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Borderlands: o que aconteceu com o filme?

A adaptação cinematográfica do Borderlands não atendeu as expectativas, sendo um fracasso de bilheteria. Saiba o porquê essa adaptação não deu certo.

Redação Compare Games

Redação Compare Games

Borderlands: o que aconteceu com o filme?

O ano de 2024 trouxe para os cinemas a adaptação de um dos jogos mais amados pelos fãs de videogame, o filme Borderlands: O Destino do Universo Está em Jogo. Mas além de críticas bastante ruins por profissionais especializados e fãs da franquia, o filme arrecadou apenas 16,5 milhões de dólares em seu primeiro final de semana.

Segundo um relatório da Variety, Borderlands recuperou apenas 60% dos seus custos totais de produção até o momento, resultando em um prejuízo temporário para o longa. Com o lançamento digital chegando nas plataformas digitais no final de agosto, será difícil para o filme se recuperar nas bilheteiras dos cinemas.

Mas o que levou ao fracasso de bilheteria? Neste artigo, vamos apresentar o mundo bizarro de Borderlands e entender o que motivou o público e a crítica a desprezar sua adaptação aos cinemas.

O universo caótico (aqui no bom sentido) de Borderlands

Borderlands é um jogo muito popular entre os apaixonados por videogame, mas parece que a versão do diretor Eli Roth (Bastardos Inglórios e Feriado Sangrento) não agradou a crítica nem o público. O filme passou do diretor Eli Roth para seu amigo Tim Miller, especialista em efeitos especiais que trabalhou no filme Deadpool de 2016.

Randy Pitchford, fundador da Gearbox, revelou em entrevista ao site IGN que o plano do filme que adapta o jogo de videogame da Gearbox era criar seu próprio universo de histórias, expandindo a trama no estilo dos filmes da Marvel e DC. Além de continuações, Randy planejava que o roteiro dos filmes se conectassem aos jogos, porém, como algo original e independente, que coexistisse com os games.

O próprio fundador da Gearbox deu liberdade para que toda a equipe de adaptação se aprofundasse na história e expandisse o universo justamente para entregar novidades que não existissem no game, porém que fariam parte do universo de Borderlands. No filme, por exemplo, conhecemos o CEO da Atla Corporation, um novo personagem não apresentado nos jogos.

Trailer oficial de Borderlands: O Filme

Loot, risadas e caos: A receita de Borderlands

Quando Borderlands foi lançado em 2009 para PlayStation 3, a expectativa era de ser "mais um jogo de mundo aberto pós-apocalíptico". Porém, o game entregou mais do que o esperado, com gráficos estilizados, combinados com um RPG de ação de humor irreverente e uma jogabilidade divertida, marcada por seu estilo de arte cell-shaded, tornando a franquia muito popular, com várias sequências e expansões.

A série conta com jogos e derivados que expandiu seu universo, porém não segue uma linha do tempo linear, mas vamos mostrar a ordem de lançamento dos videogames desse  universo fantástico:

Imagem de quatro personagens dos jogos Borderlands em ordem de lançamento

O elenco de Borderlands foi a base para o sucesso da franquia

-Borderlands (2009)

O jogo introduz o jogador ao planeta maluco e caótico chamado Pandora, cheio de bandidos, tesouros perdidos e criaturas perigosas. Os jogadores assumem um grupo de personagens mercenários no papel de "Vault Hunters", à procura de um lendário explorador Vault, um cofre cheio de riquezas e tecnologia alienígena.

-Borderlands 2 (2012)

Borderlands 2 ampliou tudo o que tornou o primeiro jogo um sucesso. A história é mais elaborada, apresentando personagens memoráveis como Handsome Jack, novos Vault Hunters, mais armas, e um mundo maior e mais detalhado para explorar. O estilo gráfico único e o humor sombrio permaneceram, enquanto a jogabilidade foi refinada para oferecer uma experiência ainda mais dinâmica e viciante ao jogador.

-Borderlands: The Pre-Sequel (2014)

Cinco anos após o primeiro jogo, Borderlands: The Pre-Sequel leva os jogadores à lua de Pandora, Elpis, e foca na ascensão de Jack ao poder e leva os jogadores a conhecer mais sobre o vilão. O jogo traz seis personagens jogáveis, com Athena sendo a protagonista da história contada em flashbacks.

O game apresenta novas mecânicas, como o uso de jetpacks e a necessidade de controlar o oxigênio devido ao ambiente lunar. Mesmo não sendo tão aclamado quanto Borderlands 2, este jogo oferece um novo contexto à história e traz novas mecânicas para os fãs.

-Tales from the Borderlands (2014-2015)

A franquia Borderlands é uma aventura lançada em cinco episódios. A história apresenta Rhys, funcionário da Hyperion, e da vigarista de Pandora, Fiona, unidos à procura de um novo Vault. O jogo explora a história do universo e personagens da série em um formato diferente dos outros jogos:uma aventura gráfica interativa, sendo diferente dos outros jogos principais, que são de tiro em primeira pessoa. O projeto foi desenvolvido pela TellTales Games.

-Borderlands 3 (2019)

Borderlands 3 trouxe a franquia de volta com força total, apresentando novos Vault Hunters, vilões e planetas para explorar. O jogo manteve o humor característico da série e expandiu ainda mais o sistema de loot e personalização de armas. A história foca na luta contra os gêmeos Calypso, que lideram um culto perigoso e estão em busca de um poder devastador. Borderlands 3 foi elogiado pela sua jogabilidade polida, gráficos aprimorados e pela quantidade absurda de conteúdo, incluindo missões, eventos e expansões.

-Tiny Tina’s Wonderlands (2022)

O jogo é uma expansão do DLC "Tiny Tina's Assault on Dragon Keep" de Borderlands 2, onde os jogadores participam de uma aventura ambientada em um mundo de fantasia criado pela personagem Tiny Tina, que atua como a Dungeon Master em uma versão dentro do universo de Borderlands de um jogo de RPG de mesa chamado "Bunkers & Badasses" (uma paródia de Dungeons & Dragons).

Assim como em Borderlands, Tiny Tina's Wonderlands combina elementos de tiro em primeira pessoa com mecânicas de RPG, mas desta vez em um cenário que mistura magia, dragões, cavaleiros, e criaturas fantásticas.

-New tales from Borderlands (2022)

New tales from Borderlands é uma sequência de Tales from the Borderlands, mantendo a tradição de contar histórias envolventes do universo de Borderlands, novamente com foco narrativo e nas escolhas do jogador, em vez de na ação e no tiroteio característicos da série principal.

O game traz três novos personagens controláveis: Anu, Octavio e Fran, moradores da metrópole Promethea. Cada personagem traz sua própria perspectiva e habilidades, em um conto que gira em torno de suas tentativas de sobreviver e prosperar em meio ao caos causado por megacorporações e outros perigos do universo da franquia.

-Borderlands 4 (2025)

O teaser acabou por deixar os fãs mais preocupados sobre o futuro da franquia

Neste ano, Borderlands 4 chega em um momento desanimador do universo criado pela Gearbox Software. Ainda sem muitos detalhes revelados, o novo jogo foi anunciado na Gamescom de 2024, como uma revelação animadora do evento.

Apesar de interessante, o anúncio do Borderlands 4 chega em um momento pouco favorável para a franquia. O filme lançado em agosto deste ano teve uma recepção desastrosa e, com isso, não será uma tarefa fácil convencer novos jogadores a embarcar nesta jornada.

O primeiro teaser de Borderlands 4 revela que o título chegará em 2025 para PlayStation 5, Xbox Series S|X e PC:

O que aconteceu com Borderlands nos cinemas?

Foto tirada de dentro de um foço, com os atores do filme em volta dele, olhando para o centro

No final, o elenco desinteressado e o roteiro fraco reescrito diversas vezes acabou prejudicando intensamente o projeto

Em agosto de 2024, Borderlands: O Destino do Universo estreou nos cinemas, como uma adaptação bastante aguardada pelos fãs da franquia. Porém, nem um elenco cheio de sucessos do cinema, como Cate Blanchett (Tár), Jamie Lee Curtis (Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo) e Ariana Greenblatt (Barbie), conseguiu trazer o hype do jogo de videogame esperado para o público do cinema.

O filme conta a história de Lilith (Cate Blanchett) de volta a cidade de Pandora, em busca da filha desaparecida de Atlas, um dos mais poderosos do universo, interpretado por Edgar Ramirez. Ao longo da jornada, Lilith cria alianças inesperadas com Tiny Tina (Ariana Greenblat) e o ex-mercenário Roland (Kevin Hart).

O grupo de personagens se completa com a participação da cientista Tannis (Jamie Lee Curtis), do protetor de Tina Kreig (Floran Munteanu) e do robô Claptrap (Jack Black). O filme ainda adiciona uma nova personagem ao universo de Borderlands, criado especialmente para a adaptação cinematográfica, chamada Comandante Knoxx, interpretada por Janina Gavankar.

Com aprovação de 10% no Rotten Tomatoes, com base em 145 críticas, ainda sem uma nota oficial. Mesmo que alguns cinéfilos tenham achado o filme "satisfatório", a grande maioria do público atribuiu ao longa adjetivos como "sem vida" e "desastroso".

Vale lembrar que antes mesmo do lançamento do filme, os trailers da adaptação cinematográfica já estavam sendo criticados. Não foi uma grande surpresa que a versão cinematográfica esteja recebendo muitos comentários negativos em sua estreia.

Captura do site Rotten Tomatoes mostrando apenas 10% de aceitação da crítica e 53% da aceitação do público do filme

Página de Borderlands em um dos maiores portais de crítica de cinema Rotten Tomatoes

Tudo em chamas! O que a crítica e o público dizem sobre o filme

Ao invés de conquistar tanto a crítica quanto o público, o filme acabou enfrentando uma recepção desastrosa. Enquanto a série de jogos é aclamada por sua jogabilidade inovadora e humor irreverente, a versão para as telonas encontrou dificuldades em capturar a essência que fez da franquia um sucesso.

Em seu perfil pessoal no X, Matthew Simpson, do site GamesRadar, por exemplo, disse: “Eu realmente queria ter gostado”, demonstrando que seu sentimento em relação à adaptação não é gratuito, completando que o enredo não possui inspiração e performances fracas.

Paul Tassi, colunista da Forbes, produziu um artigo sobre a adaptação do jogo, trazendo sua perspectiva em relação ao seu conhecimento no jogo:

“Parece que Gearbox e Eli Roth tentaram diferenciar, fazendo um filme de ação, mas gesticulando vagamente para os jogos para tentar fazer com que aquela multidão [jogadores da franquia] aparecesse também.”

O crítico Adriano Caporusso, do portal Bitesize Breakdown nos Estados Unidos, escreveu em sua rede social que o filme “troca o caos e a imaginação dos jogos por um fracasso sem sem graça e repulsivo”, e completa que a escolha do elenco foi “sem um pingo de química”.

Mas nem todo mundo odiou o filme: O crítico independente Sean Patrick Kelly escreveu em seu X que o filme é bom e que faz justiça aos jogos, “um nível de detalhe excepcional para quem já jogou os videogames” mas não ser um longa suficiente para não ser acusado de ser uma cópia de Guardiões da Galáxia, da Marvel.

Uma coleção de capturas de posts na rede social X sobre o filme

Os posts no X sobre o filme foram variados, mas em geral negativos

O que diz a Gearbox?

O CEO do estúdio responsável pelos jogos do universo de Borderlands, Randy Pitchford, aproveitou a onda negativa da adaptação para agradecer pela recepção ruim que o filme está recebendo da crítica e dos fãs, dando uma alfinetada em Hollywood em relação à adaptação de jogos de videogames para o cinema.

No X, Randy escreveu:

“Vocês gostam do que meus amigos e eu fazemos com nossos jogos de videogames de Borderlands ainda mais do que você gosta do que alguns dos maiores e melhores elencos e equipes de cineastas fizeram. Estou super lisonjeado!”, finalizando com “Estamos trabalhando duro para vocês para o que virá a seguir…”


Mas e você, gostou do filme? Está animado para o lançamento de Borderlands 4? Escreva nos comentários, queremos saber a sua opinião. Leia mais sobre adaptações cinematográficas de videogames, clicando aqui!

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