• Home
  • Blog
  • Wuchang Fallen Feathers e os problemas de performance

Wuchang Fallen Feathers e os problemas de performance

O jogo lançou no último dia 24 e além de apresentar problemas de performance até em computadores potentes, o último patch de otimização gerou polêmica

Fábio Celestino

Fábio Celestino

Imagem de fundo do produto Wuchang Fallen Feathers e os problemas de performanceImagem de fundo do produto Wuchang Fallen Feathers e os problemas de performance

O esperado souls like publicado pela 505 Games ( responsável por uma variedade de jogos, incluindo Abzû, Terraria, Ghostrunner, Death Stranding: director's Cut, Control e outros) e do desenvolvedor Leenzee, no qual e seu primeiro grande jogo após um lançamento de V.R. A.D.2047, está sendo recebido com duras críticas pelo publico pela mesma razão da maioria dos lançamentos desastrosos de 2025: Performance ruim.

Bom jogo, péssima performance

imagem do jogo ao fundo, imagem da descrição da plataforma Steam, contando um resumo em inglês, aprovação, data de lançamento e tags

O jogo recebe diversos elogios na sua versão de PC em especial pela jogabilidade, mas também se tornou um grande alvo de críticas de baixa performance e gráficos muito piores do que os anunciados.

O primeiro grande jogo de Leenzee, um estúdio chinês, está numa situação complicada: Ao mesmo tempo que quem conseguiu superar os problemas de performance e aproveitar o jogo possuem opiniões positivas, o grande número de pessoas insatisfeitas com a performance acabam por tecer duras críticas.

O jogo utiliza o conhecido motor para desenvolvimento, a Unreal Engine 5. Um dos principais motivos da sua utilização é a quantidade de ferramentas e facilidade para desenvolvimento, mas existe um porém: É uma plataforma que requer muito refinamento, pois o custo de performance é grande se não utilizado de forma ideal. Esse e um tópico muito real que assombrou diversos jogos desenvolvidos no mesmo motor, devido a grande latência, problemas relacionados à "travamentos" dos quadros na tela durante os jogos e em geral uma experiência visual ruim, devido a necessidade de diminuir a resolução gráfica para atingir uma performance aceitável.

Os problemas que assombram Wuchang Fallen Feathers não são incomuns; travamentos( problemas como "stuttering" e "frame pacing" que estão relacionados com a entrega do processamento da imagem do jogo para a tela afetando a jogabilidade), troca de modelos de baixa resolução de forma brusca ( conhecido como "pop-in"), resolução baixa e imagem "borrada" devido os problemas de serrilhado entre outros.

Imagem mostrando três anáises na Steam dizendo dos problemas que o jogo possui, como stuttering (travamentos entre quadros)  ghosting (artefatos de rastros) e baixa definição gráfica

Os comentários apontam problemas com baixo fps, ghosting, stuttering e baixa resolução para performance satisfatória

Muitos desses problemas deviram de ferramentas muito utilizadas na plataforma, como lúmen (uma ferramenta que simula tecnologias de iluminação, semelhante ao "ray-tracing", porém de forma virtual, e não usando processamento direto da placa de vídeo, como no caso do ray-tracing for hardware) e nanite (forma de evitar o uso de modelos de baixa resolução para economizar performance, o problema é que se utilizado de forma redundante ou não otimizada pode ser muito mais custoso que a criação manual de modelos de diferentes níveis de resolução dependente da necessidade).

Outro problema comum é o "ghosting" que é o fato de ao movimentar a câmera, o jogo deixa "rastros" visuais das imagens anteriores. Isso ocorre por uso de diversas tecnologias de shadders que usam os quadros já processados pela placa de vídeo para recolher informações que serão utilizadas no próximo quadro que está sendo processado. Portanto, é como se estivesse sobrepondo certas partes da imagem anterior com a nova, gerando esses efeitos de rastros que podem deixar o jogo visualmente estranho.

Polêmica: novo patch de otimizações na verdade só reduz a resolução

O canal de Daniel Owen, especializado em analisar performance de jogo, mostra um pouco da nova atualização e que o jogo perde resolução nativa por performance em uma forma de tentar melhorar o problema.

Vários desses problemas podem ser consertados, mas depende de otimização, um processo custoso para garantir a performance ideal do jogo. Com isso, a última atualização com correções se tornou um grande problema para a comunidade; enquanto foi prometido uma forma de melhorar a performance do jogo, o que foi entregue na atualização foi na verdade uma redução da resolução interna do jogo, que apesar de aumentar o fps (quadros por segundos) sacrifica o visual do jogo. O problema é que isso significa que ao escolher as opções de "resolução nativa", o jogo na verdade está sendo renderizado em uma resolução menor, gerando uma imagem com qualidade inferior ao que deveria ser gerado.

Isso acabou por se tornar uma polêmica, devido ao fato de não ser uma verdadeira otimização de performance e somente uma forma superficial que já poderia ser obtida anteriormente ao diminuir a escala de resolução do jogo, e além disso significa que quem possui computadores melhores não conseguem acessar a verdadeira resolução nativa do jogo pelas configurações do jogo. Esses pontos foram apresentados por criadores de conteúdos especializados como Daniel Owen, que ao analisar o jogo demonstrou que a resolução nas mesmas configurações do jogo antes e depois da atualização é expressivamente menor.

O jogo atualmente enfrenta uma crise pois apesar da produção e qualidade ser alta, a incapacidade de lidar com o público e anunciar investigações para melhorar a performance atitudes que prejudicam a qualidade do jogo foram implementadas de forma amadora, tornando a experiência do jogo pior para todos os jogadores, ao invés de implementar verdadeiras melhorias que o jogo necessita.

Categorias:

PC
PlayStation
Xbox
Notícias

Fique por dentro:
novidades direto no seu e-mail.