Redação Compare Games
Simuladores: As diversas faces desse gênero de jogos!
Desde pilotar um avião até controlar negócios, sempre em busca do lucro certo, o gênero simulação é um dos mais antigos da indústria dos games. Conheça um pouco da história deste gênero, que abriga desde Microsoft Flight Simulator até Cities: Skylines!
Muitos de nós, jogadores, não temos a oportunidade de pilotar carros ou administrar empresas, que ficam apenas em nossos sonhos. A vida real é algo extremamente difícil em qualquer aspecto e pouco importa a área em que seguimos, seja aviador, piloto, fazendeiro, dono de supermercado ou prefeito de uma cidade; o caminho para chegar ao auge da carreira é LONGO.
A boa notícia é que podemos ao menos sonhar com grandes jogos de simulação disponíveis nas mais diversas áreas da atuação humana. Desde o gerenciamento de empresas, cidades e equipes, até a pilotagem dos mais diversos veículos e a construção de uma infinidade de objetos, do nicho ao mainstream, os simuladores possuem um longo caminho até os tempos atuais. E estamos aqui para contar um pouco sobre essa história.
UM BREVE RESUMO
Hang on foi um dos primeiros simuladores de arcade contando com controles que tentavam imitar a vida real!
Em poucas palavras, um jogo de simulação é todo jogo que busca, de alguma maneira, emular uma sensação da vida real, quase sempre da forma mais realista possível. Ele pode ser feito em nome do entretenimento (como os famosos fliperamas Hang On, da Sega, que simulam uma corrida de moto) ou pode ser uma ferramenta para capacitação profissional (como os famosos simuladores de avião, usados para treinar pilotos em terra firme).
Dessa forma, podemos separar o gênero em diversos subgêneros, os quais vamos abordar neste texto: Simuladores de construção e gerenciamento, Simuladores de esporte, Simuladores de veículos, simulações de vida e o último fenômeno do gênero: os simuladores de emprego.
CONSTRUÇÃO E GERENCIAMENTO: CONSTRUA, GERENCIE E LUCRE!
Esses foram três dos mais antigos e importantes jogos que definiram o gênero de simulação
O maior desafio desses jogos é construir e manter uma instituição capaz de ser rentável, independentemente da área. Normalmente, é possível encontrar jogos onde o jogador deve ser capaz de gerenciar cidades, reinos, ditaduras, equipes esportivas e até mesmo cenários futuristas ou distópicos, como colônias em outros planetas ou uma sociedade ameaçada de extinção.
Sendo um dos mais antigos gêneros dos videogames, o jogo tido como o primeiro do gênero é datado dos anos 60. The Sumerian Game era um jogo onde você assumia o papel de Hammurabi, responsável pela prosperidade e bem-estar de seus súditos, enquanto desenvolvia o Reino da Suméria.
Outros jogos são considerados pioneiros no gênero, como Utopia, lançado em 1982 para Intellivision, Nobunaga's Ambition, de 1983, e Romance of the Three Kingdoms, de 1986, com os dois últimos se tornando fenômenos no Japão.
Já no ocidente, o jogo que trouxe o conceito para as massas foi SimCity, lançado em 1989. O jogo, onde o jogador é responsável pela construção e administração de uma cidade, trouxe como grande novidade o uso da geração procedural de prédios e estabelecimentos, que crescem conforme as demandas para seu funcionamento são atendidas.
O sucesso de SimCity influenciou o desenvolvimento de outros jogos voltados à administração de negócios. Ao longo dos anos 90, nomes como Caesar, Capitalism, Theme Park, Theme Hospital, Transport Tycoon, RollerCoaster Tycoon, Dungeon Keeper e A-Train ditaram o caminho dos jogos desse gênero pelos próximos anos.
O legado de Transport Tycoon e A-Train, por exemplo, vive em Transport Fever. Theme Park e RollerCoaster Tycoon influenciaram Planet Coaster, enquanto Two Point Hospital foi desenvolvido por membros que também fizeram parte de Theme Hospital. Já SimCity, que já foi o maior representante do gênero, com diversos jogos de sucesso, hoje é ofuscado pelo sucesso de Cities: Skylines, cujos detalhes chegam ao ponto de você poder acompanhar a rotina de seus cidadãos pela cidade.
SIMULADORES DE ESPORTE: JOGUE OS JOGOS, SEM PRECISAR TREINAR PARA ISSO!
Ko Champ, Pong e 2k NBA são três jogos que que se baseiam na simulação de esportes na vida real
Desde quando os videogames se tornaram videogames, os jogos de esporte foram a escolha número 1 de muitos jogadores que queriam um gostinho daquilo que costumavam ver na televisão.
Um dos primeiros simuladores esportivos surgiu durante os anos 50, ainda na fase dos jogos eletromecânicos: K.O. Champ, de 1955, buscava dar ao jogador a sensação de ver de perto uma luta de boxe. Este foi um entre vários que buscavam proporcionar ao jogador a melhor sensação possível em esportes como boliche e beisebol.
No ramo dos videogames, o primeiro jogo esportivo foi, literalmente, o primeiro jogo eletrônico: Tennis for Two.
Desenvolvido em 1958 para fins acadêmicos, o jogo, que simulava uma partida de tênis, deixou sua marca no mercado. Em 1971, mais um simulador de tênis fazia sucesso: Pong. O jogo se tornou um fenômeno, popularizando o fliperama e o videogame como um todo para o público. Na mesma época, surgiram os primeiros jogos de hóquei e futebol do mercado.
Algumas das evoluções gráficas surgiram em simuladores esportivos. TV Basketball, de 1974, foi o primeiro jogo a ilustrar os jogadores como seres humanos, e não como quadrados. Em 1976, a Sega lançou Heavyweight Champ, considerado o primeiro jogo de luta do gênero. A mesma Sega lançou World Cup, que emulava o futebol com uma precisão nunca vista antes, enquanto a Atari lançou Atari Football, o primeiro jogo de futebol americano da indústria a seguir realisticamente as regras do jogo.
Hoje, o mercado de simulações esportivas possui um quase duopólio entre a EA Sports e a 2K Games, que possuem licenças com alguns dos maiores torneios esportivos do mundo. Com o passar dos anos, podemos encontrar jogos para diversos esportes, com o futebol se destacando com EA Sports FC na liderança do mercado. Também é possível encontrar jogos de basquete (NBA 2K), hóquei (NHL 2K), futebol americano (Madden NFL), tênis (TopSpin), golfe (PGA Tour), beisebol (MLB 2K), MMA (EA Sports UFC) e luta livre (WWE 2K).
Esses jogos também atraem uma legião de jogadores profissionais, muitos dos quais participam de torneios organizados pelos estúdios desenvolvedores dos jogos, onde mostram que, apesar de nem sempre praticarem o esporte como profissionais, ainda são capazes de demonstrar suas habilidades na modalidade através do videogame.
SIMULADORES DE VEÍCULOS: NA ESTRADA, NOS TRILHOS E NO AR!
Pole Position fundou o gênero; Gran Turismo popularizou jogos de corridas com base em simulação e Assetto Corsa é um dos favoritos da comunidade entusiasta devido sua customização
Os simuladores de veículos podem variar conforme o tipo de veículo. Sendo os simuladores de carros e simuladores de voo os mais comuns, com alguns sendo utilizados até para capacitação profissional, também é possível encontrar simuladores de motos, trens e até tanques de guerra.
Os simuladores de carros estão intrinsecamente associados aos jogos de corrida. Muitos dos jogos que fizeram sucesso em fliperamas, como Pole Position e Hard Drivin, da Atari, Daytona USA, da Sega, e WEC Le Mans, da Konami, se promoveram como autênticos simuladores de veículos do período. Tudo isso começou com o sucesso de 1974, Gran Trak 10, o primeiro a trazer consigo volantes e pedais, buscando uma experiência autêntica.
Atualmente, alguns dos melhores representantes do gênero, quando se trata de competição, são Gran Turismo, iRacing e Assetto Corsa, simuladores frequentemente utilizados até mesmo por pilotos profissionais em algumas sessões de treino ou só por diversão.
Jogos com foco maior na exploração de mapas e no abuso da física são mais raros no mercado, mas atualmente, um se destaca: BeamNG Drive foi lançado em 2013 e permanece como um dos simuladores de veículos mais fiéis do mercado, projetado para dar ao jogador não somente a sensação real de pilotar um veículo, mas também entender as consequências de uma grande colisão.
Outros veículos também possuem grande destaque no mercado. Os simuladores de avião, com o exemplo de maior sucesso, Microsoft Flight Simulator, são utilizados em alguns círculos para o treinamento de jovens pilotos de avião. Seu concorrente, FlightGear, chegou a ser utilizado pela NASA para simulações de voo com suas astronaves. Euro Truck Simulator é popular entre os fãs do gênero, já que permite pilotar um caminhão e percorrer estradas reais, focando no realismo em seguir as leis locais de trânsito. Battlezone, da Atari, não somente fez sucesso nos anos 80, como uma versão personalizada do jogo foi utilizada pelo exército americano para treinar futuros pilotos de tanques de guerra.
Kerbal Space Program não somente mescla elementos de gerenciamento, como também proporciona a experiência de construir e controlar seu próprio foguete rumo ao espaço sideral. Já Densha de Go, Rail Simulator e Train Sim World são conhecidos por permitir que o jogador esteja no comando de um trem, podendo percorrer trilhos do mundo real.
SIMULADORES DE VIDA: DE UMA VIDA ROTINEIRA A UMA CIVILIZAÇÃO INTEIRA
The Sims e outros jogos que imitam a vida são muito populares e se tornaram grandes fenômenos
Os simuladores de vida funcionam, em alguns exemplos, de forma similar ao Jogo da Vida, onde você pode levar um ser ao sucesso ou ao fracasso. Muitas vezes, entretanto, envolve o jogador desenvolver um ser para que este possa procriar e perpetuar sua espécie.
Os simuladores de vida se iniciaram com pesquisas acerca da geração procedural. O primeiro jogo lançado foi Conway's Game of Life, em 1970: uma simulação eletrônica que utilizava uma fórmula matemática para simular a reprodução de pequenas células e sua evolução na tela do computador.
Alguns dos pioneiros no ramo foram Little Computer People, para Commodore 64, Petz e Creatures, para PC e a linha de brinquedos Tamagochi. Mas o mais famoso dos exemplos é The Sims.
Lançado em 2000, você pode assumir o controle de uma ou várias pessoas, alterando alguns aspectos de sua vida, podendo levar a pessoa ao sucesso ou à ruína. O mesmo estúdio de The Sims, Maxis, que também lançou SimCity nos anos 80, lançou anos mais tarde Spore: um jogo onde você cria uma espécie animal, levando-a da fase celular até a exploração da galáxia.
SIMULADORES DE EMPREGO: QUANDO O TRABALHO SE TORNA DIVERSÃO!
Simuladores de diversas tarefas se tornaram muito populares, seja pela dificuldade, por poder jogar com amigos, ou até pode funcionar como uma forma de relaxamento
Recentemente, outro fenômeno começou a surgir: os simuladores de emprego. De algumas vezes vistos como jogos menores, como o famoso Farm Simulator, onde o jogador é responsável por gerenciar sua própria fazenda, até alguns que surgem como um verdadeiro sucesso de vendas.
Os simuladores de emprego se popularizaram com o advento do Twitch e do YouTube, onde muitos streamers e youtubers criam conteúdo fazendo com que o jogador tenha a sensação de estar em um trabalho, seja como o chefão da empresa ou até mesmo como um dos funcionários.
Um exemplo de sucesso é o famoso PowerWash Simulator, que possibilita que o jogador limpe a sujeira de diversos objetos. Outro que também se destacou foi o recente Cooking Simulator, onde é possível se tornar um chef e até mesmo criar pratos e suas combinações.
Outros nomes deste novo gênero são MudRunner (Entrega de encomendas com um veículo all-terrain), Factorio (Construções de uma grande fábrica, com enormes linhas de produção em um planeta inóspito), Fishing: North Atlantic (Pescaria em alto mar), Overcooked (Linha de produção de um restaurante, com elementos cômicos) e Supermarket Simulator (Dono de um supermercado).
A ascensão dos “blue-collar simulators”, como o gênero é popularmente chamado, também deu espaço para sátiras do gênero, como Goat Simulator, onde o jogador controle um bode normal, em um mundo normal, e Surgeon Simulator, onde você controla um cirurgião, com precisão absoluta em todos os seus dedos.
Além de poderem ser vistos como um verdadeiro jogo, muitas vezes os simuladores de emprego proporcionam uma sensação de relaxamento ao jogador, já que o objetivo não é ser o melhor ou ganhar competições, mas sim proporcionar uma boa sensação de vida.
CONSTRUINDO, PILOTANDO OU TRABALHANDO: DIVERSÃO GARANTIDA!
Jogos naturalmente simulam diversos acontecimentos da nossa vida, seria o gênero mais amplo a simulação?
Os jogos de simulação estão presentes em nossa vida há décadas, e cada vez mais se tornam uma maneira de você entrar em contato com diversas atividades que, na realidade, podem não ser viáveis para todos.
Desde pilotar um avião até gerenciar sua própria empresa, o gênero é a porta de entrada para as experiências de muitas pessoas que não podem ou não desejam passar por tudo isso em suas vidas.
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