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Demissões e fracassos: MindsEye e Split Gate 2
Build a Rocket Boy, 1047 games e Embracer Group (Kingdom Come, Tomb Raider e outros) realizam cortes. Sakurai (Kirby) diz que mercado AAA atual é insustentável
A indústria de video games volta a realizar mais cortes, nesse caso devido ao baixo retorno de dois lançamentos do mês e o corte de custos, saiba mais!
Build A Rocket Boy e 1047 games : Cortes por conta de fracassos
Os gráficos retirados de SteamDB mostra o baixo número de jogadores interessados dentro da plataforma e a dificuldade em atingir um bom número de vendas
MindsEye: Jogo não atinge as expectativas
O recém lançado MindsEye sofreu um lançamento conturbado como pode ser lido no nosso artigo específico sobre o jogo acima, mas além disso o estúdio acabou por sofrer consequências; segundo a IGN, a partir de rumores e depois pela confirmação do estúdio, vários desenvolvedores terão seus cargos cortados.
Além disso, o novo Split Gate 2 também sofreu com um lançamento morno, batendo o máximo de 25 mil jogadores. Para um jogo gratuito para jogar, as falas do desenvolvedor durante o Summer Game Fest que seria um jogo capaz de superar franquias como Call of Duty, e o pacotes de compra dentro do jogo de 80 dólares, acaba situando o estúdio de forma peculiar. Com isso, a empresa já declarou cortes nos números de funcionários.
Embracer Group que inclui diversos estúdios responsáveis por jogos como Kingdom Come Deliverance II, Tomb Raider, Deep Rock Galactic e Valheim
No caso do Embracer Group, os cortes chegaram a quase 2 mil pessoas. O grupo abrange diversos estúdios, de jogos de grande orçamento até menores independentes, e isso afeta vários setores de diferentes empresas, apesar dos grandes sucessos, ainda assim a indústria opta por reduzir custos e buscar otimizar as produções de jogos.
Masahiro Sakurai fala sobre AI Generativa
Sakurai, conhecido por jogos como Kirby e por estúdios como Hal Laboratory e agora Sora deu sua opinião sobre o futuro da indústria que explica um pouco da situação atual dos desenvolvedores
Em entrevista para ITmedia (em japonês) Masahiro Sakurai, um dos mais importantes e influentes game designer do mercado, em especial pelos jogos da Nintendo, deu sua opinião sobre o estado atual da indústria seguindo a resposta da seguinte pergunta:
Como o desenvolvimento de jogos tem mudaddo para serem mais de grande escala, especializados e fragmentados, o mercado independente, nos quais jogos são feitos por uma pessoa ou pequenas equipes, também tem crescido. O que você vê para o futuro do mercado de jogos?
A resposta de Sakurai acabou gerando certa polêmica por que fala sobre o uso de IA generativa:
Honestamente falando, ninguém sabe o que acontecerá no futuro. Eu penso que estamos chegando em uma situação em que não é mais sustentável e consome muito tempo para realizar jogos de grande escala como os que estão sendo desenvolvidos atualmente. Eu sinto que não podemos continuar nesse ritmo, e acho que no atual momento, uma forma efetiva de superar esse obstáculo pode ser usando IA generativa. Eu sinto que chegamos em um estágio no qual a esquemática deve mudar, como aumentando a eficiência do trabalho com o bom uso de IA generativa. E ai sim, somente as companhias habilidosas em lidar com essas mudanças serão capazes de sobreviver durante essa era.
traduções livres por Fábio Celestino, a partir de excertos em inglês da entrevista
Apesar dos apontamentos claros de que o uso polêmico de ferramentas de IA a sua resposta deixa clara uma maior preocupação com a situação insustentável para a produção desses jogos de grande escala. Algumas interpretações do que Masahiro Sakurai como em um uso legitimado da IA, já que como ferramenta, pode facilitar o desenvolvimento de jogos sem comprometer a qualidade.
Porém a realidade é que diversas usos da IA são irresponsáveis e podem gerar danos na qualidade dos jogos, e a preocupação para Sakurai mora no foco indevido em atingir metas ao desenvolver jogos e não necessariamente no foco em produzir algo de alta qualidade.
IA: Utilização irresponsável pode ser negativo para games
Em geral, Sakurai aponta que a indústria está forçando uma situação insustentável ao longo prazo, e com os cortes de gastos e demissões um futuro com o uso de IA generativa pode se tornar uma realidade, que irá afetar a qualidade de jogos de alto orçamento que buscam otimizar ainda mais os lucros, e justamente as empresas que não se adaptarem bem aos usos sofrerão consequências, assim como Call of Duty foi duramente criticado pelo uso de artes geradas por IA no Black Ops VI, por exemplo.
Inteligência Artificial Generativa na criação de videogames!
Não há forma de saber exatamente o que vai acontecer, mas existem formas éticas e não éticas de usar qualquer ferramenta, e portanto, jogos ainda serão desenvolvidos e alguns serão grandes fracassos como Concord ou espetaculares sucessos como Clair Obscur: Expedition 33
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