Fábio Celestino
PlayStation All-Stars Battle Royale: Por que não deu certo?
O jogo que unia as principais franquias da Sony, não foi capaz de unir o público. O que aconteceu com o jogo crossover da PlayStation?
A primeira coisa que se fala quando alguém comenta sobre o PlayStation All-Stars Battle Royale é: a cópia de Super Smash Bros. que era ruim. Porém, 12 anos depois do seu lançamento em 2012, ainda se é questionado se o jogo era realmente ruim, ou ele sofreu de uma onda de negatividade por diversos fatores que levou a uma rejeição unânime?
O jogo foi originalmente lançado com duas versões: uma para PS Vita e outra para PS3, inclusive ao comprar uma das versões você recebia a outra gratuitamente. O video game tem um objetivo simples: derrotar seus adversários em um jogo de luta com plataformas, que lembra muito o Smash Bros. da Nintendo, num plano 2D.
O jogo conta com diversos personagens icônicos de diversos best sellers da história da PlayStation: PaRappa the Rapper, Sly Cooper, e Kratos são alguns exemplos. Porém, o que limitou ainda mais o fato foi que o conteúdo single player do jogo era extremamente limitado.
Mas como foi o desenvolvimento do PlayStation All-Stars Battle Royale?
Matt Mc Muscles conseguiu diversas informações ainda não descobertas sobre a produção do jogo e por que a falta de certos personagens como Crash Bandicoot.
Através do vídeo do Youtuber Matt Mc Muscles muitas informações fundamentais para entender o que ocorreu com o jogo vieram à tona, além da participação anônima de um desenvolvedor do jogo. O fato é que era um jogo que precisava de alguém para desenvolver, quando a Sony não tinha ninguém dos grandes desenvolvedores disponíveis.
Além disso, o jogo sofreu com todos os tipos de vazamentos: Todos os personagens, estágios, e até mesmo fotos de como o jogo estava sendo desenvolvido vazou antes mesmo de ser declarado oficialmente ainda com seu nome temporário de Title Fighter. Com isso, quando eventualmente o jogo foi lançado, já existia um certo preconceito sobre os personagens jogáveis.
Muito do que se sabe sobre a escolha dos 20 personagens jogáveis iniciais é que, segundo o entrevistado do vídeo os custos para licenciamento eram muitos altos, já que personagens como Crash Bandicoot pertenciam a Activision, e que seriam fundamentais para a saúde do jogo. Entretanto, o dinheiro que foi investido na empresa não era o suficiente.
Além disso, outros grandes personagens como das séries Tomb Raider e Final Fantasy também não foram aceitos, devido a circunstâncias do jogo, como o futuro lançamento da nova Lara Croft no reboot da franquia que ocorreu alguns meses depois em Tomb Raider 2013.
No caso da Square-Enix, o problema se dava mais em a preocupação em como um estúdio pequeno e sem portfólio seria capaz de representar seus personagens, mas também que eles mesmos tinham lançado um jogo de luta com seus personagens pouco tempo antes, o Dissidia.
Entretanto, no lançamento do jogo, enfrentando todos os problemas com licenciamento, pouco orçamento, o jogo ainda possuía uma jogabilidade sólido e um sistema de multiplayer entre plataformas e online de dar inveja até os dias de hoje, graças ao uso do motor robusto desenvolvido pela Blueprint, estúdio conhecido por Remakes como Shadow of The Colossus.
Como foi a Recepção
Existiram versões para PS3, PSVita e PS4 do jogo
Com basicamente todo o público decepcionado com a escolha de certos personagens como o Dante de DmC:Devil May Cry que foi uma versão Reboot feito pelo estúdio Ninja Theory, da série originalmente da Capcom, que apesar de ter sido muito bem avaliada e vendida, os fãs não aceitaram bem o fato de terem mudado tanto o protagonista, como o artigo do Screen Rant fala.
Outros personagens sofreram do mesmo problema, como Raiden, Big Daddy, e Fat Princess, gerando grande polêmica sobre o porquê das suas escolhas, quando grande parte do problema eram questões de orçamento, como apontado anteriormente. Além disso, o gameplay foi divisivo, devido a necessidade de derrotar seus oponentes usando um “golpe especial” obrigatório.
Além disso, o jogo foi lançado no final do ciclo de vida do PlayStation 3, e o PS Vita também teve diversos problemas em conseguir atingir expectativas de vendas. Mesmo assim, o jogo atingiu cerca de 3 milhões de vendas, como o desenvolvedor anônimo comenta no vídeo de Matt McMuscles.
Os planos de DLC acabaram sendo cancelados devido a toda essa pressão envolvida com o novo lançamento do PS4 e manter suporte para um jogo pequeno em um console da geração anterior, e ainda o abandono da empresa pela Sony. Era uma situação muito severa para empresa, que foi obrigada a descontinuar o jogo.
Segundo a entrevista com Shuhei Yoshida, presidente da Sony Computer Entertainment durante a época, dizendo que “Não foi bom o suficiente em momentum em termos de ponto de vista para negócios continuar adicionando personagens ou realizar uma continuação”(tradução livre) para o site PlayStation Life Style.
Futuro para a franquia
Com o PlayStation 5 e diversos novos sucessos, um novo All-Star com Homem-Aranha, Spyro e Crash pode ser um futuro!
Apesar dos diversos problemas e a recepção controversa do jogo, ele possui um ranqueamento médio para o Metacritic: 74 pontos pelos críticos e 7.3 dos usuários. O jogo teria um grande potencial para uma nova sequência após grande sucesso de jogos como Super Smash Bros. Ultimate e o atual cenário de diversos outros jogos de luta de plataforma como Multiversus e o Nickelodeon All-Star brawl 2.
No final das contas, todas as ideias executadas em PlayStation All-stars Battle Royale acabaram por se tornar comuns na indústria de video games e demonstra muito como o lançamento de um jogo com grande potencial no momento errado pode ser extremamente negativo para o mesmo.
Segundo o artigo de Gaming Bible, o lançamento de um jogo da franquia é algo que o público adoraria, como é visto alguns posts no Reddit comentando sobre o assunto. Agora, a PlayStation possui diversos novos jogos, como o gigantesco sucesso de Marve’ls Spider-Man 2 o que poderiam trazer ótimos personagens para o jogo.
Infelizmente o jogo de PS3 teve seus servidores fechados em 2018, segundo o artigo da Game Developer, levando ao fim da possibilidade de jogar online. Como o jogo se encontra atualmente exclusivo para duas plataformas que não tem mais suporte - PS3 e PS Vita- atualmente é impossível adquirir o jogo a não ser em mercados de seminovos.
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