No ano de 2021, a Microsoft, comemorando 20 anos do lançamento do primeiro Xbox, desenvolveu o documentário “Power On: The Story of Xbox” através da empresa TEN100 e nesse artigo vamos trazer os principais pontos, e alguns fatos que não foram discutidos. Caso tenha interesse em assisti-lo, clique aqui!
O documentário, entretanto, não será a única fonte de informações, pois não inclui o que aconteceu nos últimos três anos, que foram uma grande montanha russa, devido ao crescimento enorme nos anos de COVID-19, como demonstra o aumento de pessoas assistindo lives na plataforma twitch, no artigo de Nielsen.
Além disso, os grandes cortes ocorridos no final de 2023 e durante 2024 demonstram uma grande deflação do mercado, principalmente afetando grandes estúdios e marcas, como a Playstation e Xbox, como explica segundo o portal Mashable.
Diversas outras empresas do setor também passaram por grandes cortes de custos, e a própria Nintendo, com cortes muito menos significativos numa reestruturação da parte de testes, segundo Kotatu.
Apesar de tudo isso, a história do Xbox nasce muito antes, no começo dos anos 2000 quando a Sony e Playstation anunciam o Playstation 2 o novo “media center” para sala.
DirectX, disputas internas e o primeiro console da Microsoft
Até o começo dos anos 2000, a Microsoft era uma estabelecida empresa de software, e em grande parte essa era a filosofia da empresa para se manter forte em um mercado próprio, no qual dominava, tanto na parte de consumidores como negócios com as ferramentas como Office.
Além disso, o mercado de games não era ignorado. A Microsoft publicou jogos como Age of Empires e Flight Simulator 98 que foram grandes sucessos. Porém, com a chegada de uma equipe de novatos focada em criar ferramentas para desenvolvimento de games conhecida como DirectX, surgiu um movimento interno para o desenvolvimento de um próprio console.
O que sustentou esse ponto foi o anúncio da Sony: Playstation 2 seria um “centro de mídia” para a sala, e sua jogada de marketing era falar que não seria necessário mais um computador na sua casa. A Microsoft levou isso como uma ameaça ao seu ecossistema computacional, e começou a preparar alternativas para lidar com o que poderia ser um oponente formidável.
Foi nesse momento que os desenvolvedores do DirectX, viram a oportunidade de testar as águas com um computador que rodasse uma versão simplificada do windows, capaz de compreender as instruções do DirectX, e que fosse muito mais fácil para os desenvolvedores de jogos, parafraseando Ed Fries e Phil Spencer.
Porém a equipe DirectX não era a única que queria criar seu próprio console: a divisão do Windows CE já tinha experiência com o Sega Dreamcast e Panasonic 3DO, e apostavam em sua própria proposta: Um console que usasse o Windows CE, seguindo o que já sabiam fazer, nada de novo, nada revolucionário.
Bill Gates, resolveu colocar ambas as empresas em um embate. Os slides do Windows CE pareciam promissores devido a segurança do projeto que passava, porém isso não se sustentou quando a equipe DirectX trouxe seu protótipo codinome Xbox. ainda era pedaços de computadores antigos soldados, com um cronômetro para indicar quando ia ligar, rodando um emulador de Playstation 1.
O que mais fascinou Gates, foi o fato de sua inicialização ser extremamente rápida para a época, em que computadores podiam levar alguns minutos para ligar. “Algo em torno de 3 a quatro segundos” Segundo Seamus Blackley, um dos desenvolvedores do DirectX. Com isso, estava definido: O Xbox seria o competidor da Playstation. Porém, as coisas não seriam fáceis.
O maior problema que gerou grande conflito -que ficou conhecido como “O massacre do dia dos namorados” - foi a reunião em que a equipe apresentou que o Xbox não poderia rodar o Windows, pelo simples fato que comprometeria o desempenho do console.
Tudo parecia perdido no final dessa reunião, porém em alguns segundos, Bill Gates para e fala “nós deveríamos fazer isso” e em cinco minutos, Xbox deixou de ser um sonho e virou realidade. A partir deste momento, o desenvolvimento começa. Em cerca de 2 anos era necessário encontrar parceiros de hardware e software para desenvolvimento do console e de jogos.
Uma marca histórica foi o evento de anúncio do Xbox, evento no qual o protótipo do videogame era um grande X feito de alumínio e que mal cabia o hardware dentro. Além disso, a apresentação do console foi feita com Bill Gates e o então famoso lutador do WWE e atual ator Dwayne “The Rock” Johnson.
Foi nesse ponto que os desenvolvedores apostaram em duas características que fariam o Xbox se destacar imensamente: uma porta Ethernet e um disco rígido. A utilização foi importante para a possibilidades novas de jogos em rede, permitindo diversos consoles se conectarem fisicamente, e posteriormente para as primeiras versões de jogos online através dos serviços de Xbox LIVE, com um custo adicional, e suporte a uso de headset para comunicação.
Xbox lançou com alguns jogos como Project Gothan Racing e o clássico Halo: Combat Evolved que definiu a fanbase do jogo. O Halo sofreu diversos problemas até seu lançamento, devido a falta de experiência da desenvolvedora Bungie com jogos dessa escala, mas seu sucesso foi tão grande que levou a Halo II. Ambos foram os pilares para o desenvolvimento do futuro: Xbox 360.
Xbox 360: Central de entretenimento e os anéis da morte!
Em 2005, apenas 4 anos depois do lançamento do Xbox original a Microsoft resolveu que não iria esperar pelos competidores e assim anunciou a sétima geração de consoles com o seu Xbox 360.
No caso, o console possuía um processador distinto do anterior, usando PowerPC. O console foi anunciado com o preço de 399 ou 299 dólares,dependendo da versão. Na frente da competição, o futuro do projeto parecia estar em uma posição extremamente promissora.
O seu direto competidor, Playstation 3, foi anunciado por um preço muito maior: 499 que levou a uma grande perda de mercado para o Xbox no seu lançamento, comparado com o sucesso do console anterior.
Por último, a Nintendo lançou o seu Wii, que apesar da sua popularidade, não entrava em competição direta com o Xbox devido a performance baixa, apesar do seu preço muito menor e variedade de jogos. O público gamer continuava focando no Xbox 360.
Porém muito acabou acontecendo no ano seguinte: Os erros de superaquecimento, também conhecido como “Ring of Death” e posteriormente “Three Rings of Death”. Devido a forma que o console foi desenvolvido.
Por conta do seu design customizado da própria Microsoft, a plataforma sofria de um problema em que quando repetidamente aquecido e resfriado, ocasionava eventualmente um desgaste do próprio processador, levando ao mal funcionamento do aparelho.
Pelo fato desse problema afetar todos os consoles, a Microsoft teve que fazer um investimento de 1 bilhão de dólares para poder trocar o Xbox de todos os consumidores, corrigindo o problema. As versões atualizadas do console não sofriam mais com esse problema.
Kinect e o grandioso sucesso
Buscando uma nova forma de revitalizar o cenário do Xbox, e recuperar o dinheiro perdido com o problema de superaquecimento, o novo presidente do setor que trabalhava com o Xbox 360, Don Mattrick começou a criar esforços para conquistar o público da Nintendo.
O Xbox 360 já possuía todo tipo de tecnologia que os competidores estavam tentando estabelecer: Possuía ótimos jogos com boa performance, tanto criados pelos estúdios grandes, quanto independentes; contava com um centro de multimídia robusta e foi a base para popularização do Netflix; e era possível escutar música, ver vídeos e imagens, além de chamadas de áudio e vídeo.
Mas, para ser possível encontrar esse público casual, era necessário um acessório que mudasse a posição do Xbox no mercado. Esse foi Kinect, o sensor de movimento que usava raios infravermelhos, desenvolvido pelo brasileiro Alex Kipman. Os jogos criados para a plataforma, em especial o Kinect Adventures que foi o jogo mais vendido do Xbox 360, foi o que faltava para completar o sucesso do console.
Em 2013, tudo parecia muito bem para a Xbox, até decidirem anunciar o seu novo console, o Xbox One, que buscava não somente ser um console, mas também o principal aparelho de multimídia para a sala dos seus consumidores.
Porém, a Sony estava muito mais bem preparada para a nova investida da Microsoft, que infelizmente não enxergou o que seu público queria: Mais jogos.Mas esse não foi o fim da história! Leia a parte dois clicando aqui!