Fábio Celestino
Valve anuncia novo Steam Machine, Controller e Frame
O Steam Machine é o novo console da Steam, O Steam Controller é uma atualização do antigo, e o Steam Frame é um novo óculos VR. Confira!
Para os interessados em tecnologia da Valve, a criadora da loja de jogos digitais Steam, hoje foi um dia de grandes novidades: A Valve revelou um novo console que usa SteamOS, um novo controle e um novo óculos VR. Leia mais sobre:
Steam Hardware: Confira o vídeo e saiba mais
O vídeo de 6 minutos introduz e explica um pouco sobre os novos hardwares que a Steam trouxe para o seu público.
Infelizmente os preços ainda não foram divulgados, e os três estão programados para lançar em 2026. Confira as informações de cada um dos novos produtos:
Steam Controller: A nova opção de controle para PC
O novo controle é uma versão atualizada do não mais comercializado Steam Controller, que possuía dois touchpads. O novo se inspira em controles da PlayStation, usando dois analógicos paralelos e a novidade é a inclusão de touchpads para serem usados com seus dedões. Além disso, os novos joysticks são com tecnologia magnética, inspirados do Hall-Effect, que permite uma longa durabilidade.
O controle também inclui 4 botões trazeiros, além dos 4 botões laterais convencionais, e 4 botões para menus. O controle também mantém os direcionais e os 4 botões tradicionais no esquema do Xbox.
O novo controle promete até 35 horas de duração de bateria, giroscópio, 4 motores para vibração e um "deck" para conectar magneticamente o cabo de bateria. O controle é compatível com Windows, Mac e SteamOS e dispositivos que aceitam esse tipo de controle.
O Controle pode ser conectado por USB-C, pelo mini Deck usando wireless 2.4ghz ou Bluetooth, recomendando 4.2 ou 5.0
Steam Machine: O projeto ressuscita
O novo Steam machine é uma maquina pronta com peças customizadas de PC com o objetivo de simplificar PC Gaming para a sala de casa. O computador conta com o SteamOS, o mesmo do portátil Steam Deck, e inclui um Steam Controller.
O objetivo do hardware é rodar jogos em "4k e 60fps", contando com um CPU de 6 núcleos (12 threads) de 30w da AMD da última arquitetura zen 4, sendo eficiente e potente. Além disso, ele inclui 16 GB de ram DDR5, SODDIM (que poderá ser trocado), SSD NVMe de 512gb ou 2TB, e uma entrada para microSD.
Por último, o PC inclui uma placa de vídeo AMD RDNA 3 (com 28 núcleos de processamento, próximo de uma RX 6600, porém com menos quantidade) e com 8 GB de vram DDR6. Esse ponto é o mais questionado: A quantidade de memória ram virtual, que é usada exclusivamente pela GPU para acessar mais rapidamente o que está sendo renderizado, é pouca. Isso por que diversos jogos modernos podem muitas vezes requerer mais memória, ainda mais para um PC que diz ser capaz de atingir as resoluções altas de 4k em 60 quadros por segundo.
Os engenheiros da Valve explicaram que na pesquisa deles, e também por buscar em manter o valor do computador mais baixo, optaram por essa menor quantidade de memória. Isso significa que para PC Gamers que já possuem uma configuração rápida e com mais memória RAM (pelo menos uma RTX 3060, ou equivalente) a performance ainda será melhor que o Steam Machine.
Como o preço ainda não foi divulgado, ainda é difícil saber onde o novo PC se consolidará: Como uma alternativa competitiva dentro do mercado de consoles (preços entre 3 mil a 5 mil reais) ou uma alternativa baixo-custo para quem quer um PC 100% funcional (capaz de rodar Windows ou Linux) por um preço mais acessível para quem já não tem um computador rápido.
Steam Frame: O novo Headset VR da Steam
O novo Steam Frame, e a última peça de hardware nova divulgada pela Steam, é o novo headset VR da marca. Ainda sem valor anunciado, é meio difícil entender qual é o público esperado para o produto.
Ele inclui configurações próximas do Valve Index, o antigo produto VR para PC, que necessitava de um computador para reproduzir os conteúdos VR. Porém a grande novidade do Headset VR é que ele possui um processador ARM capaz de fazer streaming de vídeo, e também de rodar localmente jogos desenvolvidos para processadores x86 (o formato comum para PCs Windows, Linux e Mac).
Uma tecnologia que permite funcionamento eficiente é o uso de "Streaming de ponto de vista" no qual o processador adapta a qualidade do que está sendo enviado de acordo com a visão do usuário, usando um eye-tracking. Com isso, é reduzido o custo de hardware para streaming, mantendo a qualidade de forma imperceptível ao olhar humano.
Além disso, o novo Frame inclui um novo controle, que mantém as funções do Index. A maior desvantagem é o painel do Frame é LED ao invés de OLED, a câmera externa é monocromática, e mantém até 144hz de atualização das lentes. Possui 16gb de ram, processador Snapdragon 8 Gen 3, oferecendo até 40 horas de jogabilidade sem fio.
Os produtos parecem ser boas opções, porém a entrada no mercado brasileiro é sempre complicada e não oficial, o que pode render os produtos a preços altos e não adequados.
Atualmente um Steam Deck chega ao preço de 6 mil reais dependendo das versões, o que pode significar altos preços para o Steam Frame, Steam Machine e Steam Controller, não se tornando uma opção vantajosa dentro do mercado atual, somente preços ajustados serão capaz de responder as reais demandas do mercado.
Compare Games, trazendo as últimas novidades do universo gamer para você!
Avaliação da Comunidade
O que achou deste conteúdo?
Compartilhar:
Comentários (0)
Categorias: