• Home
  • Blog
  • Os curiosos cheats, glitches e Easter Eggs da PlayStation

Os curiosos cheats, glitches e Easter Eggs da PlayStation

Vidas extras? Carros voadores? Heróis que não falam palavrões? Confira alguns dos segredos mais lendários nos jogos de PlayStation!

Redação Compare Games

Redação Compare Games

Imagem de fundo do produto Os curiosos cheats, glitches e Easter Eggs da PlayStationImagem de fundo do produto Os curiosos cheats, glitches e Easter Eggs da PlayStation

O PlayStation possui presença no mercado de games desde 1994 e foi a casa de muitos clássicos, como Crash BandicootMetal Gear SolidFinal FantasyJak and DaxterUnchartedThe Last of Us, entre muitos outros.

 E em sua vasta biblioteca de jogos, o público foi capaz de encontrar uma grande quantidade de cheats, glitches e easter eggs. Muitos desses são interessantes, outros são engraçados e alguns até controversos.

Nos games modernos, estamos acostumados a encontrar microtransações, DLCs e conteúdos exclusivos. Mas, antigamente, nada disso era comum ou sequer possível. Afinal de contas, como encaixar uma expansão ou vender uma skin em um CD?

Os cheats ou trapaças, são disponibilizados para o público, antigamente por revistas especializadas, e atualmente pela internet. Seja para acessar fases ainda não desbloqueadas, liberar novos uniformes, novos poderes, modos de jogo, ou até mesmo acessar modos exclusivos para desenvolvedores, esses códigos abriam um mundo de possibilidades. Hoje, os cheats caíram em desuso, mas por muitos anos trouxeram motivos extras para explorarmos os jogos ao máximo.

Já os glitches não deveriam acontecer — pelo menos em teoria. Eles são, na realidade, erros do jogo que muitas vezes ocorrem por falta de atenção dos desenvolvedores e testadores. Em alguns casos, os resultados são hilários, mas, em casos mais graves, um jogo pode até se tornar impossível de ser finalizado!

Já os easter eggs são mensagens escondidas da própria equipe de produção do jogo. O artigo da Push Square dá alguns exemplos de Easter Eggs no PlayStation, que podem variar, desde piadas internas, fotos da equipe, provocações a um estúdio concorrente ou até mesmo tiração de onda com o próprio jogador. 

O Clássico “Konami Code” – Cima, Cima, Baixo, Baixo, Esquerda, Direita, Esquerda, Direita, B, A, Start

Imagem do Konami code e imagem do jogo International Superstar Soccer Deluxe

International Superstar Soccer Deluxe é um dos jogos de PS que inclui o lendário Konami Code com um fato hilário: o árbitro vira um cachorro!

Este cheat lendário está presente em diversos jogos da Konami, desde o jogo Gradius (1985). Ele pode desde deixar seu personagem invencível, dar vidas extras, até desbloquear novos modos de jogo ou novas habilidades.

 Já no PlayStation, a Konami Code está presente nos jogos:

Gradius Gaiden (PS1) - Garante 1 Vida extra ao inserir o código com o jogo pausado.

International Superstar Soccer Deluxe (PS1) - Um cachorro assume o papel de árbitro.

Contra: Shattered Soldier e Neo Contra (PS2) - 30 Vidas ao jogador.

Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty (PS2) - Inserir as iniciais do código no nome do jogador desbloqueia todos os personagens e missões especiais. 

Silent Hill 3 (PS2)  - Inserir o código ao fechar o jogo deixa um dos personagens sem calças durante as cutscenes.

Silent Hill: Origins (PS2)Silent Hill: Homecoming (PS3) - Novas roupas para os personagens principais.

É o clássico caso de não mexer em time que está ganhando. Ao longo dos anos, não foi apenas a Konami, mas também diversos outros estúdios que adotaram o Konami Code em alguns jogos como forma de homenagear o estúdio japonês.

Muito dinheiro no bolso, saúde pra dar e vender – R1, R2, L1, X, Esquerda, Baixo, Direita, Cima, Esquerda, Baixo, Direita, Cima

Imagem do jogo GTA: San Andreas e Uma lista de códigos do jogo à esquerda

O GTA San Andreas é um dos mais lendários jogos no console PS2 e também contava com uma longa lista de Easter Eggs e Cheats!

Fãs de GTA San Andreas (PS2) que sofriam de impaciência ao comprar coletes à prova de balas a todo instante certamente se lembram deste código, que dava ao CJ saúde renovada, um colete a prova de balas e 250 Mil dólares para gastar à vontade.

Este era apenas um entre dezenas de códigos que modificam o mundo ao seu redor das formas mais extremas possíveis. Era possível obter inúmeros veículos, explodir tudo ao seu redor, aumentar e diminuir a gravidade, parar o tempo ou até mesmo manter a cidade em um estado de anarquia permanente. 

Além disso, o jogo permitia a combinação de códigos. Reunir em uma mesma rodada pedestres armados, motoristas agressivos e modo caça do CJ ativado era certeza de perseguição sem limites de todos os cidadãos de San Andreas contra o protagonista!

“Então, você curte Suikoden?”

Metal Gear Solid tem uma das quebras da quarta parede mais curiosas!

O diálogo de Psycho Mantis em Metal Gear Solid (PS1)  é um Easter Egg inesperado e desconcerta jogadores de primeira viagem ao revelar que é capaz de ler mentes.

Ele comprova suas habilidades não apenas dando um feedback sobre a performance do jogador até o encontro com ele, mas também lendo seu Memory Card e buscando outros jogos da Konami.

Se ele encontrar jogos salvos de Suikoden (mencionado acima), Castlevania: Symphony of the Night ou Azure Dreams, Mantis irá mencioná-los diretamente. Outros jogos, como Contra: Legacy of WarKensei: Sacred FistPoy Poy, farão Mantis mencionar seu gosto por jogos de ação. Silent Hill, junto com os jogos acima, também o fará comentar seu gosto pela Konami.

Homem-Aranha contra a falta de educação

No menu de códigos do Spider-Man de PS1 o herói não se sentia muito confortável com palavrões...

O jogo Spider-Man (PS1) possui uma grande lista de cheats disponíveis para o jogador, que vão desde novos uniformes, alguns com habilidades especiais, seleção de fases e o modo secreto “What If”, com a participação de Uatu, o Vigia.

Mas a liberdade para se digitar qualquer código também permitiu que alguns engraçadinhos ousassem e tentassem inserir palavrões na página de códigos. Quando isso acontece, o próprio Homem-Aranha faz questão de aparecer e mudar os códigos boca suja para algo... livre para todos os públicos.

Os Balanços estilingue de GTA IV

Um dos glitches mais populares da franquia GTA que causou vários clipes virais!

Quem, por alguma razão, conseguiu enfiar um carro em um playground ao jogar GTA IV (PS3) certamente deve ter tomado um grande susto ao esbarrar em um singelo balanço.

 Um simples toque e seu carro é levado pelos ares como se tivesse sido lançado por uma catapulta. Embora o glitch não atrapalhe sua jogatina, a descoberta de sua existência fez com que diversos jogadores o utilizassem ao seu favor, seja para fugir da polícia em apenas um salto, ou para arrancar algumas risadas.

Talvez o trânsito caótico das cidades grandes possa ser resolvido somente com mais alguns playgrounds espalhados por aí.

Heavy Rain e o grito de guerra

ALERTA DE SPOILERS!

Um dos glitches mais hilários e infelizes na história dos jogos de PlayStation 3

Um glitch raríssimo encontrou fama na internet quando o usuário ItsThaBus, que jogava Heavy Rain (PS3), se deparou com a possibilidade do protagonista Ethan gritar o nome de seu filho Shaun... mesmo após o momento correto para o botão de ação ser acionado.

O resultado foi uma gravação hilária, onde os gritos de SHAUN! proferidos por Ethan roubavam a cena durante o clímax nos momentos finais do jogo.

 Nada mais épico para o final do jogo, famoso pelas cenas cinematográficas até então pioneiras no gênero, do que uma cena que envolve o protagonista atirando no vilão do jogo enquanto ecoa o nome de seu filho para que todos ouçam, como o Tarzan indo ao resgate de Jane, ou o Simba rugindo na pedra do reino.

Se não pode com ele, junte-se a ele. SHAAAAAAUN!!!

Glitch Bônus: Os bugs assustadores do PlayStation 1

O próprio PS1 tinha glitches sem jogos que poderiam causar muito terror

A abertura do PlayStation 1 é icônica e atemporal para os fãs de videogame. Mas o que pode acontecer quando ela não funciona como esperado?

 Alguns usuários reportam a existência de alguns bugs durante a abertura do console, justamente no momento em que o aparelho tenta ler CDs piratas ou de outros consoles em um aparelho bloqueado. Os glitches mais icônicos são chamados pelos fãs de “Personified Fear”. Só de ouvir a tela de início fora do seu usual tom é o bastante para causar arrepios.

Estas são apenas uma fração dos diversos segredos que podem ser encontrados em toda a biblioteca do PlayStation. Qual é o seu favorito?

Categorias:

PlayStation
PS1
PS2
PS3
Artigos
Fale conosco