• Home
  • Blog
  • Vai colecionar games? Que tal algumas dicas de como começar

Vai colecionar games? Que tal algumas dicas de como começar

O colecionismo de videogames requer dedicação do colecionador para manter tudo em ordem. Se você quer entrar nesse hobby, temos algumas dicas para que você!

Redação Compare Games

Redação Compare Games

Vai colecionar games? Que tal algumas dicas de como começar

Mesmo com relançamentos, remakes e, claro, os emuladores, muitos optam por preservar as obras originais, jogando-as nos consoles nos quais foram lançadas originalmente. Com isso em mente, além da boa e velha nostalgia, a onda de colecionadores de games está maior do que nunca.

Primeiramente, leve sempre em consideração que o colecionismo, independentemente do item a ser colecionado, é algo que leva tempo e, principalmente, dinheiro para se manter. No caso dos videogames, consoles e jogos, os preços variam muito, desde uma faixa de preço acessível até grandes investimentos.

Por isso, trouxemos para você alguns videogames que são peças raras, itens únicos pelos quais você certamente desembolsará uma boa quantia se quiser manter em sua coleção.

Mas não se preocupe, também temos videogames que, por serem tão acessíveis, são itens obrigatórios para qualquer colecionador de games. Confira as dicas que temos para você:

RARIDADES, APENAS PARA OS FORTES: PANZER DRAGOON SAGA – SEGA SATURN

Imagem do jogo Panzer Dragoon à esqueda junto à capa do jogo, imagem do console Sega Saturn à direita

Um dos clássicos mais raros do mundo! um exemplar pode chegar até 12 mil reais!

 O Sega Saturn é um console conhecido pelo seu fracasso diante do PlayStation e do Nintendo 64 na segunda metade da década de 90. Entretanto, nos últimos anos, o console ganhou uma legião de fãs, que jogaram uma nova luz sobre alguns de seus jogos mais obscuros, dando a estes uma reputação que nunca haviam tido durante seus anos de produção.

O mais valioso entre estes jogos é o RPG Panzer Dragoon Saga, de 1998. Lançado em um período em que a própria Sega deixava de ter fé em seu console, priorizando o desenvolvimento acelerado do Dreamcast, o jogo teve pouquíssimas tiragens e vendas ainda menores. 

O jogo em si, entretanto, estava longe de ser um fracasso de crítica, sendo considerado o melhor RPG da plataforma e um dos melhores da quinta geração. A alta demanda pelo jogo nos últimos anos, e as baixas vendas dos anos 90 fizeram com que fosse comum encontrar exemplares à venda por valores exorbitantes, variando entre 5 a 12 mil reais. 

Nunca houve qualquer tentativa de port ou remake para outros consoles. Panzer Dragoon Saga só pode ser apreciado em um Sega Saturn. O console também é tido como um dos mais caros para o colecionador, sendo encontrado na média de 600 a até 2500 reais, dependendo da versão e das condições do aparelho.

STADIUM EVENTS (WORLD CLASS TRACK MEET) – NES

Imagem mostrando as caixas do Power Pad, Family Fun Fitness, que são acessórios para o NES, além de dois jogos World Class Track Meet e Atletic World

Os acessórios para console e diversos jogos como World Class Track Meet se tornaram extremamente raros de encontrar, sendo extremamente caros dependendo da condição!

Quando o NES foi lançado nos Estados Unidos em 1985, diversos acessórios foram lançados para o aparelho. Foi uma tentativa da Nintendo de mostrar ao público que o console era mais que um videogame. Como o nome já dizia, era um Sistema de Entretenimento.

Com isso em mente, a empresa Human, em conjunto com a Bandai, lançou Stadium Events em 1986. Um jogo de esporte que acompanhava o acessório Family Fun Fitness.

E então surge a Nintendo, com uma proposta irrecusável. A Big N comprou a patente da Family Fun Fitness da Bandai e o renomeou como Power Pad, de marca própria. O jogo também foi renomeado, para World Class Track Meet.

Power Pad por si só é caro e difícil de se encontrar, ao contrário do jogo relançado, que sai por um preço relativamente baixo. A versão original, entretanto, tornou-se uma verdadeira relíquia para os fãs de NES, sendo possível encontrar Stadium Events por mais de 600 mil reais!

Já o console NES tende a sair na média dos 500 até 4000 reais, dependendo da condição que encontrar o aparelho. Os jogos até são compatíveis com os clones do NES, porém os tapetes são exclusivos para o console original devido a diferenças no conector.

BAGATELAS PARA QUEM ESTÁ COMEÇANDO: MARIO E SONIC – SUPER NINTENDO E MEGA DRIVE

Imagem dos cartuchos de Super Mario World para SNES, Sonic e Sonic 3 para Mega Drive

Mario e Sonic são franquias com alta demanda e disponibilidade, se tornando alguns dos jogos mais fáceis e baratos para adquirir

Quando se trata de ter em seu console um jogo com a mascote da empresa, é claro que falamos de Super Mario e Sonic.

Super Mario World é considerado um dos melhores jogos de todos os tempos, e os jogadores de Super Nintendo foram agraciados ao receber o jogo com cada Super Nintendo vendido no Brasil e no mundo (salvo edições especiais que continham outros clássicos como Donkey Kong Country e Killer Instinct). 

O jogo é muito comum de se encontrar, seja onde for. Desde lojas especializadas até grupos em redes sociais, uma simples pergunta de "Alguém tem Super Mario World?" atrai diversos vendedores, com exemplares variando de 70 a 250 reais.

Já o Super Nintendo pode ser facilmente encontrado em qualquer loja retrô. Tendo sido vendido bem no Brasil, normalmente pode ser visto entre 300 até 8000, de acordo com as condições do console.

Com Sonic, o mesmo se aplica. Tendo os dois primeiros jogos sido incluídos nas mais variadas versões do Mega Drive, você poderá facilmente encontrar Sonic the Hedgehog 1 e 2 entre 60 a 250 Reais. A única exceção vai para Sonic the Hedgehog 3 e Sonic & Knuckles, onde cada jogo pode custar entre 150 a 400 Reais.

Os consoles Mega Drive são vários, com versões variando entre 150 até 3000 Reais. É válido lembrar que existem várias versões do Mega Drive, algumas contendo apenas jogos na memória, sem entrada para cartuchos. Pesquise bem antes de comprar.

NINTENDO WII

Imagem mostrando os jogos físicos de Mario Kart Wii, Donkey Kong Country Returns e The Legend of Zelda: Skyward Sword

O Nintendo Switch é uma boa opção pela quantidade de jogos, preço e possilidade de jogar jogos de Gamecube!

Está para surgir um videogame mais versátil que o Nintendo Wii. Não apenas a biblioteca do console é recheada de jogos maravilhosos como Super Mario Galaxy, The Legend of Zelda: Skyward Sword, Mario Kart Wii, Donkey Kong Country Returns, entre outros, como também é possível jogar jogos de Nintendo GameCube em algumas versões do aparelho.

Isso expande as possibilidades do que pode ser feito com o console, permitindo que o colecionador possa adquirir jogos como Super Smash Bros. Melee, Metroid Prime, Super Mario Sunshine, The Legend of Zelda: Wind Waker e mais!

Além disso, modificações feitas por fãs expandem ainda mais a biblioteca do console, aceitando emuladores de Game Boy, Super Nintendo e até Nintendo 64.

Tudo isso por um preço bastante acessível para um console de sexta geração. Entre o Wii e seus concorrentes, PlayStation 3 e Xbox 360, o Wii disparadamente é o mais barato.

Além disso, seus acessórios são acessíveis, sendo possível obter novos controles por em média 100 Reais. Já os consoles saem entre 400 a até 1000 Reais, geralmente já contando com alguns controles e jogos, contribuindo ainda mais para sua fama de excelente custo-benefício.

 COM O QUE DEVO COMEÇAR MINHA COLEÇÃO?

Tendo em mente que colecionar requer bastante dinheiro, poderíamos recomendar um bom emprego para que suas compras não lhe causem uma dor de cabeça na hora de pagar a fatura do cartão. Mas somos bonzinhos e, assim, recomendamos começar pelos itens mais comuns dos colecionadores.

Videogames como o Wii, mencionado acima, o PlayStation 2, além de consoles que foram sucesso de vendas como o Mega Drive ou o Super Nintendo, são ótimos começos. Jogos originais podem ser facilmente encontrados para esses consoles em diversas lojas especializadas em jogos retrô.

É claro, o mais importante ao montar uma coleção não é ter sempre o mais caro ou o mais cobiçado, mas sim ter tudo aquilo que te diverte. Então, desejamos boa sorte a você que queira entrar no mundo do colecionismo.

Categorias:

PlayStation
PC
Nintendo
Xbox
Clássico
Fale conosco