Time de conteúdo - Compare Games
PIF, Silver Lake e Affinity Partners compram EA por $55B
Compra foi anunciada ontem, e significa que o consórcio das três empresas vão comprar 100% da EA e significa o fim da independência da gigante do setor. Leia os detalhes
Oficialmente a conhecia EA, Eletronic Arts, uma das maiores empresas do setor de videogames oficialmente perdeu sua independência ao ser comprada por três empresas: PIF, Silver Lake e Affinity Partners. O valor de venda foi avaliado em 55 bilhões de dólares e significa uma grande renovação na empresa. O consórcio já é estabelecido no ramo de games, entretenimento e esporte e é o maior compra privada realizada na história.
Com essa compra a empresa sairá do mercado público e se tornará privada, se retirando de investimentos de terceiros. 20 bilhões de dólares do preço pago pela empresa é uma dívida de financiamento que serão pagas pelas três empresas que agora se tornam donos da EA.
O que mudará?
Atuais jogos de grande porte como Battlefield 6 e EA Sports FC 26 são jogos com grande penetração no mercado e expectativa do público. Essas e dezenas de marcas de jogos de esportes agora serão desse novo consórcio.
Agora a Eletronic Arts responderá as três empresas sobre seus jogos ao invés de acionistas. Com isso abre a porta para uma questão: Quem são os investidores?
PIF, que já possuia cerca de 10% da empresa, é o fundo de investimento público da Arábia Saudita e a literal riqueza do governo do pais sendo investida no setor. O governo da Arábia já havia investido em outra empresa que participa da compra: Affinity Partners. Essa empresa é formada pelo genro de Donald Trump, atual presidente dos Estados Unidos.
Além disso, é conhecido que existem movimentos de investimentos de ambos PIF e Affinity Partners em investimentos para Israel.
O último do consórcio, Silver Lake, é uma empresa voltada para investimentos em tecnologia como compras do Skype e investimentos na marca AirBnB. Outras investimentos também ocorreram na área de esportes como a compra de 33% da A League ( futebol australiano) e Diamond Baseball Holdings que controla certa de 40 ligas de baseball americanas e canadenses.
O novo anúncio foi seguido por um novo que indica grandes cortes de custo na operação da EA para controlar a atual dívida da empresa. A declaração também indicou na possibilidade de uso de IA nos desenvolvimentos de jogos para diminuição de custos envolvidos nas produções. O impacto nas produções devem começar a ocorrer nos próximos projetos a serem aprovados, e não terá impacto imediato nas produções em andamento, como Battlefield 6.
É bem provável que grandes demissões ocorram durante esse período e além disso, uma possível descentralização no desenvolvimentos de jogos assim como grandes marcas da indústria fazem atualmente, como Konami e Atari, que atualmente trabalham com diversos Propriedades Intelectuais em parceria com estúdios ou licenciamentos, evitando grandes gastos nas produções e criando uma grande variedade de projetos carregando o nome da empresa.
Esse novo período da EA marca mais um passo do mercado financeiro em se aprofundar na indústria de videogames, que já havia chamado sua atenção de grandes Players durante o período da pandemia global.
Confira sempre as últimas notícias da indústria aqui no Compare Games!
Avaliação da Comunidade
O que achou deste conteúdo?
Compartilhar:

Comentários (0)
Categorias: