mudanças ocorreram em meio a uma pressão sobre a Blizzard para atrair novamente o interesse e o entusiasmo dos gamers pela franquia, já que atualmente ela enfrenta a forte concorrência de jogos como o popular hero shooter Marvel Rivals, da NetEase.
Loot Boxes de volta
Depois de muitos pedidos do público as loot boxes estão de volta!
As loot boxes foram uma das características mais polêmicas e populares do primeiro Overwatch, permitindo aos jogadores desbloquearem skins e outros itens cosméticos aleatórios. Mas quando o segundo game da franquia foi lançado, a Blizzard decidiu mudar para um sistema de battle pass, deixando alguns jogadores frustrados devido à necessidade de realizar pagamentos para conquistar estes itens, com uma crítica voltada para a monetização excessiva do jogo.
Na nova temporada, as loot boxes foram reintroduzidas, agora de forma gratuitas, o que gerou uma onda de otimismo entre os jogadores. Essa novidade traz um equilíbrio melhor entre itens que exigem pagamento e o que é possível conquistar com a sorte. O battle pass ainda continua disponível e traz itens exclusivos aos pagantes.
Aprimoramentos para os heróis
Outra mudança foi a introdução de aprimoramentos para os heróis. Alguns personagens receberam melhorias nas suas habilidades e outros tiveram suas mecânicas repensadas para reduzir a dominância no campo de batalha. Agora cada herói pode escolher entre duas vantagens durante uma partida.
No nível dois, os jogadores têm a opção de escolher uma vantagem menor, que aprimora um aspecto básico do herói, como a habilidade de Orisa que recupera calor com acertos críticos no tiro primário. Já as vantagens maiores podem modificar a jogabilidade, como substituir a habilidade Giro de Dardo de Orisa por uma versão mais poderosa ou até mesmo transformar seu Dardo Energético em um projétil carregável, com aumento de velocidade e poder. Além disso, as escolhas são do tipo “ou, ou”, fazendo o jogador decidir qual vantagem prefere.
O objetivo dessa mudança foi tornar o jogo mais acessível e equilibrado, especialmente com o objetivo de oferecer mais diversidade de estratégias, e isso refletiu nas críticas mais positivas com a 15ª temporada, com muitos jogadores destacando que a experiência ficou mais prazerosa e variada.
Novos heróis e modo competitivo
A nova personagem disponível Freja!
A temporada 15 trouxe também o modo Stadium, baseado em rodadas 5v5, onde os jogadores acumulam dinheiro entre as partidas para melhorar seus heróis. Além de melhorar atributos básicos, é possível desbloquear modificações, como permitir que o Reaper voe em sua forma Wraith. A empresa já sinalizou que novas vantagens podem ser introduzidas no futuro.
Essa novidade também apresenta o modo de terceira pessoa, onde os jogadores podem visualizar o campo de batalha de forma mais detalhada e as modificações em ação. A Blizzard informou que o modo contará com 14 heróis, mas com o tempo irão adicionar novos heróis, mapas e modos.
Em novos personagens, temos Freja, uma caçadora de recompensas dinamarquesa que ataca seus inimigos com uma besta, enchendo seus alvos de parafusos explosivos. Também temos Aqua, um herói com habilidades baseadas em água.
GOATs
O antigo modo 6x6 do Overwatch original está de volta!
Além das loot boxes, os GOATs também estão de volta no Overwatch Classic na 15ª temporada. O modo traz a formação clássica de três tanques e três suportes, algo que foi um marco no competitivo do jogo. O game também introduziu uma fila competitiva 6v6, permitindo até dois tanques por time.
Novidades no modo competitivo
Uma das mudanças no modo competitivo foi o sistema de banimento de heróis, que permite que as equipes excluam heróis de cada partida, aumentando a estratégia e criando um nível extra de tática. Também foi implementada a votação de mapas, e agora os jogadores escolhem o cenário em que querem jogar, deixando as partidas mais emocionantes e menos repetitivas.
Novas skins
Zenyatta ganhou uma nova skin customizável! e mais!
Novos visuais chegaram para vários heróis, incluindo um visual Mythic para Zenyatta, inspirado em um dragão Pixiu, e outros visuais para personagens como Doomfist, Tracer, Junker Queen e Widowmaker. Há também novas skins para armas e eventos sazonais, como a colaboração com o grupo de K-pop LE SSERAFIM, com itens exclusivos para os fãs da cultura pop.
O impacto de Marvel Rivals em Overwatch 2
Marvel Rivals passa por um momento duvidoso para o público devido as demissões
Enquanto Overwatch 2 tenta se reerguer, outros títulos continuam conquistando o mercado de jogos de tiro e ação. Um dos concorrentes mais notáveis é Marvel Rivals, que alcançou um pico de 305.816 jogadores simultâneos no Steam nas últimas 24 horas após sua última atualização, colocando o título como destaque e superando Overwatch 2 em termos de popularidade.
Apesar do sucesso, um fato recente gerou preocupação dentro da comunidade de Marvel Rivals e também no mercado de jogos em geral: demissões e cortes na NetEase, a desenvolvedora responsável pelo título.
O antigo diretor da NetEase Games, Thaddeus Sasser, revelou em um post no LinkedIn que ele e sua equipe nos Estados Unidos foram desligados, mesmo após o sucesso do game, e a desenvolvedora chegou a comentar que as demissões aconteceram devido a razões organizacionais e para otimizar a eficiência do desenvolvimento.
O time principal de desenvolvedores do game, localizado em Guangzhou, China, segue comprometido com o futuro do jogo, e a NetEase garantiu que continuará investindo no título, com planos de expansão com novos personagens, mapas e conteúdos para manter a comunidade engajada. A indústria de jogos é muito volátil, e fatores como cortes e mudanças na estratégia de uma desenvolvedora podem ter um impacto imediato na base de jogadores. Por enquanto, Marvel Rivals ainda está em ascensão.
O Quarteto Fantástico está lançando em partes, com O Coisa sendo o terceiro personagem lançado!
É difícil prever se as atualizações em Overwatch 2 serão suficientes para conquistar o público que migrou para a Marvel, mas é possível que, com o tempo, o jogo reconquiste o público perdido. Com o apoio contínuo da Blizzard e mais atualizações bem-sucedidas como essa, o game pode ainda ter um futuro promissor.