Redação Compare Games
4ª Temporada de Esquadrão Suicida será a última
Após um lançamento conturbado, o jogo da Rocksteady chega ao fim do suporte ao jogo, trazendo novidades como modo offline e novo personagem Slade Wilson.
A Rocksteady Studios, apesar da história positiva com a série de jogos renomada Batman Arkhan, não obteve muito sucesso com o Esquadrão Suicida como um jogo “game as service”. Hoje, dia 14 de janeiro, marca o último update do jogo, trazendo o episódio 8 como o último que conclui tanto a 4ª temporada quanto sinaliza o fim de atualizações e suporte.
O jogo acabou decepcionando o público em diversos fatos como bugs, falta de conteúdo além da jogabilidade principal requerer muita repetição o que tornava o jogo cansativo.
Além disso, os conteúdos que eram dispersos acabavam por não adicionar muitas novidades além de um personagem e leves mudanças no mapa do jogo, saindo então, de uma empresa renomada por jogos de ação de heróis da DC para uma das empresas que teve maior rejeição com jogos que apostam em continuidade.
Esquadrão suicida: Última temporada e as novidades
Ultima versão de Braniac, o esperado Slade Wilson (Exterminador) e as novas armas disponíveis no jogo!
A última temporada de Esquadrão Suicida marca um momento crítico para a Rocksteady Studios, trazendo uma conclusão incompleta para a quarta temporada do jogo, que prometia originalmente mais conteúdo, mas que devido a baixas vendas e rejeição do público, acabou apenas lançar os conteúdos que já estavam preparados meses atrás e que já tinham sofrido vazamentos na internet.
O jogo acaba por não concluir completamente a história - que já era um ponto forte de críticas dos jogadores - deixando um gosto amargo dos fãs que estavam esperando por mais conteúdo ou uma atualização que melhorasse vários pontos que geravam muita insatisfação.
O que esperar da conclusão do Esquadrão Suicida: Última Temporada?
Nesta última temporada, mais conteúdo esperado, com uma atualização do mapa, implementação do Exterminador, Slade Wilson e a luta final contra Braniac.
Além disso, um novo set de armas Gorilla Grodd. Além disso, mais três armas de longa distância e uma espada física foram adicionadas. As novas skins do jogo são inspiradas em LexCorp, unindo um estilo mais clássico com uma armadura futurista.
Como esse conteúdo já era esperado devido aos vazamentos após o lançamento do jogo, portanto a única novidade é a disponibilização de um modo offline para jogar o conteúdo, ainda assim o jogo terá requerimento para conectar nos servidores para acessar a loja de microtransações.
Lançamento conturbado: recepção abaixo do esperado e prejuízo
O jogo sofreu todo tipo de críticas do público e da crítica especializada, além de ter sofrido com vazamentos de todo conteúdo planejado
O lançamento conturbado de Esquadrão Suicida: Última Temporada pegou muitos de surpresa, gerando uma recepção abaixo do esperado tanto pela crítica quanto pelos fãs fervorosos da série. Inicialmente aguardado como a ápice de tudo que a franquia tinha construído ao longo dos anos, o jogo falhou em atender às expectativas, sofrendo com diversos problemas técnicos e narrativos além do loop de jogabilidade questionável e exigente.
Os fãs, que acompanharam diligentemente as aventuras do Esquadrão Suicida, expressaram sua insatisfação nas redes sociais, mencionando que o produto final parecia apressado e inacabado. Isso culminou em uma onda de críticas negativas e pedidos de melhorias.
Como resultado, a Rocksteady Studios, tradicionalmente conhecida pela sua excelência em desenvolvimento de jogos, se encontra em uma situação financeira delicada, enfrentando prejuízos significativos e uma crise de confiança entre seu público.
Para concluir o ano da Rocksteady Studios, segundo EuroGamer, a empresa demitiu 15 dos seus 33 funcionários que agora conta apenas com metade do tamanho da equipe original. O futuro parece complicado para um dos estúdios mais renomados durante a sétima e oitava geração de consoles.
Outros jogos live service que tiveram fim abrupto
XDefiant e Concord são jogos que buscavam espaço no mercado game as service e não obtiveram sucesso
Assim como Esquadrão Suicida: Última Temporada enfrentou um lançamento conturbado, diversos outros jogos live service também tiveram seus fins abruptos, surpreendendo tanto a crítica quanto os jogadores. Um exemplo claro é o XDefiant, que prometia ser um dos principais títulos do gênero, mas não conseguiu corresponder às expectativas elevadas.
Inicialmente, o jogo foi recebido com entusiasmo, graças à sua mistura inovadora de mecânicas e estilos de jogo, mas problemas técnicos durante o lançamento, e disputando espaço em um mercado saturado.
A decisão de encerrar XDefiant foi um reflexo de um problema da indústria de reconhecer certas tendências do mercado como oportunidades, porém com saturação forte do setor com jogos desenvolvidos rapidamente sem o cuidado de entender o que os jogadores procuram.
No final, com o baixo número de jogadores, a falta de dinheiro levou a o fim do jogo, que não aceita mais registros, e terá seus servidores desligados no dia 3 de junho de 2025.
Outra situação curiosa do ano de 2024 foi o caso de Concord, que até o momento é considerado o maior fracasso da PlayStation. O jogo teve um beta com baixo números de jogadores, e um dos lançamentos mais fracos já ocorrido.
Em apenas 2 semanas ele foi tirado do ar, e em um mês sua desenvolvedora foi dissolvida, além de todos os planos para o jogo abandonados. Quer saber mais sobre o que aconteceu com Concord? Clique aqui.
Categorias: