Lançado no final de 2023, Starfield atualmente possui o metascore de 83, e user score 6.8 no site Metacritic. No OpenCritic, o jogo possui o selo “Mighty” e 84% de recomendação da crítica. Na Steam de 102 mil análises, 67 mil são negativas.
Existe um padrão em que a crítica e o público estão desalinhados nesse jogo, e devido aos mais diversos fatores referentes ao jogo. Em geral, bem recebido pela crítica, e não muito bem aceito pelo público.
Porém, segundo o artigo de VideoGamer o jogo vendeu aproximadamente 2,5 milhões de cópias, sendo reportado o 11º jogo mais vendido de 2023. Então por que o jogo vendeu bastante, mas o público não gostou?
Problemas no lançamento, mas 10 milhões de jogadores em três semanas
Starfield foi um jogo lançado juntamente ao Game Pass, sendo um dos primeiros lançamentos de grande porte na plataforma. Devido à acessibilidade, o jogo atingiu 10 milhões de jogadores em pouco tempo. O artigo da IGN explica com detalhes essa situação.
A Bethesda, sendo mundialmente conhecida como uma das principais desenvolvedoras de RPGs de grande porte em primeira pessoa como a série Elder Scrolls e Fallout, chamou considerável atenção do público. O marketing foi agressivo, e toda a hype em imaginar um “Fallout no espaço” levou a uma grande especulação dos fãs.
A grande decepção é que novamente o que foi prometido foi muito, e cumprindo pouco. O jogo foi lançado com diversos problemas de desempenho e o que era esperado na parte de gameplay, história e enredo não atingiu o público como o esperado.
Boa parte desse problema se vem na falta de conexão com o que já foi feito anteriormente pela empresa, em jogos que são considerados marcantes como Fallout 3 e The Elder Scrolls V: Skyrim, e devida as proporções finais de Starfield o jogo não cumpre com o mesmo nível. Segundo o artigo de digitaltrends o jogo não é ruim, e de modo algum é um jogo que decepciona no que ele entrega.
Entretanto a apresentação do jogo antes de seu lançamento criava uma imagem de mistura entre os melhores características de No Man Sky (outro jogo que teve diversos problemas no lançamento até enfim atingir a satisfação do público) com uma história envolvente, com personagens cativantes e construção de mundo equiparável aos outros jogos da Bethesda.
As atualizações ao longo do ano
Diversos artigos como o de gaming bible apontam que o jogo em apenas 6 meses perdeu 97% dos jogadores online na Steam. Isso é explicado que ocorre devido ao fato de os jogadores terminarem o conteúdo e simplesmente não existirem mais motivos para jogar, já que não é um jogo multiplayer.
A comunidade continuou a dar suporte ao jogo através de diferentes modificações, mas ainda assim é um público menor e entusiasta, e que só consegue modificar através da versão Steam do jogo, não sendo possível nos consoles e Game Pass, devido às restrições.
De certa forma, alguns mods são lançados na loja interna dentro do jogo, o que possibilita ser jogado alguns mods que recebem essa versão, mas requer custo adicional e é algo que em geral o público não quer, e que levou a um grande “review bomb” em que os jogadores e fãs fizeram diversas análises negativas com o intuito de mostrar sua indignação, como relata o artigo da kotaku.
Além disso, diversos influencers apontaram críticas e recepções negativas nas redes sociais devido a certas escolhas por inclusão de escolha de pronomes e a preocupação da Bethesda em manter o jogo inclusivo, diverso e acessível.
O objetivo dessas implementações é melhorar o acesso para quem possui o interesse em usar esse tipo de função, e não interfere no jogo individual de cada jogador, porém, levou a uma grande discussão sobre a pauta, e , marcou de uma forma negativa o jogo.
Starfield : Shattered Space e futuro da Bethesda
No final de 2024 a DLC Shattered Space foi lançada com duras críticas do público que esperava mais conteúdo, e atualmente possui críticas ligeiramente negativas na Steam. Algumas pessoas gostaram da nova DLC, que a história contada é melhor, e algumas missões secundárias tem uma qualidade superior, mas vários criticaram a quantidade de conteúdo, como a falta de novidades como peças de naves, ou apenas armas idênticas só que com visuais diferentes.
Comparado com o jogo base, a nova DLC Shattered Space implementa um novo planeta, e algumas novas localizações,porém, acaba sendo visto por uma parcela significante do público, e de forma inferior ao que era esperado. Isso levou a diversas discussões e comentários negativos sobre o futuro da empresa, já que aumenta a tensão sobre o próximo da empresa, Elder Scrolls VI.
O futuro de jogo ainda tem grandes chances de manter o sucesso e depende do compromisso da Bethesda com seu público em atualizar e melhorar mais o jogo, já que ainda que tenha sido decepcionante, uma grande parte do público ainda gostou e aprova o jogo.
Bethesda também está apostando alto em seus próximos jogos: o novo jogo da lendária série de filmes : Indiana Jones and the Great Circle com data de lançamento para o final de 2024; Elder Scrolls VI que ainda não possui nada além de um curto teaser revelado em 2018, e finalmente Fallout 5 que está sendo prometido somente para após o lançamento da sequência de Elder Scrolls.
Enquanto isso, o mundo de Elder Scrolls Online continua constantemente se expandindo, com resultados bons para fãs do jogo, e ainda se espera mais informações e trailers sobre os últimos jogos, quais serão lançados novamente no Game Pass, ou se finalmente serão capaz de satisfazer o público, que não anda muito contente desde Fallout 4, mas continua comprando os videogames e dando suporte à empresa.