• Home
  • Blog
  • Raros e Caros: Os consoles e videogames colecionáveis

Raros e Caros: Os consoles e videogames colecionáveis

Você sabia que alguns videogames e consoles antigos podem se tornar extremamente valiosos para colecionadores? Conheça alguns desses artigos!

Fábio Celestino

Fábio Celestino

Raros e Caros: Os consoles e videogames colecionáveis

Você sabia que o primeiro jogo de videogame a ser vendido por 1,56 milhões de dólares foi o Super Mario 64? O valor convertido para algo próximo de 8,7 milhões de reais. Porém esse não é um bom exemplo, já que é um exemplar novo de fábrica, e acabou por se tornar uma referência de especulação de coleções,  como é mencionado no artigo de Ars Technica.

Normalmente, colecionar jogos antigos não é um hobby tão caro, mas existem algumas exceções, e alguns com bons motivos para terem o preço tão alto, pelo menos, do ponto de vista de certos colecionadores. Entretanto, a maior parte da comunidade que coleciona jogos clássicos, não é pelo seu valor monetário, e sim por gostarem dos jogos em específico.

Ainda assim, o fato é que existem diversos jogos com preços absurdos, e é curioso entender o porquê dos seus valores, visto que talvez você mesmo tenha uma dessas gemas e não sabe! Tanto acessórios como versões raras de consoles são bem disputados no mercado.

Caros, mas valem a pena?

Capa de Barbie: Groom and Glam Pups à esquerda e caixa física do jogo à direita

Barbie: Groom and Glam Pups é um dos jogos menos populares, mas acabou se tornando extremamente raro.

Um exemplo curioso é o caso de jogos que tiveram poucas vendas, porém como um exemplar é escasso no mercado, ocorre dos seus preços dispararem, como mostra os exemplos do The Gamer.

Birthday Mania, jogo de 1984, do Atari 2600 é um exemplo bem curioso. O jogo consiste em controlar uma cabeça flutuante que atira projéteis (possivelmente representações de alguém assoprando) e assim apagar as velas. É um jogo com loop infinito, que o objetivo é fazer a maior pontuação possível, sendo que existe um número limite de velas que você pode errar. 

Até esse ponto, o jogo parece muito comum, porém a diferença é o fato de só existirem o máximo de 15 cópias, segundo o artigo do Retro Games Collector. Isso levou o jogo a um status de mídia perdida, até em 2012 ser encontrado pelo usuário Atari_Warlord do portal AtariAge. 

No caso, também se descobriu que cada cópia do jogo era personalizada com o nome e sobrenome de quem era o presenteado do jogo. Devido a esses fatores, o jogo, apesar de não ser famoso, nem favorito pelos fãs, atingiu um valor especulado de até 35 mil dólares (algo em torno de 200 mil reais).

Um exemplo no Brasil, que é bem mais barato, mas novamente de um jogo com pouca acessibilidade é Barbie: Groom and Glam PupsO interesse público do jogo é tão baixo que não há registros de resenhas ou críticas ao jogo no metacritic, e só 4 comentários de usuários. 

No caso, um usuário do Reddit declarou que comprou uma cópia completa (caixa + cartucho) por 1,600 dólares (algo em torno de 8,960 reais) e gerou uma certa comoção por conta do preço alto. Segundo  o site PriceCharting o preço do jogo subiu para 2,840 dólares (15 mil reais) na sua versão completa, e em versões fechadas, próximo do dobro do valor.

Os melhores consoles e jogos clássicos!

imagem de um homem no centro de uma coleção de diversos jogos de videogame com um certificado na suas mãos

Essa imagem é da venda da maior coleção de jogos já vendida no mundo; cerca de 1,7 milhão de reais. Fonte

Apesar desses casos fora do comum, a maioria dos jogos mais populares como Super Mario 64 e consoles difíceis de achar como o Sega Dreamcast possuem preços bem mais acessíveis. Porém, em certas situações, são necessários equipamentos específicos para poder jogar em televisões modernas, devido a diferença com as antigas televisões de tubo. 

Nesse ponto, para alguns, a qualidade é afetada, devido a uma deformação da imagem, já que diversos jogos foram projetados para os visores de tubo, e perdem a fidelidade original quando ligados em displays de LCD modernos.

Alguns dos considerados melhores consoles para colecionar são capazes de rodar jogos dos antecessores, como é o caso do Nintendo Wii que possui uma biblioteca de 2560 jogos além de compatibilidade com jogos de GameCube e PlayStation 2, conta com um catálogo de  3,432 jogos além da compatibilidade de jogos de PlayStation. Ainda assim é difícil de ter certeza os números exatos de jogos.

Em questão de jogos clássicos, isso depende do gosto pessoal de cada colecionador, variando entre gêneros, estilos, o quão antigo é, entre outros. Geralmente os maiores Best Sellers como por exemplo o Super Mario Bros, de Super Nintendo, ou então Gran Turismo no PlayStation 1 que são os mais populares, e também recomendados, principalmente para os que nunca jogaram antes e gostam de jogos antigos.

Uma opção interessante para os que estão começando a colecionar é a busca por versões japonesas dos jogos, que costumam ser mais baratas que as versões americanas, e principalmente escolher jogos que gostavam de jogar ou sempre tiveram curiosidade sobre, pois serão os que mais terão valor na coleção pessoal, ao invés de escolher quaisquer jogos baratos somente para aumentar o número da coleção.

Valor versus Originalidade

raros_e_caros_os_consoles_e_videogames_dos_colecionadores_imagem4.webp

Jogos de reprodução as vezes são vendidos como originais para enganar desavisados, cuidado!

Levar em consideração o custo de um jogo para sua jogabilidade é uma opção na hora da escolha. Como explorado anteriormente, nem sempre os jogos mais caros são os que valem mais a pena a serem comprados, e se caso o interesse em jogar seja maior do quanto está disposto a pagar, versões japonesas são uma opção.

Uma coisa que pode ocorrer, e incomoda os colecionadores, é a venda de reproduções. Nos últimos anos, algumas empresas começaram a criar versões novas dos jogos antigos, copiando os arquivos dos jogos originais e reproduzindo com novos chips e recriando os cartuchos ou CDs. 

Existem casos de reproduções oficializadas como as da retro-bit.com que compra direitos e licenças de jogos antigos para relançamentos, reproduções oficiais, em alguns casos podendo até ter traduções inéditas para inglês de jogos que nunca foram lançados no ocidente.

Entretanto, na maioria dos casos estamos falando de reproduções chinesas com o objetivo de lucro fácil com consumidores desavisados, e que não são originais, e portanto, não possuem valor para colecionadores. Essas cópias são ilegais e ignoram as leis de direitos autorais, abrindo um questionamento entre acessibilidade de jogos antigos através de reproduções e se deveriam ser mais comuns.

Categorias:

Clássico
Acessórios
Fale conosco