Fábio Celestino
Zelda, Samus e Peach: As personagens femininas da Nintendo!
Saiba mais sobre três das mais conhecidas personagens de jogos da Nintendo que são extremamente importantes na história da empresa!
Em 2024, as personagens femininas da Nintendo estão sendo contempladas: Peach com seu novo jogo Princess Peach: Showtime!; Samus com Metroid Prime 4 Revelado e The Legend of Zelda: Echoes of Wisdom com a Zelda como protagonista, programado para lançamento dia 26 de setembro deste ano.
A Princesa Toadstool, que depois seria nomeada como Peach, foi representada desde o Super Mario Bros. - Não a confundindo com a Pauline, a namorada do Jumpman no Donkey Kong original! - Sendo sempre a “donzela em perigo” das histórias do encanador. Porém a determinação da personagem acabou mudando seu destino ao longo dos anos.
Princesa Toadstool : Peach!
Princess Peach: Showtime! é um dos jogos mais recentes e bem avaliados incluindo a Peach como protagonista!
Em 1990, o primeiro jogo em que ela era não somente um personagem jogável, como em Super Mario Bros. 2, de 1988, lembrando que estamos falando da versão que era baseada em outro jogo da Nintendo chamado Yume Kojo: Doki Doki Panic! (Ou também conhecido como Super Mario USA no Japão), mas era também a única protagonista de um jogo exclusivo da série de portáteis Game & Watch.
O nome em inglês foi dado de Princess Toadstool’s Castle Run e era um simples relógio de pulso que continha um mini game onde seu objetivo era desviar dos obstáculos controlando a Peach. Depois disso, seu próximo jogo foi o Super Princess Peach, um jogo de plataforma de 2005 para o Nintendo DS. Nesse jogo os papéis de Mario e Peach se invertem, e quem corre ao resgate do encanador capturado foi a Princesa.
O jogo conta com a mecânica básica de plataforma conhecida nos jogos do Mario, com a diferença específica que você deve usar O novo companheiro Perry, a sombrinha, além de efeitos de emoção, que cada uma pode afetar quebra-cabeças e inimigos, e podem ser recarregadas. O jogo não foi só muito bem aceito pela crítica, mas também vendeu 1.15 milhões de cópias, segundo a IGN. A maior crítica era que o jogo era fácil demais.
Nesse ano foi lançado um novo jogo em que Peach é a protagonista, como citado antes o Princess Peach: Showtime! Que tem sido um grande sucesso de vendas, com 1.22 milhões de unidades vendidas segundo o documento do ano fiscal da Nintendo. Confira o Trailer:
Trailer Oficial de Princess Peach: Showtime com diversas transformações que ela realiza no jogo!
O jogo conta com uma nova personagem, Stella! Um laço consciente com poderes mágicos que mudam a roupa e habilidades da Peach, dependendo de cada situação que ela precisa enfrentar. A história é sobre uma peça de teatro que a Peach resolve assistir após encontrar um panfleto. Ao chegar ao teatro, uma feiticeira malvada chamada Grape sequestra os Toads que a acompanhavam, além de causar grande confusão no Teatro.
Com a ajuda da Stella, Peach busca recuperar sua coroa- que acabou se perdendo na confusão, confrontando Grape e restaurando o Teatro! O jogo teve recepção mista pela crítica e público, atingido nota 74 no metacritic. O jogo foi considerado muito fácil, e também jogadores relataram problemas técnicos.
Samus Aran : Metroid Prime 4
Metroid Prime 4: Beyond está sendo um dos jogos mais antecipados da franquia, principalmente após o lançamento do Remaster de Metroid Prime
A primeira protagonista feminina da Nintendo, no original Metroid de NES. Sua importância data uma incerteza sobre a sua existência: Enquanto era a primeira protagonista forte que derrotou todos seus inimigos sozinha - e saber que era uma mulher era um bônus no final do jogo - existia o questionamento de o porque a personagem aparecer com menos roupas dependendo do tempo que o jogador levasse para concluir o jogo.
Isso se tornou um costume por diversos jogos da série, com exceção dos jogos Prime, que inclusive foi anunciado na Nintendo Direct de junho, uma nova continuação para o ano que vem, Metroid Prime 4 : Beyond. Lembrando também que recentemente o Remaster do primeiro jogo Metroid Prime foi lançado ano passado com a nota da crítica em 94 no Metacritic. O teaser disponível é este:
Existe também o Metroid : The Other M que acabou causando um desconforto no público devido ao desenvolvimento da Samus que não foi tão bem aceito pelo público e pela crítica. A protagonista quieta e poderosa teve uma mudança de personalidade considerável, e chegou a agir de forma inesperada para o público.
Zelda : A Heroína de Hyrule
O novo jogo da Zelda é um grande sucesso trazendo uma boa variedade para a formula conhecida
Apesar da Zelda ter sempre sido a princesa resgatada pelo link na maioria dos casos, ela sempre possuiu o poder da sabedoria, garantindo sempre poderes mágicos superiores. Seu poder de combate é explorado na série Super Smash Bros. e também Hyrule Warriors. Atualmente ela é a protagonista de seu novo jogo The Legend of Zelda: Echo of Wisdom.
O novo jogo conta com um novo poder para Zelda através da misteriosa fada tri que entrega o Tri Rod - capaz de absorver os Echoes, basicamente a forma dos objetos e seres que existem, e criarem cópias com o objetivo de superar os obstáculos iminentes. Esse jogo possui uma direção artística como o remake de The Legend of Zelda: Link’s Awakening, só que com esse gameplay específico para Zelda, ao redor de resolver os quebra cabeças e superar obstáculos usando os Echoes. Veja o trailer:
O Trailer de anúncio do jogo Zelda: Echoes of Wisdom
Apesar de Zelda inicialmente compartilhar com a Peach o papel de “Dama em perigo” isso acabou se tornando longe de sua caracterização atual. Em jogos como The Legend of Zelda: Ocarina of Time e Twilight Princess, seu propósito e existência contribui não somente como um objetivo para Link, e sim uma personagem crucial para a resolução da trama.
Zelda é representada como alguém com a sabedoria e habilidade para proteger Hyrule além de seus interesses pessoais, e em conjunto com a coragem de Link, são capazes de restaurar suas diferentes realidades de cada um dos diferentes jogos.
Essas três franquias ainda possuem espaço para desenvolvimento de suas heroínas, mas são bons exemplos de representatividade feminina, e que no futuro se torne ainda mais profunda e realizada! O caminho do final dos anos de 1980 até 2024 foi longo, mas demonstra seus frutos.
Categorias: