• Home
  • Blog
  • PlayStation All-Stars Battle Royale: Por que não deu certo?

PlayStation All-Stars Battle Royale: Por que não deu certo?

O jogo que unia as principais franquias da Sony, não foi capaz de unir o público. O que aconteceu com o jogo crossover da PlayStation?

Fábio Celestino

Fábio Celestino

Imagem de fundo do produto PlayStation All-Stars Battle Royale: Por que não deu certo?Imagem de fundo do produto PlayStation All-Stars Battle Royale: Por que não deu certo?

A primeira coisa que se fala quando alguém comenta sobre o PlayStation All-Stars Battle Royale é: a cópia de Super Smash Bros. que era ruim. Porém, 12 anos depois do seu lançamento em 2012, ainda se é questionado se o jogo era realmente ruim, ou ele sofreu de uma onda de negatividade por diversos fatores que levou a uma rejeição unânime?

O jogo foi originalmente lançado com duas versões: uma para PS Vita e outra para PS3, inclusive ao comprar uma das versões você recebia a outra gratuitamente. O video game tem um objetivo simples: derrotar seus adversários em um jogo de luta com plataformas, que lembra muito o Smash Bros. da Nintendo, num plano 2D.

O jogo conta com diversos personagens icônicos de diversos best sellers da história da PlayStation: PaRappa the RapperSly Cooper, e Kratos são alguns exemplos. Porém, o que limitou ainda mais o fato foi que o conteúdo single player do jogo era extremamente limitado.

Mas como foi o desenvolvimento do PlayStation All-Stars Battle Royale?

A esquerda o Thumbnail do video de Matt Mc Muscles e o Crash Bandicoot em preto e branco à direita

Matt Mc Muscles conseguiu diversas informações ainda não descobertas sobre a produção do jogo e por que a falta de certos personagens como Crash Bandicoot.

Através do vídeo do Youtuber Matt Mc Muscles muitas informações fundamentais para entender o que ocorreu com o jogo vieram à tona, além da participação anônima de um desenvolvedor do jogo. O fato é que era um jogo que precisava de alguém para desenvolver, quando a Sony não tinha ninguém dos grandes desenvolvedores disponíveis.

Além disso, o jogo sofreu com todos os tipos de vazamentos: Todos os personagens, estágios, e até mesmo fotos de como o jogo estava sendo desenvolvido vazou antes mesmo de ser declarado oficialmente ainda com seu nome temporário de Title Fighter. Com isso, quando eventualmente o jogo foi lançado, já existia um certo preconceito sobre os personagens jogáveis.

Muito do que se sabe sobre a escolha dos 20 personagens jogáveis iniciais é que, segundo o entrevistado do vídeo os custos para licenciamento eram muitos altos, já que personagens como Crash Bandicoot pertenciam a Activision, e que seriam fundamentais para a saúde do jogo. Entretanto, o dinheiro que foi investido na empresa não era o suficiente.

Além disso, outros grandes personagens como das séries Tomb Raider Final Fantasy também não foram aceitos, devido a circunstâncias do jogo, como o futuro lançamento da nova Lara Croft no reboot da franquia que ocorreu alguns meses depois em Tomb Raider 2013. 

No caso da Square-Enix, o problema se dava mais em a preocupação em como um estúdio pequeno e sem portfólio seria capaz de representar seus personagens, mas também que eles mesmos tinham lançado um jogo de luta com seus personagens pouco tempo antes, o Dissidia.

Entretanto, no lançamento do jogo, enfrentando todos os problemas com licenciamento, pouco orçamento, o jogo ainda possuía uma jogabilidade sólido e um sistema de multiplayer entre plataformas e online de dar inveja até os dias de hoje, graças ao uso do motor robusto desenvolvido pela Blueprint, estúdio conhecido por Remakes como Shadow of The Colossus.

Como foi a Recepção

Playstation 3 e PS Vita à esquerda, Playstation 4 à direita

Existiram versões para PS3, PSVita e PS4 do jogo

Com basicamente todo o público decepcionado com a escolha de certos personagens como o Dante de DmC:Devil May Cry que foi uma versão Reboot feito pelo estúdio Ninja Theory, da série originalmente da Capcom, que apesar de ter sido muito bem avaliada e vendida, os fãs não aceitaram bem o fato de terem mudado tanto o protagonista, como o artigo do Screen Rant fala.

Outros personagens sofreram do mesmo problema, como Raiden, Big Daddy, e Fat Princess, gerando grande polêmica sobre o porquê das suas escolhas, quando grande parte do problema eram questões de orçamento, como apontado anteriormente. Além disso, o gameplay foi divisivo, devido a necessidade de derrotar seus oponentes usando um “golpe especial” obrigatório.

Além disso, o jogo foi lançado no final do ciclo de vida do PlayStation 3, e o PS Vita também teve diversos problemas em conseguir atingir expectativas de vendas. Mesmo assim, o jogo atingiu cerca de 3 milhões de vendas, como o desenvolvedor anônimo comenta no vídeo de Matt McMuscles.

Os planos de DLC acabaram sendo cancelados devido a toda essa pressão envolvida com o novo lançamento do PS4 e manter suporte para um jogo pequeno em um console da geração anterior, e ainda o abandono da empresa pela Sony. Era uma situação muito severa para empresa, que foi obrigada a descontinuar o jogo.

Segundo a entrevista com Shuhei Yoshida, presidente da Sony Computer Entertainment durante a época,  dizendo que “Não foi bom o suficiente em momentum em termos de ponto de vista para negócios continuar adicionando personagens ou realizar uma continuação”(tradução livre) para o site PlayStation Life Style.

Futuro para a franquia

Capa mostrando o logo de PlayStation All-Star Battle Royale à esquerda e imagem dos personagnes Spyro, Spiderman e Crash Bandicoot à direita

 Com o PlayStation 5 e diversos novos sucessos, um novo All-Star com Homem-Aranha, Spyro e Crash pode ser um futuro!

Apesar dos diversos problemas e a recepção controversa do jogo, ele possui um ranqueamento médio para o Metacritic: 74 pontos pelos críticos e 7.3 dos usuários. O jogo teria um grande potencial para uma nova sequência após grande sucesso de jogos como Super Smash Bros. Ultimate e o atual cenário de diversos outros jogos de luta de plataforma como Multiversus e o Nickelodeon All-Star brawl 2

No final das contas, todas as ideias executadas em PlayStation All-stars Battle Royale acabaram por se tornar comuns na indústria de video games e demonstra muito como o lançamento de um jogo com grande potencial no momento errado pode ser extremamente negativo para o mesmo.

Segundo o artigo de Gaming Bible, o lançamento de um jogo da franquia é algo que o público adoraria, como é visto alguns posts no Reddit comentando sobre o assunto. Agora, a PlayStation possui diversos novos jogos, como o gigantesco sucesso de Marve’ls Spider-Man 2 o que poderiam trazer ótimos personagens para o jogo.

Infelizmente o jogo de PS3 teve seus servidores fechados em 2018, segundo o artigo da Game Developer, levando ao fim da possibilidade de jogar online. Como o jogo se encontra atualmente exclusivo para duas plataformas que não tem mais suporte - PS3 e PS Vita- atualmente é impossível adquirir o jogo a não ser em mercados de seminovos.

Categorias:

PlayStation
Luta

Fique por dentro:
novidades direto no seu e-mail.