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Histórico Xbox Parte 1 : O nascimento da marca, Halo e Xbox 360 (2001 - 2013)

Em 2024 são 23 anos de Xbox, mas como foi a conturbada história de criação do primeiro console da marca?

Fábio Celestino

Fábio Celestino

Histórico Xbox Parte 1 : O nascimento da marca, Halo e Xbox 360 (2001 - 2013)

No ano de 2021, a Microsoft, comemorando 20 anos do lançamento do primeiro Xbox, desenvolveu o documentário “Power On: The Story of Xbox”  através da empresa TEN100 e nesse artigo vamos trazer os principais pontos, e alguns fatos que não foram discutidos. Caso tenha interesse em assisti-lo, clique aqui!

O documentário, entretanto, não será a única fonte de informações, pois não inclui o que aconteceu nos últimos três anos, que foram uma grande montanha russa, devido ao crescimento enorme nos anos de COVID-19, como demonstra o aumento de pessoas assistindo lives na plataforma twitch, no artigo de Nielsen.

Além disso, os grandes cortes ocorridos no final de 2023 e durante 2024 demonstram uma grande deflação do mercado, principalmente afetando grandes estúdios e marcas, como a Playstation e Xbox, como explica segundo o portal Mashable

Diversas outras empresas do setor também passaram por grandes cortes de custos, e a própria Nintendo, com cortes muito menos significativos numa reestruturação da parte de testes, segundo Kotatu.

Apesar de tudo isso, a história do Xbox nasce muito antes, no começo dos anos 2000 quando a Sony e Playstation anunciam o Playstation 2 o novo “media center” para sala.

DirectX, disputas internas e o primeiro console da Microsoft

Até o começo dos anos 2000, a Microsoft era uma estabelecida empresa de software, e em grande parte essa era a filosofia da empresa para se manter forte em um mercado próprio, no qual dominava, tanto na parte de consumidores como negócios com as ferramentas como Office.

⁠Além disso, o mercado de games não era ignorado. A Microsoft publicou jogos como Age of Empires e Flight Simulator 98 que foram grandes sucessos. Porém, com a chegada de uma equipe de novatos focada em criar ferramentas para desenvolvimento de games conhecida como DirectX, surgiu um movimento interno para o desenvolvimento de um próprio console.

À esquerda a capa do jogo Age of Empires, ao centro a capa do jogo Flight Simulator e à direita o logo do DirectX

Age of Empires, Microsoft Flight Simulator foram dois jogos que popularizaram o DirectX

O que sustentou esse ponto foi o anúncio da Sony: Playstation 2 seria um “centro de mídia” para a sala, e sua jogada de marketing era falar que não seria necessário mais um computador na sua casa. A Microsoft levou isso como uma ameaça ao seu ecossistema computacional, e começou a preparar alternativas para lidar com o que poderia ser um oponente formidável.

Foi nesse momento que os desenvolvedores do DirectX, viram a oportunidade de testar as águas com um computador que rodasse uma versão simplificada do windows, capaz de compreender as instruções do DirectX, e que fosse muito mais fácil para os desenvolvedores de jogos, parafraseando Ed Fries e Phil Spencer.

Porém a equipe DirectX não era a única que queria criar seu próprio console: a divisão do Windows CE já tinha experiência com o Sega Dreamcast e Panasonic 3DO, e apostavam em sua própria proposta: Um console que usasse o Windows CE, seguindo o que já sabiam fazer, nada de novo, nada revolucionário.

Bill Gates, resolveu colocar ambas as empresas em um embate. Os slides do Windows CE pareciam promissores devido a segurança do projeto que passava, porém isso não se sustentou quando a equipe DirectX trouxe seu protótipo codinome Xbox. ainda era pedaços de computadores antigos soldados, com um cronômetro para indicar quando ia ligar, rodando um emulador de Playstation 1.

O que mais fascinou Gates, foi o fato de sua inicialização ser extremamente rápida para a época, em que computadores podiam levar alguns minutos para ligar. “Algo em torno de 3 a quatro segundos” Segundo Seamus Blackley, um dos desenvolvedores do DirectX. Com isso, estava definido: O Xbox seria o competidor da Playstation. Porém, as coisas não seriam fáceis.

O maior problema que gerou grande conflito -que ficou conhecido como “O massacre do dia dos namorados” - foi a reunião em que a equipe apresentou que o Xbox não poderia rodar o Windows, pelo simples fato que comprometeria o desempenho do console.

Tudo parecia perdido no final dessa reunião, porém em alguns segundos, Bill Gates para e fala “nós deveríamos fazer isso” e em cinco minutos, Xbox deixou de ser um sonho e virou realidade. A partir deste momento, o desenvolvimento começa. Em cerca de 2 anos era necessário encontrar parceiros de hardware e software para desenvolvimento do console e de jogos. 

Uma marca histórica foi o evento de anúncio do Xbox, evento no qual o protótipo do videogame era um grande X feito de alumínio e que mal cabia o hardware dentro. Além disso, a apresentação do console foi feita com Bill Gates e o então famoso lutador do WWE e atual ator Dwayne “The Rock” Johnson.

Protótipo do Xbox, feito de alumínio à esquerda, Bill Gates sorrindo à direita, e atrás dele uma televisão com uma imagem de uma demonstração do poder do console

Bill Gates ao lado da demonstração do Xbox, até então na sua versão protótipo em formato de X. Fonte

Foi nesse ponto que os desenvolvedores apostaram em duas características que fariam o Xbox se destacar imensamente: uma porta Ethernet e um disco rígido. A utilização foi importante para a possibilidades novas de jogos em rede, permitindo diversos consoles se conectarem fisicamente, e posteriormente para as primeiras versões de jogos online através dos serviços de Xbox LIVE, com um custo adicional, e suporte a uso de headset para comunicação.

Xbox lançou com alguns jogos como Project Gothan Racing e o clássico Halo: Combat Evolved que definiu a fanbase do jogo. O Halo sofreu diversos problemas até seu lançamento, devido a falta de experiência da desenvolvedora Bungie com jogos dessa escala, mas seu sucesso foi tão grande que levou a Halo II. Ambos foram os pilares para o desenvolvimento do futuro: Xbox 360.

Xbox 360: Central de entretenimento e os anéis da morte!

Um Xbox 360 tendo o erro conhecido como

O maior medo inevitável de todos os donos dos Xbox 360: "The Three Rings of Death"

Em 2005, apenas 4 anos depois do lançamento do Xbox original a Microsoft resolveu que não iria esperar pelos competidores e assim anunciou a sétima geração de consoles com o seu  Xbox 360. 

No caso, o console possuía um processador distinto do anterior, usando PowerPC. O console foi anunciado com o preço de 399 ou 299 dólares,dependendo da versão. Na frente da competição, o futuro do projeto parecia estar em uma posição extremamente promissora. 

O seu direto competidor, Playstation 3, foi anunciado por um preço muito maior: 499 que levou a uma grande perda de mercado para o Xbox no seu lançamento, comparado com o sucesso do console anterior.

Por último, a Nintendo lançou o seu Wii, que apesar da sua popularidade, não entrava em competição direta com o Xbox devido a performance baixa, apesar do seu preço muito menor e variedade de jogos. O público gamer continuava focando no Xbox 360.

Porém muito acabou acontecendo no ano seguinte: Os erros de superaquecimento, também conhecido como “Ring of Death” e posteriormente “Three Rings of Death”. Devido a forma que o console foi desenvolvido.

Por conta do seu design customizado da própria Microsoft, a plataforma sofria de um problema em que quando repetidamente aquecido e resfriado, ocasionava eventualmente um desgaste do próprio processador, levando ao mal funcionamento do aparelho.

Pelo fato desse problema afetar todos os consoles, a Microsoft teve que fazer um investimento de 1 bilhão de dólares para poder trocar o Xbox de todos os consumidores, corrigindo o problema. As versões atualizadas do console não sofriam mais com esse problema.

Kinect e o grandioso sucesso

Xbox 360, com um Kinect à esquerda, A capa do jogo Kinect: Adventures e imagens do jogo à direita

Kinect Advetures! é simplesmente o jogo mais vendido de Xbox 360, e foi a base para a recuperação financeira da marca

Buscando uma nova forma de revitalizar o cenário do Xbox, e recuperar o dinheiro perdido com o problema de superaquecimento, o novo presidente do setor que trabalhava com o Xbox 360, Don Mattrick começou a criar esforços para conquistar o público da Nintendo.

O Xbox 360 já possuía todo tipo de tecnologia que os competidores estavam tentando estabelecer: Possuía ótimos jogos com boa performance, tanto criados pelos estúdios grandes, quanto independentes; contava com um centro de multimídia robusta e foi a base para popularização do Netflix; e era possível escutar música, ver vídeos e imagens, além de chamadas de áudio e vídeo.

Mas, para ser possível encontrar esse público casual, era necessário um acessório que mudasse a posição do Xbox no mercado. Esse foi Kinect, o sensor de movimento que usava raios infravermelhos, desenvolvido pelo brasileiro Alex Kipman. Os jogos criados para a plataforma, em especial o Kinect Adventures que foi o jogo mais vendido do Xbox 360, foi o que faltava para completar o sucesso do console.

Em 2013, tudo parecia muito bem para a Xbox, até decidirem anunciar o seu novo console, o Xbox One, que buscava não somente ser um console, mas também o principal aparelho de multimídia para a sala dos seus consumidores.

Porém, a Sony estava muito mais bem preparada para a nova investida da Microsoft, que infelizmente não enxergou o que seu público queria: Mais jogos.Mas esse não foi o fim da história! Leia a parte dois clicando aqui!

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