• Home
  • Blog
  • Sonic X Shadow Generations: A trajetória da franquia no 3D!

Sonic X Shadow Generations: A trajetória da franquia no 3D!

Sonic the Hedgehog teve um caminho conturbado em jogos 3D. Saiba o caminho que o ouriço azul trilhou para o filme Sonic 3 e o jogo Sonic x Shadow Generations!

Redação Compare Games

Redação Compare Games

Imagem de fundo do produto Sonic X Shadow Generations: A trajetória da franquia no 3D!Imagem de fundo do produto Sonic X Shadow Generations: A trajetória da franquia no 3D!

No dia 25 de outubro, foi lançado Sonic x Shadow Generations, a última grande aventura de Sonic e companhia. Com críticas extremamente positivas, o jogo é uma releitura do clássico Sonic Generations, de 2011, desta vez acrescentando o ponto de vista de um dos maiores rivais do ouriço azul: Shadow.

Com o sucesso deste jogo e a chegada de Sonic 3: O Filme, que também abordará o ouriço preto e vermelho, trouxemos uma breve retrospectiva sobre os últimos anos de Sonic the Hedgehog, desde o primeiro Sonic Generations até os dias de hoje.

UM OÁSIS EM MEIO À TEMPESTADE

Capa de diversos jogos do Sonic em preto e branco, da esquerda para a direita:  Sonic and the Secret Rings; Sonic the Hedgehog (06'); Sonic the Hedgehog (Genesis collection); Sonic Colors Ultimate em colorido; Sonic and the Black Knight e Sonic Unleashed

De fato é impressionante como a Sega lançou tantos jogos medíocres ou ruins do Sonic em tão pouco tempo

Sonic Generations surgiu em meio a uma crise de imagem do ouriço azul. Como forma de comemorar os 20 anos da série, o jogo foi lançado justamente para tentar apagar as memórias ruins de sua última comemoração: em 2006, ano marcado pelos 15 anos de Sonic, tanto Sonic the Hedgehog (2006) para PS3 e Xbox 360 quanto Sonic the Hedgehog Genesis para Game Boy Advance foram extremamente mal-recebidos pelo público.

A recepção morna de Sonic Unleashed, Sonic and the Black Knight e Sonic and the Secret Rings nos anos seguintes colocou ainda mais peso na reputação do mascote da Sega. Sonic Colors, de 2010, tirou um pouco desse peso, e, sendo um exclusivo do Nintendo Wii, recebeu uma calorosa recepção do público nintendista.

Foi nesse cenário que Sonic Generations foi desenvolvido e lançado em 2011, buscando, apesar de todos os percalços, comemorar tudo que envolve o Sonic, com uma grande história em que o personagem moderno contracena com sua versão clássica. Uma verdadeira carta de amor à história do ouriço, culminando em uma relativa aclamação pelo público e pela crítica, com muitos considerando o jogo como o melhor Sonic 3D da franquia.

 

NOVAMENTE, ANOS DE DESLIZES

Imagens em preto e branco das capas dos jogos Sonic Lost World, Sonic Boom : Rise of Lyric e Sonic Boom : Shattered Crystal, Sonic Boom: Fire and Ice, Sonic Mania ao fundoe sua capa ao centro, e Sonic(personagem) de Sonic Boom confuso à direita

Infelizmente foram diversos jogos decepcionantes até o Sonic Mania que ressuscitou a franquia

O caminho parecia brilhante novamente para a franquia; entretanto, o público ainda não estava plenamente convencido de que Sonic era outra vez o grande mascote que um dia foi durante a década de noventa. O jogo Sonic Lost World, lançado em 2013 para Wii U, não empolgou muito o público, com uma mecânica confusa e um level design pouco inspirado.

No ano seguinte, a Sega lançou o spin-off Sonic Boom para 3DS e Wii U. Os três jogos da série — Sonic Boom: Rise of Lyric, Sonic Boom: Shattered Crystal e Sonic Boom: Fire and Ice — foram duramente criticados por fãs e críticos por uma coleção de bugs, jogabilidade decepcionante e uma história que destoa completamente do cânone principal, com apenas seu desenho animado recebendo elogios.

Tudo parecia indicar que Sonic teria um caminho árduo para recuperar o respeito dos fãs e críticos. Alguns opinavam que o mascote teve uma transição difícil do 2D para o 3D. Outros, entretanto, declaravam abertamente que Sonic nunca foi bom.

O ano de 2017 foi marcado por mais emoções mistas para os fãs da franquia, com o lançamento do aclamadíssimo Sonic Mania, que trouxe de volta os clássicos gráficos 2D dos tempos de Mega Drive e substituiu Sonic 4, Episódios I e II no cânone oficial.

Entretanto, no mesmo ano de 2017 foi lançado Sonic Forces, cuja recepção foi fraca, com jogabilidade e level design básicos e repetitivos, apesar do acerto no sistema de criação de personagens. Novamente Sonic se encontrava dividindo fãs e críticos sobre o destino da franquia.

O FILME E A RENASCENÇA

Capa do filme Sonic à esquerda, e em direção a direita a capa de diveross jogos do Sonic: Sonic Colors Ultimate, Sonic Frontiers, Sonic Superstars, Sonic Dreamteam e  Sonic Origins

A situação do ouriço azul começou a melhorar após o filme que quase foi um fracasso! Bons jogos e um ótimo caminho a frente!

Por um tempo, pouco se ouviu falar sobre novos jogos de Sonic, enquanto a Sonic Team se preparava para uma nova empreitada. Entretanto, a franquia permaneceu em constante movimento, colocando tudo em jogo no lançamento de Sonic: O Filme, em 2020.

É claro, o filme não podia passar batido sem uma controvérsia para chamar de sua em torno de como o ouriço seria representado nas telonas. Mas a boa notícia é que o filme foi um sucesso de bilheteria, com a crítica não necessariamente amando, mas o considerando um dos melhores filmes baseados em videogames dos últimos anos.

Isso deu fôlego para o ouriço correr ainda mais rápido, reconquistando a popularidade que tinha nos anos 90. Em 2021, Sonic Colors recebeu uma nova roupagem com Sonic Colors: Ultimate. Muitos fãs encontraram bugs no jogo e discussões surgiram acerca de alguns destes bugs terem sido forçados por alguns usuários, mas de qualquer maneira, o jogo conseguiu números decentes de vendas.

Em 2022, foram lançados Sonic Frontiers, novo jogo do cânone principal, e Sonic Origins, releitura dos jogos clássicos da franquia. Ambos tiveram boa recepção do público, embora alguns questionassem o fato de a Sega deixar de disponibilizar cada jogo clássico individualmente em favor da nova coletânea.

Os lançamentos mais recentes também contribuíram para a reconstrução da imagem do ouriço azul, junto aos filmes. Sonic Superstars foi a última novidade lançada para diversas plataformas, em 2023. Não foi considerado espetacular nem um grande sucesso de vendas, mas foi mais que suficiente para os fãs. Além disso, Sonic tem presença marcada no iOS, com Sonic Dream Team, e até mesmo no Roblox, com Sonic Speed Simulator. Já Sonic 2: O Filme e as séries KnucklesSonic Prime marcaram presença no cinema e no streaming.

E COMO SONIC ESTÁ AGORA?

imagem do trailer de Sonic 3 à esquerda e a capa de Sonic x Shadow Generation à direita

Sonic 3 chega no cinema trazendo Shadow para os telões! Enquanto isso Shadow faz sucesso no novo jogo!

Ao que tudo indica, muito bem, obrigado. Com a reação positiva dos filmes e das séries do Sonic, além de boas vendas em seus últimos jogos, parece que o ouriço conseguiu deixar para trás a sua má fama. Com dois filmes, tendo um terceiro para estrear em breve, mais um jogo com respeitáveis 80% no Metacritic, a Sega pode pensar novamente em grandes planos para o Sonic crescer ainda mais no mercado de games. Eles sabem disso e podem, futuramente, planejar mais e mais jogos.

O mascote da Sega precisou de muito tempo para reconquistar o espaço perdido e agora pode novamente encantar os fãs com sua velocidade e destreza contra o Dr. Robotnik. Se ele continuará em alta velocidade por muito tempo, com ainda mais jogos de sucesso, só o tempo poderá dizer.

Categorias:

PlayStation
Xbox
Nintendo
PC
Plataforma

Fique por dentro:
novidades direto no seu e-mail.