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Hytale: Riot Games cancela jogo depois de 10 anos

O jogo não tinha data de lançamento, e era uma derivação de um servidor de Minecraft com uma maior facilidade para customização de conteúdo

Fábio Celestino

Fábio Celestino

Imagem de fundo do produto Hytale: Riot Games cancela jogo depois de 10 anosImagem de fundo do produto Hytale: Riot Games cancela jogo depois de 10 anos

Hytale, o jogo do estúdio Hypixel foi oficialmente cancelado no dia 23 de junho desse ano. Em geral, após a avaliação de que o jogo não estava próximo da conclusão após 10 anos de desenvolvimento, tanto o jogo quando o estúdio estarão fechando. O projeto basicamente foi criado por um grupo dono de um servidor de Minecraft que devido as regras impostas sobre microtransações, resolveu criar seu próprio jogo.

O novo jogo era no mesmo formato de "quadrados, ou em grid" como o Minecraft e apostava em ser uma plataforma para criadores de mapas, conteúdos customizados, de forma similar como o servidor deles funcionava ou como o Roblox atualmente funciona.

Entrada da Riot Games, 10 anos de desenvolvimento e carta de despedida

O estúdio independente foi comprado pela Riot Games em 2020, após vários investimentos milionários na empresa.

O jogo transparecia uma clara inspiração no Minecraft com grandes similaridades na jogabilidade e no funcionamento básico. Em geral, o objetivo era criar uma plataforma ainda mais customizável para os criadores de mapas, servidores e conteúdo adicional, assim como Roblox realiza atualmente, onde o maior limite é a criatividade do criador.

O primeiro trailer foi mostrado em 2019, sendo basicamente uma demonstração visual com algumas demonstrações curtas de jogabilidade. O escopo do jogo parecia se comparar ao Minecraft atual, com dungeons, construção, servidores de comunidade, minigames e uma grande plataforma de customização. Em geral o projeto era extremamente ambicioso, e numa escala muito grande.

Imagem mostrando três personagens de Hytale

Imagem mostrando uma fazenda e um coelho de Hytale
Imagem mostrando 2 personagens de Hytale

O jogo parecia promissor, mas com certas dificuldades de se separar do que Minecraft e Roblox já fazem com certa maestria e com um público estável

No dia 23 de julho, foi oficialmente divulgada uma carta no blog oficial do jogo com o seguinte texto:

Uma atualização díficil sobre Hytale

Olá à todos,

⁠Hoje eu compartilhei uma das mais duras notícias com a equipe do Hypixel Studio: Nós estamos encerrando o desenvolvimento de Hytale e começando o processo de cessar as atividades do Hypixel Studios nos próximos meses.

⁠Isso não é um resultado que nenhum de nós - seja no Hypixel ou na Riot- queríamos. Mas depois de anos encarando de frente, adaptadno e explorando todos os caminhos possíveis, ficou claro que não conseguiriamos trazer Hytale à vida em um jeito que realmente entregaria sua promessa.

⁠Desenvolvimento de jogos é brutalmente difícil - especialmente quando você está tentando criar algo original que conversa para uma criativa e a apaixonada comunidade. Com o tempo, as nossas visões evoluíram e o gênero amadureceu ao nossa volta, e assim o objetivo continuava a aumentar. Nossas ambições técnicas se tornaram mais complexas, e mesmo depois de uma grande recriação da engine do jogo, o time descobriu que Hytale ainda estava longe de onde precisava estar. Então ficou claro que nós precisaríamos de muito mais tempo para chegarmos em um lugar em que pudesse suportar a visão ambiciosa para o jogo.

⁠Nós pensamos em diminuir o escopo, ajustar o cronograma, encontrar novos ângulos para continuar seguindo em frente. Mas cada uma dessas opções significava que teriamos que comprometer o que fazia Hytale especial em primeiro lugar. Isso não teria sid oo jogo que nós queriamos fazer. E não seria o jogo que vocês merecem.

⁠É uma decisão dolorosa. Nós ainda acreditamos em Hytale. Nós acreditamos na equipe, e estamos para sempre gratos para cada membro, passado ou presente, que colocaram o seu amor no jogo. Nós estamos incrivelmente orgulhosos do que a equipe fez: Os mundos que imaginamos, os riscos que tomamos, e o coração que colocamos nesse projeto. Nada disso pode ser retirado. E para clarificar- isso não afeta o servidor Hypixel no Minecraft. Ele funciona separadamente do Hypixel Studios e continuará a operar normalmente.

⁠Nós estamos profundamente gratos a Riot - não somente pelos anos de suporte e as oportunidades que nos deram, mas pelo carinho que eles mostraram a nossa equipe durante essa mudança. Eles nos deram suporte para levar ao mundo e ver se tinham investidores ou compradores que poderiam continuar a ajudar a carregar o Hytale para frente. E agora, que começamos a cessar as atividades, eles estão garantindo que nossa equipe tenha suporte com uma divisão generosa e recursos para ajudar eles a encontrar o próximos passo. Não só de forma atenciosa - mas humana. E mostra o esforço genuíno de tomar cuidado com as pessoas responsáveis pelo trabalho.

⁠Para nossa comunidade: Obrigado. A sua crença em Hytale continuou nos fazendo persistir pelo fácil e difícil. Sua energia, criatividade e suporte nos inspiraram a fazer nosso melhor trabalho de nossas vidas. Mesmo que não seremos os que traremos esse jogo no mundo, ainda acreditamos que o que ele significava e o o incrível potencial desse gênero.

⁠Mesmo que estamos fechando esse capítulo, o espírito de Hytale e tudo que nós acreditávamos que poderia ser continuará com nós. Nós estamos orgulhosos do que construímos e vamos carregar esses aprendizados a nossa frente para tudo o que vier.

⁠Com amor e gratidão,
⁠Noxy,
⁠Co-fundador, Hypixel Studios

Adeus a Hytale e Hypixel Studios

Imagem mostrando uma cidade construida no jogo Hytale

Sua ambição e criatividade de Hytale não foi capaz de superar o tempo longo de desenvolvimento sem um lançamento de acesso antecipado ou algum produto efetivo

Devido a natureza extremamente expansiva do jogo, e uma prática extrema de lançar de forma mais complete e extensa a plataforma, além de mudanças de escopo, mudanças grandes na estrutura do jogo e uma grande ambição, acaba se tornando difícil de manter o o jogo sustentável. A prática de estúdios independentes serem adquiridos e fechados se torna natural, já que diferente de um objetivo pessoal de trazer um jogo a realidade, uma empresa busca lucros, assim como oferece investimentos, e portanto, um jogo sem um horizonte monetizável é complexo de se manter.

Imagem da notícia Demissões e fracassos: MindsEye e Split Gate 2

Demissões e fracassos: MindsEye e Split Gate 2


⁠Muito do que ocorreu com Hytale pode ser observado em diversos títulos de grande escala, em que o marketing, a ideia e a execução estão cada um em uma escala diferente. E assim como jogos inspirados em "Hero Shooters" tem se mostrado difíceis de se estabelecer, com apenas alguns atingindo grandes resultados, Hytale competiria diretamente com Roblox e Minecraft o que seria complexo para um novo jogo com um público reduzido, sendo obrigatório grandes investimentos em trazer o máximo de funções e otimizações que são esperadas nos outros jogos para Hytale já no lançamento, não tendo tempo e espaço para amadurecer num mercado tão acirrado. No final, Hytale é um infeliz exemplo de um jogo que mostra que paixão não é o suficiente para atingir resultados em um mercado amplo e complexo.

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