O sucesso de Dark Souls colocou FromSoftware em uma posição de prestígio dentro da Bandai Namco e a franquia é a segunda mais vendida da empresa. Com a chegada de Elden Ring em 28 milhões de vendas, graças à popularidade de Hidetaka Miyazaki e toda a equipe que deram origem ao gênero souls-like, a nova franquia se tornou a mais vendida da desenvolvedora e da publicadora, conhecida por trazer diversos jogos japoneses, principalmente de animes como Demon Slayer e Dragon Ball aos videogames.
O sucesso de Elden Ring também foi contínuo com sua expansão de DLC Shadow of the Erdtree que foi nomeado ao GOTY de 2024, além do jogo base ter ganhado o melhor jogo do ano em 2022, além de ser um dos jogos que mais recebeu prêmios até o dia de hoje.
Com tanto sucesso e um spin-off cooperativo sendo preparado para 2025 (Elden Ring: Nightreign) a FromSoftware continua em uma posição estratégica para a Bandai Namco e outros players como a empresa mãe Kadokawa e a futura compra pela Sony que está sendo negociada devido a tentativa de anexação hostil (quando a empresa compra uma grande quantidade de ações com o objetivo de tomar a empresa a força) pela empresa grande empresa Kakao sul-coreana, segundo o relatório de Bloomerg, através do Game Vício.
Elden Ring: vendeu mais que a franquia inteira!
Elden Ring e sua DLC Shadow of the Erdtree
Elden Ring, conseguiu um feito notável ao superar as vendas somadas das emblemáticas entradas da série Dark Souls, composta por todas as versões de Dark Souls, Dark Souls II e Dark Souls III. Enquanto a série original, lançada entre 2011 e 2016, acumulou cerca de 27 milhões de cópias vendidas, Elden Ring, lançado em fevereiro de 2022, rapidamente atingiu a impressionante marca de 28 milhões de unidades vendidas em seu primeiro ano.
Essa conquista ressalta não apenas a qualidade da produção e a expectativa gerada em torno do novo título, mas também o crescimento do público que a FromSoftware conseguiu captar ao longo dos anos, elevando o patamar de suas criações e expandindo seu legado no mundo dos RPGs de ação.
Parte do sucesso de Elden Ring pode ser atribuída à recepção crítica e ao envolvimento da comunidade de jogadores. Com uma pontuação no Metacritic que flutua em torno de 93, Elden Ring não só se consagrou como um dos melhores títulos de sua geração, mas também demonstrou o poder de uma narrativa coesa e de um mundo aberto vasto e intrigante.
Esse jogo proporciona aos jogadores uma experiência média de cerca de 60 horas (HowLongtoBeat) para completar a campanha principal, enquanto aqueles que buscam explorar todos os segredos e desafios podem investir mais de 130 horas. Com a expansão do Shadow of the Erdtree adiciona em média mais 26 horas de história principal e 50 horas para completar tudo.
Novo jogo spin-off anunciado: Elden Ring: Nightreign
O novo jogo trás chefes de jogos anteriores, e 8 personagens diferentes para jogar!
Após o estrondoso sucesso de Elden Ring, que superou as vendas somadas de toda a série Dark Souls, a FromSoftware decidiu expandir ainda mais esse universo com o anúncio do spin-off Elden Ring: Nightreign. Segundo informações exclusivas do site PCGamer, que foi o único portal a ter acesso antecipado ao jogo, esta nova adição promete explorar territórios ainda mais sombrios e misteriosos do mundo criado originalmente por Hidetaka Miyazaki.
Nightreign se passa em uma era anterior à história do Elden Ring original, mergulhando os jogadores em uma nova narrativa, contando um pouco mais sobre o universo do jogo original. O jogo traz uma nova protagonista, uma caçadora amaldiçoada que deve trilhar seu caminho através de vastas paisagens, repletas de segredos ocultos e desafios implacáveis.
Além disso um teste beta está previsto para fevereiro de 2025, você pode realizar o registro a partir do dia 10 de janeiro clicando aqui! Lembrando que o teste é somente para PS5 e Xbox Series S | X!
E quanto a jogabilidade?
Confira o novo trailer e não perca a oportunidade de jogar o network test!
Em termos de mecânicas, Elden Ring: Nightreign introduzirá alguns personagens determinados para o jogador controlar. Esses podem ganhar upgrades através de conseguir juntar pontos que podem ser trocados na área que funciona como um “hub” do jogo, assim como a Round Table do jogo original. Cada personagem contará com habilidades próprias e características próprias, e o level será simplificado.
O jogo funciona similar a um battle royale, em que o objetivo é chegar ao centro e sobreviver a partida. Toda vez que o jogador iniciar uma partida, você terá que sobreviver três noites e derrotar o chefe em cada uma das noites.
O objetivo é simples, sobreviver a chuva que vai diminuindo a área do jogo enquanto o dia do jogo vai acabando. Através de matar inimigos, ganhar experiência e equipamentos e avançar entre graças até enfrentar o chefe final em uma arena especial.
O jogo contará com um movimento mais fácil e rápido para tornar mais rápido a ação, e também o sistema de upgrades persistentes que podem ser adquiridos com os pontos que são acumulados de uma partida para a outra.
Outro tipo de ponto para cosméticos também será acumulado, que poderá ser usado para adquirir skins. Todo o conteúdo do jogo será disponibilizado sem requerer compras adicionais, e ainda foi declarado que o jogo custará próximo do preço da DLC Shadow of the Erdtree que atualmente custa R$ 154,00 na Steam.
FromSoftware e seus tesouros
Armored Core VI, Sekiro e Demon's Souls (2020)
Antes mesmo do grande sucesso de Dark Souls uma franquia bem conhecida e amada pelo público nicho era Armored Core que foca em customização de robos gigantes com o objetivo de conquistar diversas missões.
O último jogo da FromSoftware foi Armored Core VI: Fire of Rubricon que além de manter os elementos clássicos dos Armored Core, como as customizações, agora trouxe elementos de souls-like para a série, deixando ela mais desafiadora e exigindo mais exploração de diversas opções para o jogador.
Além disso, Demon’s Souls Remake e Bloodborne são dois outros jogos que apesar de não fazerem parte da franquia principal, servem como jogos suporte, que usam muito dos conceitos parecidos. Demon’’s Souls foi o jogo que deu a origem ao conceito moderno da FromSoftware de jogos souls-like, mas a origem se deu através de jogos muito mais antigos, como King’s Field um dos primeiros RPGs dungeon crawlers da empresa que traz muito do conceito de dungeon & dragons pela lente da empresa.
Outro grande sucesso foi Sekiro: Shadows Die Twice que inclusive recebeu o prêmio de GOTY em 2019. Esse jogo usou novamente conceitos dos jogos anteriores, mas inovou e recriou as ideias Tenchu de forma similar como Demon’s Souls faz referências ao King’s Field. Todos os jogos foram grandes sucessos e são amados por uma grande parte dos fãs.
Os jogos da FromSoftware, acabaram atingindo um status de jogos exigentes e difícieis, mas que trazem qualidade e conteúdo para o seu público, o que leva a um grande interesse dos jogadores, até aqueles mais casuais. Devido a natureza não linear da narrativa em diversos jogos, também levam a grande discussão online, e uma grande comunidade de modificações, que trazem todo o tipo de mudança em todos os jogos da empresa.
Querem saber mais sobre os jogos dessa incrível desenvolvedora? Leia esse artigo sobre como o Demon’s Souls Remake gerou uma grande comoção na internet durante seu lançamento clicando aqui!