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Os jogos clássicos que mudaram a história - Parte 1

Ao longo de mais de 50 anos de videogames, muitos jogos trouxeram elementos que podem ser vistos em títulos de diversos gêneros até os dias de hoje.

Redação Compare Games

Redação Compare Games

Imagem de fundo do produto Os jogos clássicos que mudaram a história - Parte 1Imagem de fundo do produto Os jogos clássicos que mudaram a história - Parte 1

Para que a indústria evoluísse de telas pretas com poucos pixels para tecnologias como 8K, Inteligência Artificial e sabe-se lá quantos milhões de polígonos, um longo caminho foi percorrido. E, ao longo desse percurso, alguns jogos se destacaram por seu pioneirismo.

Esta lista não tem como objetivo listar os melhores ou mais famosos jogos, mas sim apresentar alguns dos mais importantes para a indústria. Seja pelo uso de novas tecnologias, novas formas de contar histórias ou estratégias de marketing inovadoras, conhecer esses jogos é entender como o mercado de games se tornou o que é hoje.

Gran Trak 10 - O primeiro jogo de corrida com Volante e Pedal

Imagem do poster de Gran Trak 10 e imagem da máquina do Arcade em funcionamento

Um dos mais antigos jogos de corrida que revolucionou o mercado fo Gran Trak 10 graças a sua imersão com os controles usando volante e pedal, apesar da sua simplicidade gráfica

 O gênero de corrida nos games é um dos mais versáteis, podendo ser encontrado exemplares nos games é um dos mais versáteis, presente em praticamente todos os consoles. Nos primórdios, jogos como  Space Race desafiavam o jogador a controlar um foguete, mas o controle era feito com um manche e a tela era fixa.

 Tudo mudou com a chegada de Gran Trak 10, em 1974. O jogo simulava uma corrida, com um circuito desenhado na tela, e seu gabinete trazia volante, câmbio manual e pedal, proporcionando uma sensação similar à de um carro.

 Sua influência pode ser vista até os dias de hoje, com alguns dos jogos de corrida mais populares de todos os tempos, como Daytona USARidge RacerCruis'nBattle Gear sendo diretamente influenciados pelo gabinete de Gran Trak 10.

 Não somente isso, mas os volantes e os pedais estão entre um dos acessórios mais vendidos para videogames, sendo itens obrigatórios para a disputa de campeonatos de jogos de corrida, como os promovidos pela Sony, com seu jogo Gran Turismo

Space Invaders - A primeira Música e os primeiros efeitos sonoros dos games

Cartaz de Space Invaders à esquerda e foto da máquina de fliperama à direita

Space Invaders já é conhecido como um dos mais importantes video games já criados, mas você sabia que ele também popularizou sons nos fliperamas?

No ano de 1978, a japonesa Taito lançou Space Invaders. O jogo, inovador por si só pela mecânica "shoot-em-up" (que se tornaria dominante nas gerações seguintes), trouxe uma novidade: uma trilha sonora imersiva, que colocava o jogador em constante estado de tensão ao enfrentar os invasores.

Para cada nave destruída, a música acelerava, intensificando a sensação de urgência. Pela primeira vez, um jogo de videogame usava o som como elemento narrativo fundamental para a ação do jogo. O pesquisador Andrew Schartzmann afirma que “Nos níveis conceituais mais profundos, seria difícil encontrar um jogo de arcade tão influente para a história inicial da música de videogame quanto Space Invaders. Seu papel como um prenúncio das técnicas fundamentais que viriam a moldar a indústria permanece mais ou menos incontestável. E seu sucesso de bilheteria garantiu a adoção dessas inovações pela indústria em geral”.

Atualmente é difícil pensar em jogos que não tenham uma ambientação imervisa em suas produções, seja com trilhas que se assemelham com o retrô, ou com grandes produções musicais.

 

Space Panic - o pai de todos os jogos de plataforma 

Capa de Space Panic à esquerda, imagem do jogo ao fundo, e a máquina de fliperama a direita

Space Panic criou o gênero de plataformas, no qual o principal objetivo do jogo é subir plataformas através de subir escadas

Já pensou em um mundo sem Super Mario, Sonic the Hedgehog, Crash Bandicoot, Donkey Kong, ou qualquer outro personagem que se fez a partir dos jogos de plataforma?

 Antes mesmo do sucesso dos fliperamas da Nintendo, em 1980, a japonesa Universal Entertainment (que nada tem a ver com os Estúdios Universal, de Hollywood) desenvolveu Space Panic. O personagem precisa ir de plataforma por plataforma, abrindo buracos para acabar com os inimigos na tela.

 Embora o personagem não pudesse pular, a mecânica envolvia o uso de escadas, pelas quais o jogador deveria subir e descer. Mas já era meio caminho andado. O primeiro jogo de plataforma da história seria seguido por Donkey Kong, e neste jogo, o protagonista, Jumpman, podia pular.

A partir destes jogos, o gênero evoluiu mais e mais, com Pitfall, da Activision, trazendo o conceito de mapas variados, trazendo uma sensação de continuidade, ainda que um mapa por vez. Já Super Mario Bros. , de 1985 trouxe pela primeira vez um mapa contínuo e uma história sendo contada através da jogatina, dando mais visibilidade ao aspecto narrativo do que aos elementos de arcade, como o placar.

A partir deste ponto tornou-se natural a evolução dos jogos de plataforma, com Metroid e Castlevania adicionando elementos de ação e terror para o gênero, Sonic the Hedgehog trazendo o gênero para os 16 Bits com níveis fluidos e velozes, Super Mario 64, Crash Bandicoot e Sonic Adventure definindo os conceitos do gênero em gráficos 3D.

The Island of Kesmai - Multiplayer Online, antes da Internet

Capa de um dos jogos da franquia Legends of Kesmai, e Imagem do primeiro jogo Dungeons of Kesmai

A franquia Kesmai começou com o Dungeons of Kesmai (imagem acima) e depois do sucesso do jogo online, Legends of Kesmai foi criado anos depois

 O Jogo é fruto do trabalho de dois estudantes da Universidade de Virginia, que em 1980 criaram o jogo Dungeon of Kesmai. Inspirado no RPG de Mesa Dungeons and Dragons, o jogo continha suporte para até 6 jogadores, um ato impensável para a época, quando 2 jogadores era a regra.

Foi na sequência deste jogo, Island of Kesmai, que os primeiros passos para o RPG Multiplayer Massivo (MMORPG) foram dados, antes mesmo da proliferação da internet pra o público em geral. O jogo foi publicado pela empresa CompuServe, um dos primeiros provedores de internet do mundo, responsáveis pela invenção do formato GIF e também pelo primeiro bate-papo online do mercado: CB Simulator.

Ao fazer o login nos servidores da CompuServe, era dado ao jogador as diversas opções do que se fazer na rede. Jogar Island of Kesmai é um deles. Elementos como criação de personagem, interação com outros jogadores, realização de quests, missões geralmente realizadas em conjunto com outros jogadores em busca de recompensas são alguns dos elementos presentes no jogo, herdados dos RPGs de mesa. Até os dias atuais, você vê o que existiu em Islands of Kesmai em jogos de sucesso como RuneScapeTibiaPhantasy Star OnlineWorld of WarcraftFinal Fantasy XIV, entre outros.

Outro elemento importantíssimo para Island of Kesmai é seu formato roguelike. Isto é devido o jogo ser ambientado em um mapa ASCII, ou seja, utilizando todos os caracteres para criar mapas e personagens, além de focar em explorações de cavernas criadas de forma aleatória, batalhas em turnos e elementos de fantasia. Isto por si só foi inspirado em outro jogo, que também é tido como um ponto de virada, não só para o MMORPG, mas para o gênero RPG como um todo.

E para entender melhor do que se trata o gênero roguelike e como ele é importante para o mundo dos games, como foi para Island of Kesmai, não deixe de ler a Parte 2, com mais clássicos que mudaram a história!

UTOPIA – ESTRATÉGIA, DO GREGO “STRATEGIA”

Capa de Utopia À esquerda e imagem do jogo a direita

O primeiro jogo rudimentar de estratégia em tempo real foi Utopia para o Mattel Intellivision.

Jogos de Estratégia em Tempo Real, RTS (Real-Time Strategy) como são conhecidos, tiveram um momento de grande popularidade entre os anos 1990 e 2000, com franquias como Populous, Warcraft e Command & Conquer conquistando o mercado. O Brasil chegou até a ter um representante próprio no gênero com Outlive, de 2001!

 Mas antes que estes pudessem chamar a atenção, o grande pioneiro do gênero foi Utopia, jogo para Mattel Intellivision, de 1981. O jogo trazia o conceito de conquista de território, colocando duas ilhas em guerra uma contra a outra. Sua missão era expandir as bases em sua ilha e, com a devida estratégia, invadir a ilha inimiga.

 De premissa complexa para a época, Utopia serviu de base para outros jogos que seguiriam o mesmo caminho, como Cytron Masters, Stonkers, Nether Earth e Herzog.

 O gênero tornou-se influente o suficiente para mudar a forma como os jogos de estratégia eram vistos na indústria dos games. A partir de 1992, o gênero foi finalmente reconhecido, com o sucesso de Dune II, com o produtor do jogo Dave Sperry sendo o responsável pela criação do termo.

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