• Home
  • Blog
  • Tudo que sabemos sobre o sucessor do Nintendo Switch

Tudo que sabemos sobre o sucessor do Nintendo Switch

Descubra os detalhes sobre o sucessor do Nintendo Switch. Rumores, confirmações, recursos novos e data de lançamento da grande inovação no mundo dos videogames

Redação Compare Games

Redação Compare Games

Tudo que sabemos sobre o sucessor do Nintendo Switch

Ao longo da incontestável história dos videogames, a Nintendo tem demonstrado repetidamente uma sensibilidade aguçada para inclusão e diversidade nos jogos.

Modelo de inovação, a companhia japonesa acaba de sinalizar uma nova intervenção no cenário gaming: o sucessor do Nintendo Switch.

Nas palavras do sempre empenhado presidente, Shuntaro Furukawa, o anúncio oficial será feito até março de 2025, mas os rumores já rondam o mundo dos games com previsões animadoras.

A capacidade da Nintendo de revolucionar o universo dos consoles, com históricos lançamentos como o do próprio Switch em 2015, desperta elevadas expectativas para o futuro console.

Entre as novidades especuladas está a chegada dos Joy-Cons magnéticos, uma evolução dos controles atuais que se encaixam deslizando e acredita-se também que o amado Pro Controller continua no jogo, potencialmente compatível com a nova plataforma.

O que a Nintendo revelou sobre o novo console até agora?

Post no X de Shuntaro Furukawa, explicando detalhes sobre o próximo console da Nintendo, traduzido de inglês para português

O post de Shuntaro deixou os fãs muito ansiosos para 2025! O que será que a Nintendo prepara?

Antes de mais nada, vamos lembrar que o tal do "Switch 2", uma nomenclatura casual usada pelos fãs, ainda não tem um nome oficial, já recebeu duas confirmações: Será anunciado até 2025 e possui retrocompatibilidade com os jogos do Switch original, podendo assim, rodar os jogos do console anterior.

Porém, ainda não sabemos ainda como funcionará a compatibilidade com os cartuchos do console antigo, se será possível, ou a compatibilidade será apenas com jogos digitais.

O novo console parece seguir com a proposta de controles Joy-Cons removíveis, no entanto, a aposta da vez fica por conta da tecnologia de sucção magnética, que é controlada por corrente elétrica, para fixação dos controles.

O design deverá ser revisado e terá um formato maior, com botões SL e SR metálicos e um novo botão abaixo do Home.

Quando pensamos na história dos videogames, sem dúvida a Nintendo tem seu lugar de destaque e a cada console lançado, a companhia busca inovações que impactem diretamente na experiência do jogador, tornando-a cada vez mais imersiva.

Podemos exemplificar esse ponto com o sensor de movimento do Wii. Embora não tenha sido uma invenção original da Nintendo, sua aplicação comercial foi um sucesso estrondoso.

A magnitude desse impacto pode ser observada nas impressionantes vendas do Wii, que alcançaram números recordes.

Quais as prováveis melhorias em relação ao Nintendo Switch?

Imagem mostrando um chip no fundo, com o logo da Nvidia e da tecnologia DLSS

É bem provável o uso de novas tecnologias da Nvidia no novo console!

Sem dúvida, a grande novidade seria a manutenção do suporte aos Joy-Cons e Pro Controller atuais.

É uma prova convincente de que a inclusão e a diversidade nos jogos são uma prioridade para a empresa, mostrando que mesmo com novos lançamentos, eles mantêm o cuidado com os jogadores que já possuem seus periféricos.

O upgrade na tela do portátil também é uma expectativa, pois deve aumentar para oito polegadas e oferecer suporte nativo à resolução 1080p eleva o patamar.

Aparentemente, mesmo o dock do console, tendo uma conexão USB-C e suporte à resolução 4K, não deve sofrer mudanças estéticas significativas.

Isso evidencia que Nintendo pretende manter a essência do videogame híbrido, mesclando a história dos videogames com inovação.

Quanto às especificações técnicas, a possibilidade de utilização de um chipset personalizado da Nvidia, o T239, e com oito núcleos ARM A78C e uma GPU baseada na arquitetura Ampere, esse upgrade poderia vir a suportar até 1536 núcleos CUDA.

A hipótese dessas melhorias não só prometem uma experiência de jogo mais imersiva, como também reforçam o impacto positivo dos jogos por meio da gamificação.

Expectativas em relação aos jogos e compatibilidade do novo console

Imagem mostrando um suposto Nintendo Switch 2 com pontos de interrogação por cima

O que esperar desse novo console portátil?

As expectativas em relação aos jogos e a compatibilidade do novo console são tão altas quanto as sequências dos maiores sucessos do ano passado.

Vamos falar do suposto sucessor dos atuais Nintendo Switch e Nintendo Switch OLED que, apesar do sucesso de sua exibição, parece estar caminhando para mudanças significativas.

As informações mais recentes sugerem que o novo console de jogos estará equipado com uma tela LCD de oito polegadas, um design destinado a cortar custos.

A possibilidade de adoção de algumas tecnologias atuais no dispositivo Nintendo é excepcionalmente emocionante, como DLSS, que usa AI para renderizar jogos com mais detalhes.

Esse novo console poderia abrir portas para inclusão e diversidade nos jogos, fornecendo simulações realistas, envolvendo jogadores de todas as origens, habilidades e de todas faixas etárias!

E embora os detalhes sobre o design, vida útil da bateria e conectividade ainda sejam escassos, a expectativa é que o console siga o form-factor do Switch original, mas com melhorias significativas.

Possíveis datas de lançamento e preço do novo console

Calendário de 2025, com o mário piscando a parte inferior central

A expectativa é para o começo de 2025 o anúncio, agora o lançamento ninguém sabe dizer

O Nintendo Switch 2, codinome 'NG', é objeto de muita especulação.

Segundo o entusiasta SoldierDelta, no mundo dos fóruns de Discord, a janela de lançamento pode ser 24 de setembro de 2024, mas há quem diga que a Nintendo está atrasada, isso sugere que o lançamento será adiado para 2025, com as expectativas no primeiro trimestre.

Quanto aos valores estima-se em dólares $449 para o modelo padrão e $400 para a versão digital, e em reais, estamos falando em R$3600 e R$4041, respectivamente devido aos impostos. Ao menos, são estas as previsões atuais.

Porém, lembrem-se que a inclusão e a diversidade nos jogos estão ganhando força e o impacto dos jogos na saúde mental também tem sido um tema discutido, isso, aliado aos avanços na gamificação podem alterar essa linha do tempo.

E entre os jogos que provavelmente serão lançados juntamente com o Nintendo Switch 2, diversos títulos têm despertado a atenção da comunidade gamer. Já circulam rumores sobre um novo jogo do Mario, desta vez utilizando o motor gráfico Unreal Engine 4.

Também se especula sobre o lançamento de um novo Donkey Kong em 2D, uma versão inédita de Monster Hunter, além dos tão aguardados Final Fantasy 7 Remake e Final Fantasy 7 Rebirth.

Outros nomes que têm sido mencionados incluem Super Monkey Ball, um novo jogo da aclamada série Pokémon e o sétimo volume da franquia Far Cry.

Assim, a história dos videogames mostra que tudo é possível, mas não existe uma confirmação oficial ainda.

Categorias:

Nintendo
Fale conosco