• Home
  • Blog
  • Plarium Games e a origem de RAID: Shadow Legends

Plarium Games e a origem de RAID: Shadow Legends

Se você passa um tempo na internet já viu pelo menos uma propaganda de Raid: Shadow Legends. Saiba mais de como esse jogo se tornou um grande sucesso!

Fábio Celestino

Fábio Celestino

Imagem de fundo do produto Plarium Games e a origem de RAID: Shadow LegendsImagem de fundo do produto Plarium Games e a origem de RAID: Shadow Legends

Em 2009 o estúdio Plarium foi formado em Israel. Apesar de não se ter tantas informações da origem da empresa, o primeiro jogo dela foi Farmandia, um simples simulador agrícola e social para web browser no maior estilo Farmville, com um foco em público casual.

O site original do jogo e da Plarium, salvos pelo Internet Archive, é muito diferente do que é atualmente, inclusive o mascote original sendo um pinguim. Nesse mesmo site, é possível ver que eles desenvolviam diversos outros jogos nesse mesmo estilo, web browser, social e recheados de microtransações, para monetização.

Apesar de extremamente diferente do que a empresa se tornou, as origens demonstram um certo padrão: Uma busca em encontrar o melhor método de gerar receita com jogos. Em 2010, o boom do Facebook foi um grande incentivo para jogos sociais como da Plarium, que a ajudou a se estabelecer.

Em 2011, o cenário muda com um novo jogo Total Domination mais um jogo de web browser/Facebook e para smartphones, mas com que conquistou um grande público, atingindo mais de 30 milhões de jogadores segundo o artigo de Games Beat (Venture).

Com o constante crescimento da empresa, cada vez mais jogos de sucesso e uma receita chamativa, um grande pivô acontecimento ocorreu que levou a criação de RAID: Shadow Legends: Em 2017 a empresa foi adquirida por Meio milhão de dólares por simplesmente a maior conglomerado de jogos de azar do mundo: Aristocrat Leisure Limited. Esse documento explica com detalhes o que ocorreu.

Jogos mobile e o caminho para o sucesso

Farmandia e Total Domination foram grandes sucessos no Facebook que levaram ao crescimento exponencial da Plarium

Graças ao grande sucesso em manter diversos jogos para o Facebook,  a empresa começou a ganhar grande notoriedade no mercado. E chamar a atenção de grandes empresas. Todos os seus jogos mantinham os sistemas sociais, estratégicos e mecânicas engajadoras, mas todos tinham a mesma situação compartilhada: O conhecido “pague para ganhar”. 

Apesar de todos permitirem uma boa experiência para os jogadores, em certo ponto se tornava necessário fazer compras nos jogos para se tornar sustentável a evolução. Os jogos, então, usavam métodos como diversos MMORPGs da época no qual o jogo se torna exponencialmente difícil ou com uma progressão extremamente lenta, incentivando os jogadores a gastarem no jogo.

O problema, a princípio, não seria isso, mas sim que seus pacotes de vantagens se tornam especialmente caros, e a constante necessidade de gastar com o jogo para manter o nível de progresso se tornava cada vez mais necessário e levava a um eventual desgaste dos jogadores.

Nos anos seguintes, esse método perdurou, com alguns jogos tendo mais sucessos que outros, e levando a grandes colaborações com séries de filmes. Inicialmente com uma colaboração com Alien vs. Predator no jogo Soldiers Inc. e posteriormente com o jogo Terminator Genisys:Future War de 2017, que entretanto, foi um fracasso.

Com isso, no ano de aquisição pela Aristocrat que ocorreu uma mudança que daria origem ao seu carro chefe: A compra de jogos da empresa Rumble Entertainment: Alliance: Heroes of SpireKingsroad, mas o principal destaque é o primeiro, devido a um fato que seria fundamental para o futuro dos negócios da empresa.

Alliance: Heroes of Spire é um jogo RPG, e diferente dos outros jogos mais voltados para estratégia, ou então puzzle, ele é um exemplo de jogo gacha, ou seja, para você conseguir personagens mais fortes, você precisa jogar em uma forma de roleta, com chances baixas de pegar os personagens. Isso soa familiar? Sim é basicamente uma aplicação de jogos como caça-níqueis só que aplicado a itens virtuais. 

Com aprendizagem sobre essas mecânicas e a manutenção do jogo, eles tiveram a expertise para criar um novo jogo capaz de convergir tudo o que eles tinham aprendido em 10 anos desenvolvendo jogos.

Nasce RAID: Shadow Legends

Arte de RAID: Shadow Legends à esquerda e imagem do jogo à direita

Provavelmente o jogo mais visto nas propagandas do YouTube...

Em 2019 a Plarium estava pronta para lançar seu novo grande sucesso. Para isso, foi necessário desenvolver um jogo com gráficos impressionantes para jogos mobiles, um gameplay e história cativante e principalmente o uso de mecânicas de gacha. O jogo também traz elementos de estratégia dos jogos anteriores com recursos, evoluções e energia que limita o quanto você pode jogar por dia.

Isso tudo gera uma situação em que os jogadores tem limite de quanto podem jogar, ou seja, progresso se torna naturalmente limitado; o sistema baseado em chance de conseguir unidades raras também limita o quão forte seu time pode ser; e com sistemas de pvp em que outros jogadores podem se compararem com você incentiva mais ainda ao investimento por unidades raras.

Tudo isso acaba se tornando uma grande máquina de gerar dinheiro e aliada a uma campanha de marketing estimada em 8 milhões de dólares em campanha de propagandas no YouTube até o ano de 2021, somando mais de 400 milhões de visualizações. Com isso, RAID: Shadow Legends se tornou um grande meme de “o jogo que literalmente patrocina qualquer um”. 

O que se sabe é que isso funcionou muito bem: Segundo a pesquisa de AppMagic usuários até o final de 2023 os usuários do jogo gastaram o equivalente a 3 Bilhões de dólares, assim o investimento de 8 milhões em marketing corresponde a cerca de 0,267% da receita total, sendo responsável por 57% da receita total da empresa Plarium.

Futuro da Plarium

Imagem mostrando um  quadro de um video cinemático de RAID: Shadow Legends ao fundo, com os logos de Aristocrat e Plarium

Aristrocrat, gigantesca do ramo de apostas levou Plarium e seus sucessos como uma forma de lucro eficiente, porém o futuro não é tão brilhante para o estúdio

Segundo Pocket Gamer, Aristocrat está satisfeita com o resultado em seu investimento com a Plarium e está avaliando vendê-la. Isso provavelmente tem a ver com o rápido declínio da indústria de games após a pandemia, que inflou o mercado e agora sofre com grandes cortes e reduções, além de uma demonstração de desgaste e desânimo de usuários de jogos com muitas microtransações.

Com o fato de o mercado de grandes empresas de videogames estarem em um certo nível de crise - não necessariamente por que não é lucrativo, mas por constantes decisões que desgastam seus consumidores. 

Existem também fatores como saturação do mercado, limite máximo de vendas possíveis e também o fato de uma grande expectativa de grandes investidores que decidiram entrar no mercado nos últimos anos, exigindo políticas mais agressivas de vendas. No final, Plarium continuará a desenvolver seus jogos e RAID: Shadow Legends provavelmente não irá a lugar nenhum tão cedo.

Categorias:

Mobile
Artigos
Fale conosco