Após o anúncio de que as pré-vendas do Nintendo Switch 2 seriam iniciadas no dia 09/04 a Nintendo emitiu um comunicado paralisando o início estipulado. No dia 5 de abril o atual presidente do Estados Unidos, Donald Trump anunciou que novos impostos sobre importação seriam adicionados em diversos países, além dos 25% já aplicados a produtos canadenses e mexicanos. Mas como isso afetará os preços dos videogames?
Tarifas de importação para diversos países, consoles e jogos físicos são feitos fora dos EUA
os consoles nos dias de hoje são montados em outros países fora dos EUA e as novas taxas vão afetar o preço desses consoles importados.
Um fator problemático dentro dessas novas taxas é que para jogos físicos e os consoles, devido ao alto custo de manufatura nos Estados Unidos, são todos produzidos fora do país, tornando-se produtos importados. A grande maioria são de países que fazem grande parte da produção, como o Vietnã que terá 46% de imposto em seus produtos, e a China, que terá totais 54% de imposto.
Com isso o custo de um console nas terras americanas teria um aumento em cerca de 50% do seu valor. Isso acabou por levar a Nintendo a cancelar as pré-vendas, já que se manterem o valor de $449, considerando os impostos de importação dos países de fabricação, os valores subiriam drasticamente, podendo atingir o valor de $ 670, isso sem contar com possíveis isenções e atenuamentos de impostos possíveis para empresas desse porte.
Além disso, esses impostos também afetam outros países fora os produtos físicos, como também os digitais
Novas tarifas levam a queda das ações de desenvolvedoras de jogos
Essas lendárias empresas japonesas sofreram com quedas de até 10% do dia para noite devido as novas taxas que afetam não só os EUA como o mundo todo
Segundo wccftech os preços das ações das empresas caíram de acordo com a lista abaixo:
- Sony em 10%;
- Nintendo em 7.85%;
- Koei Tecmo em 7.63%;
- Bandai Namco em 7.37%;
- SEGA em 7.29%;
- CAPCOM em 6.61%;
- Square Enix em 5.62%;
- KONAMI em 5.18%
No caso, o Japão sofrerá com cerca de 24% a mais de tarifas, o que compromete na produção de jogos diretamente. Isso significaria que independente de serem jogos físicos ou digitais, se são comercializados do Japão para serem distribuídos pelo EUA, subiriam em 24% os preços. Se considerarmos esses fatores os preços de jogos podem atingir margens acima de $ 100 facilmente.
Como isso afeta videogames no Brasil?
Os consoles terão aumentos? Como será o preço no Brasil?
Como no Brasil o preços dos consoles são muitas vezes atrelados ao dólar, pode afetar em preços ainda maiores do que temos no Brasil.
Porém, com essas taxações altas, é possível alterações na corrente de produção ao longo do tempo para favorecer a venda de consoles com impostos menores por importações direto de países como Vietnã e China.
Os consoles e jogos de origem americana provavelmente terão um reajuste seguindo os 10% de tarifas para o Brasil, incluindo os jogos digitais, já jogos de outras origens não americanas é difícil dizer considerando a complexa estrutura de taxação dependendo de acordos comerciais e interpretação da cadeia de produção.
Se os jogos no Brasil, chegarem de forma mais independente dos EUA, os preços podem se manter, enquanto se houver uma dependência dos EUA na equação, significa em um aumento significativo dos custos.
Essa situação é especulativa e depende de uma real avaliação a partir do momento em que as novas tarifas estiverem ativas. O fato é, a relação comercial entre o Estados Unidos e o resto do mundo está prestes a mudar em grande escala e pode trazer grandes mudanças no mercado de eletrônicos e digitais.