• Home
  • Blog
  • Pikachu: A eletrizante história do mascote de Pokémon!

Pikachu: A eletrizante história do mascote de Pokémon!

Você sabia que o Pikachu originalmente teria uma terceira evolução? Leia aqui diversos detalhes e curiosidades sobre o mascote de Pokémon!

Fábio Celestino

Fábio Celestino

Imagem de fundo do produto Pikachu: A eletrizante história do mascote de Pokémon!Imagem de fundo do produto Pikachu: A eletrizante história do mascote de Pokémon!

O Pikachu, originalmente apenas mais um dos 151 Pokémon originais, acabou se tornando o ícone de toda a marca Pokémon. Através de uma entrevista de 2018, o artigo do Polygon conta com detalhes a criação do Pikachu.

Originalmente, o Pikachu foi criado para ser fofo, devido ao fato de algumas pessoas dentro da empresa durante a criação do jogo tinham o desejo por Pokémons mais fofos. A ideia geral era que os monstros do jogo original eram para ter designs mais “durões”, porém ao se encontrar nessa situação, o co-fundador da Game Freak, Ken Sugimori, acabou pedindo ajuda para Atsuko Nishida, uma das mulheres que também trabalhavam no projeto.

Com a ajuda de Nishida, que originalmente estava trabalhando para personagens de um jogo de Mega Drive,  foram desenvolvidos vários novos designs de Pokémon com um visual mais delicado foram criados. Um deles foi o Pikachu, com a vaga ideia dada à ela: um monstro do tipo elétrico com duas evoluções.

Ela conta que originalmente, o Pikachu foi criado usando pixel art e parecia mais um bolinho de arroz (um mochi recheado com doce) com orelhinhas. Além disso, ela se inspirou em esquilos para as bochechas vermelhas, e a cor amarela foi escolhida por conta do elemento elétrico, mas também para complementar as cores dos outros Pokémons iniciais.

A terceira evolução: Gorochu

Imagens mostrando as artes oficiais das primeiras evoluções do Pikachu, e uma arte feita por fãs do Gorochu. ao lado direito, existe uma arte em pixelart do Gorochu também criada por fãs, e uma arte pixel art do gorochu oficial encontrado no código dos primeiros jogos

A esquerda temos as artes originais do Pikachu e Raichu; ao centro a arte feita por fãs de como Gorochu seria; à direita temos uma comparação entre o Gorochu encontrado nos vazamentos da Game Freak em baixo, e uma interpretação por fãs de como sprite de frente seria.

Originalmente, o Pikachu teria mais uma terceira evolução que acabou sendo deixada de lado para deixar o jogo mais equilibrado. Originalmente Gorochu teria presas e chifres, tendo um visual mais agressivo para uma última evolução. Existem diversas fanarts, na internet que tentam recriar esse design imaginado por Nishida, como a demonstrada na capa.

O game designer da empresa, Koji Nishino, colaborou com a Nishida para o desenvolvimento do design fofo, se tornando quem acompanhava a criação de  Pokémons com designs mais “bonitinhos”.

O nome do Pikachu foi escolhido pelo som da onomatopeia “Pika-Pika” que representa brilho, e “chu” que significa algo como o barulho que um rato faz. Além disso Raichu segue a mesma lógica, “rai” vem de palavras como “raiden” ou “rainen” que significam algo como trovão ou raio, juntamente com o “chu” explicado anteriormente.

O fato é que através de um vazamento em 2019, finalmente foi mostrado como ele seria no jogo: o sprite, ou seja a imagem do real Gorochu extraída pelo blog lavacutcontent, Até o momento, nenhuma arte conceitual oficial foi encontrada, mesmo com os últimos vazamentos em novembro de 2024.

Mas por que o Pikachu se tornou o mascote da série?

Imagem de Ash e Pikachu da versão do anime À esquerda, uma versão de Pikachu em um dos mangás de Pokémon ao centro; imagem do Pikachu que caminha ao lado de Red em Pokémon Yellow

Pikachu e Ash se tornaram a marca conhecida pela maioria das pessoas quando falamos em Pokémon

Com a popularização dos jogos entre as crianças, eventualmente foi visionado o anime para impulsionar ainda mais a série. O anime foi criado em 1997, contando com o protagonista Satoshi (ou Ash Ketchum para o ocidente) e o Pikachu foi escolhido para ser o representante da série.

O artigo de Screen Rant explica que na entrevista que foi traduzida com os desenvolvedores, originalmente Clefairy foi considerada no lugar do Pikachu para ser o mascote principal da série, porém acabaram decidindo pelo Pikachu.

A escolha para o Pikachu foi definida como uma forma de não gerar conflitos para as crianças que fossem assistir o anime; como só era possível escolher um dos pokémons iniciais no jogo, se um deles (bulbassauro, squirtle e charmander) fosse escolhido para ser o acompanhante de Ash, geraria uma situação para as crianças de ter escolhido o inicial errado. 

O fato da cor do Pikachu ser chamativa, e de certa forma gerar um contraponto com os outros três, além do elemento elétrico, foi uma boa opção na hora da escolha, assim usando um outro personagem que era raro de conseguir no jogo original - que inclusive era raro devido ao apego de Nishida pelo monstrinho- e portanto dando um destaque que não geraria conflito, pois qualquer um poderia voltar no jogo e capturar seu próprio Pikachu.

Eventualmente, usando uma direção de capítulos episódicos inicialmente, e eventualmente a criação de arcos seguindo a trajetória dos 8 ginásios do jogo original, Pokémon acabou se tornando um grande sucesso dentro e fora do Japão. Com isso, cada vez mais produtos licenciados eram lançados, e o destaque do Pikachu acabou fazendo com que se tornasse o mascote da série.

Porém, em 2023, com o começo da nova temporada do anime, Ash Ketchum foi aposentado, juntamente com seu Pikachu. Atualmente outros personagens tomaram seu lugar na nova série com o nome de Pokémon: Horizontes. Outros Pikachu continuam sendo referenciados, em especial o Capitão Pikachu.

Pikachu em todos os lugares! Referências, jogos e mais!

imagem mostrando um Nintendo 64 do Pìkachu à esquerda; Um FunkoPop do Pikachu ao centro; Uma carta do Pikachu e um Pikachu feito de Lego à direita

Existem todos os tipos de produtos oficiais de Pikachu!

A popularidade explosiva do Pikachu levou a todos os tipos de produtos com seu nome, e diversos jogos como o Hey you, Pikachu!  Que é um jogo interativo de Nintendo 64 lançado em 1998 no qual você usava um controle com um microfone para falar comandos para o Pikachu. 

Além disso, o próprio jogo original ganhou uma versão chamada Pokemon: Yellow em 2000, para Game Boy Color. Ele foi desenvolvido para o lançamento do filme Pokémon 2000: O primeiro filme.

Outro fato interessante é que em 2020 , segundo o artigo de techradar, que dentro do código-fonte de Pokemon Yellow existia referências a um quatro jogo: Pink. Esse provavelmente seria uma contrapartida da versão Yellow assim como Red e Green (ou Blue). A suposição é que o Pokémon principal desse jogo seria o Jigglypuff ou mais provável o Cleverly que já tinha sido considerado para ser o mascote da série.

Outro caso muito curioso do Pikachu é que o país da ilha Niue, que existe em associação com a Nova Zelândia, possui várias moedas comemorativas do Pikachu e outros Pokémon. Outras moedas de outras franquias podem ser lidas no artigo do site Terra.

Por fim, outro caso curioso é que existem diversas inspirações no nome de Pikachu para descobertas científicas:

  • Pikachurin: em 2008 pesquisadores japoneses deram o nome inspirado no Pikachu para uma proteína que ajuda o cérebro a transportar impulsos elétricos;
  • Dicranocentrus pikachu: Uma espécie de pulga de jardim brasileira recebeu um nome inspirado no Pikachu, devido a sua coloração;
  • Epicratinus pikachu: Uma espécie de aranha brasileira que devido a cor e formato nas femeas que lembram o Pokémon. No mesmo artigo também foram descritas mais 15 outras espécies com nomes em referências a personagens de Street Fighter, Star Wars entre outros;
  • Alistra pikachuOutra espécie de aranha, só que nesse caso chinesa, que teve seu nome dado como Pikachu devido a sua coloração amarelada.
  • Hiperantha pikachu: Uma espécie de besouro brasileiro, que tem suas asas coloridas em amarela e preta que se parece com o Pikachu, e por isso esse nome escolhido.

O Pikachu também e fonte de inspiração de diversas referências à cultura pop, jogos e até mesmo outros Pokémons, como o Mimikyu. Interessante, não?

Categorias:

Nintendo

Fique por dentro:
novidades direto no seu e-mail.