• Home
  • Blog
  • Sonic The Hedgehog: Curiosidades dos desenhos do Ouriço Azul

Sonic The Hedgehog: Curiosidades dos desenhos do Ouriço Azul

Conheça um pouco mais sobre os desenhos do mascote da SEGA e algumas curiosidades sobre estas obras que estão no ar desde os anos 90!

Redação Compare Games

Redação Compare Games

Imagem de fundo do produto Sonic The Hedgehog: Curiosidades dos desenhos do Ouriço AzulImagem de fundo do produto Sonic The Hedgehog: Curiosidades dos desenhos do Ouriço Azul

Em 1991, Sonic the Hedgehog foi lançado no mundo todo, tomando conta da indústria nos anos 90 por pelo menos uns 4 anos, antes da bagunça que viria a ser o Sega Saturn. Logo, o mascote da Sega tornou-se o grande concorrente de Super Mario, além de um dos personagens mais icônicos dos games.

Durante esses anos, além de inúmeros produtos lançados com seu nome, três desenhos animados foram produzidos, com um grande impacto na franquia que pode ser sentido até hoje. Vamos trazer alguns fatos sobre essas animações, como dubladores icônicos, aberturas e muito mais:

THE ADVENTURES OF SONIC THE HEDGEHOG (1993)

Capturas da primeira animação de Sonic the Hedgehog, mostrando, Tails e Sonic à esquerda, e Sonic e Robotnic à direita, além de personagens secundários

O Sonic não vacilou em quantidade de animações!

primeira animação surgiu logo após o sucesso dos dois primeiros jogos, em 1993. Produzido pela DIC Animation, o desenho é conhecido por tratar o universo de Sonic com bastante humor, sendo muito mais uma comédia muito mais abstrata do que os jogos propõem.

Isso ajudou a atrair o publico infantil, mostrando Sonic e seu fiel parceiro Tails lutando contra as ações de Robotnik e seus capangas, os robôs Scratch, Grounder, and Coconuts. Ao final de cada episódio, uma lição de moral é ensinada por Sonic. Afinal, como os Comandos em Ação já diziam: “saber é ganhar metade da batalha.”

O desenho foi transmitido no Brasil pela Rede Globo, com destaque na TV Colosso. Curiosamente, a primeira dublagem da animação foi feita com dois dubladores, Oberdan Junior e Tatá Guarnieri, fazendo basicamente a mesma voz. O Tatá também dublou Sonic nos comerciais de Sonic the Hedgehog 2 da Tec Toy.

Mais recentemente, alguns episódios desta série foram publicados na internet, com uma redublagem que adicionou uma série de gírias modernas, talvez em uma tentativa de soar mais atual com o publico jovem. O resultado foi... cringe.

A recepção nos anos 90 foi positiva o suficiente para ter um jogo lançado para Mega Drive: Dr. Robotnik's Mean Bean Machine, uma mera adaptação de Puyo Puyo para o público americano, criando uma simples história sobre como Dr. Robotnik criou uma máquina para capturar seres capazes de deter Sonic. Fora esse enredo, não há nenhuma diferença entre Mean Bean MachinePuyo Puyo.

 Este desenho é popular nos Estados Unidos, sendo o mais lembrado entre as animações de Sonic por aquele público. Isso se deve ao fato de alguns memes terem mantido o desenho vivo na memória coletiva.

 SONIC THE HEDGEHOG (OU SONIC SatAM, 1993)

Capturas do desenho Sonic The Hedgehog com Sonic e Sally à esquerda, e Rotor, Tails e Sonic à direita

O segundo desenho que era bem diferente do original.. pelo mesmo estúdio?!

O segundo desenho, curiosamente, foi produzido pelo mesmo estúdio do primeiro, a DIC. Não apenas isso, mas também foi transmitido simultaneamente com o primeiro desenho, também estreando em 1993!

 A série se destaca pelo conteúdo mais sério e cenário distópico, onde Sonic e Tails fazem parte da resistência contra a tirania de Dr. Robotnik, grande líder de Robotrópolis, antes conhecido como Mobotrópolis, do Reino de Acorn.

 Sonic, Tails e os Freedom Fighters, liderados pela Princesa Sally Acorn, lutam, episódio por episódio, para libertar o reino das garras do mal. Aqui, Dr. Robotnik é muito menos cômico e mais diabólico, centrado em solidificar seu domínio, transformar todos os animais em robôs e destruir Sonic, seu maior inimigo.

 Neste desenho temos uma mudança na dublagem de Sonic, com Manolo Rey assumindo o posto de voz do ouriço azul. Desde então, Manolo tornou-se a voz oficial do Sonic em quase todos os desenhos, inclusive nos filmes da Paramount.

 No Brasil, o desenho está entre os mais queridos do público, tendo sido transmitido nos anos 90 pela TV Colosso da Rede Globo e, nos anos 2000, no Bom Dia & Cia do SBT. A série quase teve um jogo próprio, que seria lançado para Mega Drive, mas o protótipo foi cancelado.

 Nos Estados Unidos, a série ganhou status cult, ganhando o apelido Sonic SatAM (de Saturday e AM, que representa “antes do meio-dia” em relógios de 12 horas), por ter sido parte da tradicional programação infantil de sábado de manhã no país. O universo de Sonic e dos Freedom Fighters ganhou sobrevida através de uma série de quadrinhos lançados pela Archie Comics de 1993 até 2005, quando a série foi reiniciada e passou a ser baseada em Sonic X.

 SONIC UNDERGROUND (1999)

Capturas do desenho Sonic Underground  Com Manic, Sonia e Sonic à esquerda, e Knuckles e Sonic à direita

O mais curioso desenho que criou os irmãos de Sonic: Sonia e Manic (e que nunca apareceram novamente)

O terceiro desenho, desta vez uma coprodução entre a DIC e Les Studios Tex, da França, estreou em 1999, como parte da campanha de marketing para o Sega Dreamcast, lançado naquele mesmo ano nos EUA e na Europa.

 Seguindo a temática dark de Sonic SatAM, porém com uma história inédita (e curiosamente não canônica em lugar algum), a série conta a história de Sonic e seus irmãos Sonia e Manic. Filhos da Rainha Aleena, eles são separados da mãe ainda bebês com a invasão de Dr. Robotnik ao reino. Com a rainha as escondidas, Sonic e irmãos lutam juntos para libertar o reino e reencontrar sua mãe. E eles também tem uma banda de rock, é claro.

Tomando mais liberdades acerca do universo de Sonic, Sonic Underground não conta com a presença de Tails, mas sim de Knuckles, que pela primeira vez no ocidente, aparece em uma série do ouriço azul.

Manolo Rey permaneceu como o dublador de Sonic nesta versão, que foi transmitida pelo SBT, no Bom Dia & Cia e no Sábado Animado, ao longo dos anos 2000.

Infelizmente, apesar do juramento de que a mãe encontrariam, série foi cancelada após 40 episódios, sem que eles tivessem alguma pista do paradeiro dela. A série foi referenciada em uma edição dos quadrinhos da Archie Comics, como um dos diversos universos alternativos.

OUTRAS ANIMAÇÕES DO RAIO AZUL:

Capa da animação Sonic the Hedgehog, e captura da animação do Sonic e Metal Sonic se enfrentando

Agora uma animações com uma base mais nos jogos

SONIC OVA (1996): Em 1996, a Sega encomendou com o estúdio Pierrot, popular por Naruto, uma animação em duas partes de Sonic the Hedgehog, com maior fidelidade aos jogos do que as contrapartes norte-americanas. Apesar da presença de personagens como Tails, Knuckles e Metal Sonic, todos dos jogos principais, o anime não se ambientava no mundo de Mobius, como nos jogos, mas sim em Planet Freedom. Para promover Sonic Adventure, o anime foi lançado nos Estados Unidos em 1999, como Sonic: The Movie.

 Apesar de pouco lembrado, ainda há algumas referências ao anime que podem ser encontrados ao longo das histórias de Sonic, como por exemplo o icônico chapéu do Knuckles, que aparece em sua série mais recente.

 

Capa de Sonic X à esquerda e Captura da animação à direita, incluindo personagens como Sonic, Tails, chao, Cream, Knukles, Amy e Chris

A série de anime do porco-espinho azul foi um relativo sucesso

SONIC X (2005): Gotta go fast!! O anime de 2005 foi a primeira série japonesa, sem levar em conta o OVA de 1996. Nesta história, os personagens de Sonic são transportados para a Terra. Sonic e seus amigos devem protegê-la de Dr. Robotnik, com a ajuda de um colega que fizeram no novo mundo: Chris Thorndyke.

Passou no Brasil no final dos anos 2000, na Globo. É muito lembrada pelos fãs, principalmente aqueles que preferem o visual moderno de Sonic e os personagens presentes na duologia Sonic Adventure.

Capa da animação Sonic Boom à esquerda, e captura da animação à direita com os personagens Knuckles, Amy, Sticks e Sonic

A animação que inesperadamente é uma das melhores do Sonic!

SONIC BOOM (2014): A animação 3D aproveita-se do universo Boom, spin-off da série de jogos lançados no mesmo período. Enquanto os jogos lançados para 3DS são esquecíveis, a animação foi capaz de cativar um público que, se pudesse, jogava Rise of LyricFire & Ice no lixo.

A série teve como sua principal característica o bom humor, com episódios mesclando aventura e comédia, além de um conjunto de referências a série principal. Sem medo de rir de si mesmo, Sonic Boom (a animação, não o jogo) se tornou o queridinho dos fãs. No Brasil, o desenho foi transmitido pelo Cartoon Network. Aprovado!

Capa da animação Sonic Mania Advetures à esquerda, e captura da animação da direita, mostrando Sonic e Tails à direita

Os curtas mais amáveis do Sonic!

SONIC MANIA ADVENTURES (2017): A minissérie criada pela própria Sega para promover Sonic Mania no YouTube é uma das animações mais bem feitas e respeitosas da franquia. No total durando apenas 11 minutos, a série de curtas mostram algumas das situações vividas por Sonic e companhia em meio a suas aventuras contra Dr. Robotnik, de forma bem-humorada e sem diálogo algum.

A série foi bem recebida pelo público e assim, em Sonic Origins, coletânea dos jogos antigos da série e em Sonic Superstars, último jogo da franquia, uma série de animações extras foram criadas, contando um pouco da história destes jogos e utilizando-se da mesma ambientação.

Capa de Sonic Prime, e captura de imagem da animação, mostrando o Sonic e o Shadow à direita

Sonic ganhou uma animação 3D que revisita o multiverso de Sonic!

SONIC PRIME (2023): A série animada mais recente de Sonic, disponível na Netflix e lançado em tempo para ajudar na promoção tanto o primeiro filme, quanto de Sonic Frontiers, se destaca pela volta do foco na ação, apresentando pela primeira vez desde Sonic X o elenco tradicional da franquia, Sonic, Tails e Knuckles, desta vez em uma aventura por multiversos.

Sonic visita estes multiversos, que possuem algo em comum: a ausência de Sonic em cada um deles, ajudando as versões multiversais de seus amigos a combater a tirania do Dr. Robotnik em cada um deles, além de tentar reconstruir o Paradox Prism, item que permite Sonic visitar estes universos.

Estes são alguns dos desenhos mais icônicos do ouriço azul, além dos jogos, dos filmes, da série Knuckles e, é claro, das séries de quadrinhos da Archie e da IDW. Qual é o seu favorito?

Categorias:

Clássico

Fique por dentro:
novidades direto no seu e-mail.