O Game & Watch é uma série de portáteis que foram a fundamentação para diversos videogames modernos como o Game Boy e o próprio DS. A ideia por trás dele veio de Gunpei Yokoi, Um funcionário da Nintendo, que entrou para empresa desde seus primórdios, na manutenção das máquinas que produziam as cartas hanafuda.
Segundo o artigo da Escapist Magazine, após a queda do mercado de cartas, Hiroshi Yamauchi, presidente da Nintendo, resolveu diversificar a empresa em diferentes investimentos, porém nenhum teve um grande resultado.
Após o investimento em linhas de brinquedos, e com a chegada do natal, era uma ótima oportunidade para um novo lançamento. Yamauchi chamou Gunpei Yokoi, que era engenheiro elétrico formado, e pediu para inventar alguma coisa que pudesse ser usada como brinquedo.
Com isso surgiu o Ultra Hand, um simples brinquedo de uma garra retrátil, que ao acionar um botão, se estica e agarra objetos. O simples brinquedo foi um grande sucesso naquele natal de 1966, vendendo 1,2 milhões de unidades. Com isso Yokoi foi transferido para o grupo de pesquisa e desenvolvimento da Nintendo e sua história com videogames começou.
O desenvolvimento do Game & Watch
Segundo Nomad Reviews, Yokoi chegou na ideia de criar o Game & Watch a partir de uma viagem de volta no trem bala para sua casa, quando viu um outro passageiro que brincava com uma calculadora de bolso LCD. Com isso, o objetivo do Game & Watch era usar a tecnologia barata que existia na época de uma forma inteligente para criação de produtos interessantes.
O primeiro jogo lançado em 1980 foi o Ball (depois renomeado para Toss-Up na versão americana). Esse primeiro jogo é um simples jogo de malabarismo com duas ou três bolas,dependendo da opção escolhida, que vai aumentando a velocidade conforme você vai ganhando mais pontos.Ele possui somente dois botões para controle do personagem, esquerda e direita, para três posições pré definidas das mãos do personagem.
Segundo o texto traduzidos do livro autobiográfico Yokoi Gunpei Game House , que pode ser acessado em shmuplations, Yokoi comenta sobre a criação do Game & Watch:
“Eu tinha zero intenção em fazer Game & Watch em uma série. Eu não pensei em nada além do que eu estava criando naquele momento, o Ball. Entretanto, o Presidente (Hiroshi Yamauchi) me falou 'Se você vai fazer isso, então quero que me dê mais duas ou três ideias diferentes para jogos'. Só criar o Ball já tinha sido difícil o suficiente, então eu só rapidamente pensei em um jogo no estilo de whack a mole para satisfazer esse pedido.”
Ele ainda comenta que o sucesso dos três primeiros foi tão grande que foi pedido do presidente para que criasse “ Mais três ou quatro jogos!” e dessa forma que a série acaba sendo estabelecida.
Donkey Kong e os jogos de duas telas
Após as primeiras versões e séries, foram criados diversos Game & Watch com características diferentes: em 1981 a série de jogos widescreen, com a tela maior que os originais; em 1982 a série vertical multi-screen que possui duas telas e a horizontal multi-screen em 1983. Existiram também outras versões, uma de mesa, em que imitavam os arcades, e uma versão com o nome de panorâmica que usava um espelho para ter criar uma sensação de tela maior.
O diferencial para o sucesso da versão Game & Watch de Donkey Kong de 1982 segundo Yokoi:
“O que eu não percebi na época, entretanto, é que dividindo a tela em dois, nós acidentalmente criamos mais um efeito sinérgico. A interação com as duas telas em Donkey Kong era realmente muito simplista. E de alguma forma, o simples ato de dividir a tela serviu para fazer o jogo ser 10 ou 20 vezes mais fascinante para os jogadores.”
É importante também citar, que para o criador, o jogo melhor era o seu anterior, o Oil Panic do mesmo ano, lançado apenas 2 meses antes. Para Yokoi a ideia de ter criado um jogo complexo que usava as duas telas ao mesmo tempo foi a diferença.
Porém, ele entende que o sucesso do Donkey Kong ser maior está atrelado também a uma das criações mais importantes dele: o Directional Pad, sendo Donkey Kong o primeiro a fazer uso de botões direcionais em cruz, que facilitam a movimentação de personagens em cenários 2D.
O último Game & Watch foi lançado em 1991, completando 11 anos. O fim dos lançamentos de portáteis ocorreu pela substituição pelo Game Boy, o grande sucesso da Nintendo lançado em 1989. Após isso, apenas alguns relançamentos e versões comemorativas foram criadas. Terminaram por vender cerca de 43.3 milhões ao redor do mundo, segundo a entrevista com o antigo presidente da Nintendo Satoru Iwata.
Game & Watch : Super Mario Bros. & The Legend of Zelda
O último caso de lançamento de Game & Watch, além de versões licenciadas posteriormente após o encerramento de produções foram essas duas versões comemorativas: Game & Watch: Super Mario Bros. e The Legend of Zelda.
O primeiro, lançado em 2020, foi criado para comemorar os 35 anos do lançamento do primeiro jogo do Super Mario Bros. Esse portátil comemorativo possui 3 jogos: o Ball original, só que usando os personagens Mario/Luigi, O primeiro Super Mario Bros. e o segundo, também conhecido como Super Mario Bros.: Lost Levels no ocidente.
Além disso, em 2021, comemorando 35 anos de The Legend of Zelda, a Nintendo lançou outro Game & Watch, dessa vez da Zelda. Nesse caso, inclui três jogos além do Vermin, jogo original de um dos Game & Watch, com a diferença de que o personagem principal é o Link. Além disso, esse portátil colecionável inclui o The Legend of Zelda original, o Zelda II: The Adventure of Link e The Legend of Zelda: Link’s Awakening.
A série Game & Watch não ganha nenhuma versão especial já faz alguns três anos, porém com o aniversário de 30th da franquia Donkey Kong Country seria uma ótima oportunidade para um novo console incluindo a trilogia original e o jogo do Donkey Kong de arcade! Quer saber mais sobre outro console pouco conhecido da Nintendo? Leia mais sobre o Color TV Game clicando aqui!