Fábio Celestino
Stop Killing Games: Campanha chega ao fim
Após quase um ano de trabalho árduo Ross Scott (Accursed Farms) chega ao fim de sua campanha com a finalidade de evitar que jogos impossibilitados de funcionar
O projeto "Stop Killing Games" está chegando em sua conclusão, mas infelizmente sem atingir os objetivos desejados. Originalmente, o projeto foi criado com o objetivo de lutar contra a situação do jogo The Crew da Ubisoft, que após 10 anos online, teve seus servidores desligados. O grande problema nisso, é que o jogo era obrigatório o uso de conexão com os servidores da Ubisoft, e com seu desligamento, não é mais possível jogar The Crew.
Com isso, o Youtuber Ross Scott (Accursed Farms) acompanhado de outras pessoas interessadas em impedir que essas situação se repita com outros jogos buscaram formas de iniciar petições ao redor do mundo para evitar esse tipo de situação. Certos jogos em formato "apenas online" criaram alternativas quando o suporte oficial é cortado, desde jogos mobiles que ganham versão offline, até jogos de MMORPG que ganham a possibilidade de serem administrado por terceiros, mantendo os jogos vivos.
SKG não surtiu efeito esperado
O site oficial explica com detalhes como a campanha funciona e detalha as principais iniciativas que visam trazer luz a esse problema
Ross Scott entrou em contato com diversos órgãos regulatórios de diversos países, inclusive no Brasil. Infelizmente é difícil atingir o número necessário de assinaturas para atingir os objetivos. Mesmo com seu canal contando com 366 mil seguidores, não foram capazes de atingir o objetivo mínimos em diversas campanhas, dado a limitação de mobilizar os consumidores em diferentes países. No caso, a petição Europeia, requere ao menos 1 milhão de assinaturas de Europeus, enquanto a exclusiva petição do Reino Unido requer 100 mil assinaturas. Atualmente ambas atingiram apenas 500 mil, e 30 mil, respectivamente.
No dia 23 de junho, no canal Accursed Farm, postou um novo vídeo explicando que o projeto chegará ao fim depois de mais de um ano projeto:
Apesar de projeto ter atingido grande público, a campanha está encerrando em uma situação longe de ideal. A maioria das respostas dos órgãos responsáveis por regulamentação ainda não foram deferidas, o que significa que ainda não teve grande impacto na realidade. Os dois grandes projetos que poderiam trazer grandes resultados também estão próximos ao encerramento da data limite e não estão perto de atingir os números requeridos.
Em geral, a dificuldade é a mobilização das pessoas, não só no universo gamer. Apesar de ser um problema comum, diversos jogos que são desligados e nunca mais poderão ser jogados, reflete muito uma cultura de produção de artigos propositalmente expiráveis que não são regulados, ou muito menos eticamente pensados. Além disso, os fatores culturais, históricos e basicamente o legado daquele projeto é então enterrado com seu desligamento
O Stop Killing Games, traduzido livremente para Pare de matar jogos, é um projeto que buscava alternativas legais, com meios de impossibilitar o lançamento de jogos sem uma devida opção de acessar após o suporte oficial se tornar impossibilitado. Com esse projeto, surge uma questão: O que ocorrerá no futuro, em que todos os jogos digitais parem de funcionar se uma empresa como PlayStation, Nintendo ou Xbox decidirem desligar seus servidores?
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